Campus Paracambi faz visita técnica à empresa TechnipFMC

Alunos do Ensino Médio Técnico em Mecânica e em Engenharia Mecânica do IFRJ campus Paracambi fizeram uma visita técnica, acompanhados pelo professor Aldembar Sarmento e o servidor Gabriel Temponi, à empresa TechnipFMC,  líder global nos segmentos de subsea, onshore/offshore e projetos surface, voltada para a fabricação de “árvores de natal” - equipamentos que podem pesar até quase 90 toneladas usados na extração de petróleo e gás em águas profundas. A visita ocorreu no dia 10/08 (quarta-feira).

Os alunos receberam suporte, durante toda a visita, do gerente de manufatura Paulo Sérgio. Na ocasião, foi apresentada aos alunos uma introdução de como a empresa funciona como um todo, também foi explicada a metodologia do processo que seguem sistematicamente, desde a matéria prima até o produto final. O engenheiro supervisor Wallace Silva e o coordenador Gustavo Stumpf acompanharam os alunos na oportunidade de conhecer o chão de fábrica - todos equipados com os EPIs necessários - e ver, na íntegra, a operação de máquinas, os testes feitos para verificar a qualidade das peças, entre outros processos.

Árvore de Natal é um equipamento usados na extração de
petróleo e gás em águas profundas

Durante a visita, encontraram com a aluna do campus Karolina Melo Pereira, que estagia na empresa há cerca de um ano e meio. Ela descreveu suas experiências lá e contou como ter estudado no Instituto a ajudou nesse período.

O objetivo da visita é propiciar ao aluno a vivência do mercado de trabalho e promover integração entre teoria e prática no que se refere aos conhecimentos adquiridos pelos alunos na instituição.