Campus Niterói realiza formatura de cursos FIC

Integrantes da mesa solene de pé, atrás da mesa, na frente do auditório

Agradecimentos e homenagens marcaram a noite de terça-feira (28/08) durante a cerimônia de formatura de 92 alunos dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do campus Niterói. A solenidade, realizada no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro de Niterói, contou com a presença de servidores do campus, familiares dos formandos e autoridades do município.

A mesa solene foi composta pela pró-reitora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFRJ, Alessandra Ciambarella; o subsecretário de Educação de Niterói, José Henrique Antunes; o diretor de Implantação do campus Niterói, Eudes Pereira; o diretor de Ensino do campus, José Marcelo Velloso; a coordenadora de Administração, Helena Martins; e a coordenadora de Extensão, Michelle Abraão.

A pró-reitora Alessandra Ciambarella, niteroiense e moradora da cidade, afirmou ser um orgulho ver um campus do IFRJ – instituição da qual faz parte há dez anos – ser implantado e crescendo no município. Ela agradeceu a parceria da Prefeitura de Niterói, aos servidores do campus por seu trabalho e aos alunos: “Vocês nos mostram que acertamos muito quando acordamos todo dia e entramos na nossa instituição para trabalhar e investir nas políticas institucionais que a gente vem fazendo. Vocês são a prova viva de que o investimento numa educação pública, gratuita e de qualidade dá certo. Hoje vocês saem daqui levando o nome do Instituto Federal do Rio de Janeiro e tenho certeza que a educação que receberam aqui é a melhor possível”, destacou, dizendo ainda que espera que os concluintes retornem para novos cursos.

Formandos sentados nas fileiras da plateia do teatro

Eudes Pereira, diretor de Implantação do campus, enfatizou a importância da solenidade na vida dos formandos. “Existem pessoas que fazem o curso FIC conosco e que nunca tiveram uma formatura. Para nós, é uma honra oferecer essa oportunidade. Aqui nós temos um respeito muito grande pelos cursos FIC, principalmente porque eles representam uma volta à escola, o reaprender”, explicou.

Já o subsecretário de Educação de Niterói, José Henrique Antunes, declarou que a educação pública é fundamental para uma sociedade que ainda tem tanta injustiça. “Sendo gratuita e de qualidade, é melhor ainda. A educação é a ferramenta que devemos usar para combater essa situação de injustiça e desigualdade no país”, disse.

Mais formandos sentados nas fileiras da plateia do teatro

Participaram da formatura as turmas de “Assistente de Administração em Organização e Métodos” (manhã e tarde), “Desenvolvimento Web”, “Espanhol Intermediário para Negócios”, “Gestão de Projetos Ambientais”, “Inglês Básico para Atendimento no Setor de Serviços”, “Marketing Digital”, “Prototipação Eletrônica com Arduino” e “Rede de Computadores”.

Lucas Andrade, aluno concluinte da turma vespertina do curso “Assistente de Administração em Organização e Métodos”, destacou que muitos desafios ainda esperam os formandos. “Temos ainda muito a conquistar. Este é um momento de comemorarmos juntos a nossa conquista que abre a porta da mais nova etapa da nossa vida”, concluiu.

Aluno fala ao microfone no palco do teatro
Lucas Andrade foi o orador da turma da tarde de
“Assistente de Administração em Organização e Métodos”