Logo IFRJ

Campus Paracambi e Casa da Moeda negociam acordo para projeto de pesquisa

participantes da reunião posam para a foto em volta da mesa

Os professores do campus Paracambi André Pimenta, Douglas Ferreiras e Rafael Dutra, em conjunto com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRJ, Rodney Albuquerque, se reuniram no dia 23 de maio com os representantes da casa da moeda do Brasil Rodrigo Mascarenhas e Victor Lourenço. O objetivo do encontro foi discutir aspectos de um acordo com a instituição tricentenária, para a realização de pesquisas científicas.

De acordo com o pró-reitor Rodney Albuquerque, o projeto do campus Paracambi segue regras internacionais, sendo um exemplo claro de aplicação do que é realizado pelo campus e uma forma de fomento a projetos de mestrado e doutorado. “As técnicas têm potencial de aperfeiçoar algumas ações realizadas pela Casa da Moeda do Brasil. As discussões versam sobre os detalhes jurídicos do convênio junto à procuradoria do órgão”, explicou.

Também são integrantes do projeto os professores Renato Pereira de Freitas e Valter de Sousa Felix. Segundo Renato, as negociações deste convênio já ocorrem há algum tempo e a proposta partiu dos técnicos da Casa da Moeda. “Após uma pesquisa literária, eles encontraram trabalhos científicos de autoria do nosso grupo, assim como o meu currículo lattes e vislumbraram possibilidades de aplicar os conhecimentos gerados nesses trabalhos. Logo após uma visita técnica ao nosso campus, eles confirmaram que a expertise dos pesquisadores do grupo de pesquisa do LISCOMP (Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional) atenderia às demandas da Casa da Moeda”, contou.

O LISCOMP é um grupo de pesquisa criado nos últimos anos e possui diversas linhas de pesquisa, entre elas a análise científica de artefatos do patrimônio histórico cultural e simulação computacional. Essas linhas vêm se consolidando nos últimos anos, proporcionando a formação de jovem pesquisadores. Além disso, a equipe do Laboratório possui, hoje, colaborações cientificas com diferentes grupos de pesquisas, inclusive dentro da rede do IFRJ.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS