Campus Niterói realiza palestra ensinando como ser bolsista

A palestra “Como ser bolsista no IFRJ campus Niterói?”, realizada de forma remota, no dia 17/08, através da plataforma Google Meet, objetivou disponibilizar informações acerca dos processos seletivos internos do campus Niterói e orientar alunos e alunas sobre as oportunidades de bolsas vinculadas às atividades de ensino, pesquisa/inovação e extensão.

Nesta edição, o evento contou com dois momentos: no início, aconteceu a participação da Andrea Pereira, consultora de atendimento às instituições de ensino do CIEE, falando sobre “Novas Tendências de Recrutamento e Seleção”. Em seguida, a palestra contou com a apresentação de servidores e alunas que são bolsistas, abordando questões de editais internos em andamento no campus, os tipos de processos e etapas para seleção (carta de apresentação, currículo e entrevista).

A consultora do CIEE destacou que o evento serviu para proporcionar aos alunos do Instituto aprendizado, autoconhecimento, dedicação, disciplina e força de vontade. “Além disso, por não ser uma tarefa fácil se inserir no mercado de trabalho, os estudantes compreenderam que para se tornarem profissionais mais qualificados deverão dar continuidade no que diz respeito ao aprendizado educacional, a deter conhecimentos técnicos e comportamentais e nivelar seu equilíbrio emocional para um melhor amadurecimento”, enfatizou Andrea Pereira.

Elaine Passos, bolsista da Direção de Ensino e aluna do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do IFRJ Campus Niterói, foi uma das convidadas a dar seu depoimento durante a palestra. Ela disse que o evento foi uma ótima iniciativa que, com certeza, ajudará muitos estudantes nessa etapa tão importante e fundamental da formação. “O momento com a Andrea Pereira foi extremamente esclarecedor e rico, uma vez que ela é uma pessoa com experiência no ramo e que, com certeza, entende as questões que surgem em nós, adolescentes iniciando a fase adulta, quando trata-se de oportunidades de emprego, mercado de trabalho, etc. O segundo momento da palestra foi ainda mais especial e elucidativo para mim, já que foi conversado especificamente sobre as etapas dos processos seletivos do nosso campus de maneira muito clara, objetiva e compreensível. Acredito que a importância desse evento tenha sido justamente o preparo dos alunos e alunas para integração nas bolsas oferecidas e também incentivá-los a passarem por esse processo entendendo melhor como funciona e o que fazer”, afirmou a bolsista.

Colaboração: Kaylane Vasconcelos