Campus Paracambi se destaca em evento científico

O Campus Paracambi participou da Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – XIII FEMUCTI 2023, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Paracambi através do Espaço da Ciência de Paracambi e afiliada a FECTI - da Fundação CECIERJ, com apoio do CNPq.

O evento é voltado para alunos do 1º ao 9º. Ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Técnico, EJA e Ensino Superior das redes pública e privada de ensino de todo o município de Paracambi, que apresentam os projetos desenvolvidos em suas escolas. E ainda para as instituições de ensino da região, como convidados.

alunos e professores do IFRJ posam em frente a um cartaz do evento

O objetivo da feira de ciências é popularizar a ciência, despertar a curiosidade e dinamizar o ensino, este ano explore o tema “EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: DIALOGANDO COM SABERES TRADICIONAIS” e mostre através do seu projeto a contribuição do espaço na sua formação científica.

O IFRJ/CPar ficou em 1° lugar com o projeto - Modelagem e videoanálise no loop: uma aplicação no Ensino médio. Orientado pelo professor Leandro de Oliveira Pereira, co-orientado pelo professor Rafael de Sousa Dutra e apresentado pelos alunos Danilo Soriano dos Santos e Ana Beatriz Rodrigues dos Santos de Assumpsão, bolsistas de iniciação científica  do programa Jovens Talentos Para Ciência da FAPERJ. O projeto se classificou para participar da Feira Estadual FECTI 2023.

ALUNOS POSAM EM FRENTE A UM BANNER COM O PROJETO QUE FICOU EM 3 LUGAR

E em 3° lugar com o projeto ATRAVÉS DA LENTE: A FOTOGRAFIA E O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO ENSINO DE CIÊNCIAS, orientado pela professora Andréa Gracio Coimbra  e co-orientado pela servidora Camila Ventura da Silva,  técnica de laboratório, com a colaboração do servidor Gabriel Braga Rodrigues da Silva, técnico de laboratório, e apresentado pelas alunas voluntárias Milena de Castro Marendaz, Alissa de Oliveira Macedo, Gabriella Pereira Faria.