Logo IFRJ

Campus Nilópolis realiza o I Fórum de Mulheres do NUGEDS

O I Fórum de Mulheres do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS) do Campus Nilópolis será realizado, de forma online, nos dias 19, 20 e 21 de julho. A maior parte da programação será transmitida gratuitamente pelo canal do NUGEDS - Nilópolis no YouTube, com exceção de duas oficinas das quais poderão participar todas(os) aquelas(es) que realizarem a inscrição através de formulário.

O Fórum, projeto de extensão aprovado em edital interno de fomento à extensão (campus Nilópolis), busca criar e fortalecer espaços de diálogo e articulação política entre alunas e servidoras do IFRJ e demais organizações, coletivos e órgãos que atuam na defesa da equidade de gênero. O evento acontece no contexto de busca pela institucionalização, no IFRJ, de políticas educacionais que combatam ativamente a desigualdade de gênero e que garantam a promoção de ações educacionais que disseminem valores éticos, de irrestrito respeito à dignidade da pessoa humana, a partir da defesa dos direitos das mulheres, conforme recomenda a Lei Maria da Penha (11.340/06). 

Oficinas - A primeira das oficinas ocorrerá no dia 20 de julho, entre 18h e 20h, e é intitulada “Oficina de escrita criativa: chaves da crônica”. A atividade será ministrada pela escritora Cidinha da Silva (MG) que é escritora e editora na Kuanza Produções (www.kuanzaproducoes.com.br), publicou 19 livros que contam com 227,2 mil exemplares em circulação, entre eles: “Um Exu em Nova York” (Prêmio Biblioteca Nacional, 2019), “Os nove pentes d’África” (PNLD Literário 2020) e "# Parem de nos matar!". Cidinha da Silva tem publicações em alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano, é curadora de Almanaque Exuzilhar (Youtube), conselheira da Casa Sueli Carneiro e doutora em Difusão do Conhecimento. 

Já no dia 21 de julho, entre 16h e 18h, ocorrerá a oficina “Oficina: Agulhas & Linhas: a) Conceitos básicos e pontos de crochê; b) Frente e verso do crochê” ministrada por Sandra Regina de Sant’Ana de Carvalho, aluna egressa do curso técnico em Manutenção e Suporte de Informática (MSI) integrado ao Ensino Médio (EJA) do IFRJ Nilópolis.

Além das oficinas, o evento promoverá a transmissão de três painéis temáticos sobre “As mulheres no IFRJ” (19 de julho às 14h), “Gênero e cultura” (20 de julho às 14h) e “Gênero e trabalho” (21 de julho às 18h). No primeiro painel participará a pró-reitora de extensão do IFRJ, Ana Luisa Soares da Silva, que já atuou como gerente da Rede de Teatros Municipais (2009), Secretária Municipal de Cultura-RJ (2010-2011), coordenadora do projeto Fábrica de Espetáculos do Theatro Municipal-RJ (2011-2015) e Subsecretária Municipal de Cultura-RJ (2019). Participarão, também, Fabiana da Silva Campos Almeida, diretora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação do IFRJ Nilópolis; e Bárbara de Oliveira Santos, professora do IFRJ Volta Redonda, que recentemente participou, junto com outras servidoras e alunas, da elaboração de uma “Carta aberta de mães à comunidade do IFRJ”. 

Outras convidadas que já confirmaram sua participação no evento são: a deputada estadual Mônica Francisco, que atualmente preside a Comissão do Trabalho da ALERJ; Jaqueline Gomes de Jesus, que é coordenadora do NUGEDS NDivas Marielle Franco do IFRJ Belford Roxo, presidenta da ABEH (Associação Brasileira de Estudos da Homocultura), pesquisadora líder do ODARA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (CNPq) e agraciada em 2017 com a Medalha Chiquinha Gonzaga concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro; Giordana Moreira, produtora cultural e aluna egressa do bacharelado em Produção Cultural do IFRJ Nilópolis; Débora Ambrósia, produtora do Slam das Minas RJ; e Rafa Mon, muralista e ativista cujas obras de colorido inconfundível podem ser vistas em diversos muros e espaços públicos do Rio de Janeiro.

O evento também contará com o show “Voz Bandeira” de Marina Iris, artista que cantará acompanhada da violonista Samara Líbano, em apresentação que será transmitida após o painel de abertura do evento, às 18h, no canal NUGEDS - Nilópolis do YouTube. 

A coordenadora do projeto de extensão que culmina no “I Fórum de Mulheres do NUGEDS Nilópolis”, Roberta Cassiano, declarou que a intenção é que este seja o primeiro passo para a criação de um espaço de debate e também de luta pela implementação no IFRJ de políticas comprometidas com a equidade de gênero. “Ainda nos encontramos em estágio muito incipiente desta formulação. Como importantes instituições de ensino profissional e tecnológico do país, os institutos federais têm avançado neste sentido e no IFRJ consideramos imprescindível que isto também seja feito, sob o risco de, caso não aconteça, não conseguirmos cumprir plenamente nosso compromisso com a justiça social, a equidade, a cidadania e a ética”, afirmou.

A programação completa do evento e os formulários de inscrições nas oficinas podem ser acessados pelo link: https://linktr.ee/nugedsnilopolis.

 

Colaboração: Roberta Cassiano

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS