Campus Paulo de Frontin no Festival de Cinema de Vassouras

O Campus Paulo de Frontin participou do Festival de Cinema de Vassouras, através da presença de docentes, técnicos, alunos e egressos da unidade.

No dia 25 de maio, o Núcleo de Produção Digital Silício Fluminense e o Curso de Jogos Digitais do Campus Engenheiro Paulo de Frontin participaram do Painel de Games do Festival , que aconteceu no auditório do Hotel Bliss em Vassouras e trouxe reflexões sobre o mercado de games no Brasil, os desafios do mesmo na indústria do audiovisual e também contou com a apresentação do repositório Frontin Ludens, e dos Games do Egresso Raphael Lourenço, que apresentou vários dos seus jogos, e sua especialidade em Jogos Retrô. Além de Raphael, Rian Ramos, aluno do 3º Período do Curso, que hoje está atuando junto a uma Startup formada por alunos e ex-alunos do curso, apresentou um jogo prestes a ser lançado na Steam Curset.

alunos do curso de graduação digital posam para foto

Os docentes Felipe Barros,  André Brazil e Gabriel Fernandes trouxeram para o painel, além da dinâmica do curso de Jogos Digitais, uma discussão sobre a importância da educação artística nas escolas e do consumo cultural para a valorização da produção e do profissional de games no Brasil. Participou também do painel a produtora cultural Annie Ramos, que apresentou o Núcleo de Produção Digital e da Incubadora Silício Fluminense para o público.

No dia 27,  foi realizado no Centro Cultural Cazuza, um painel de mulheres no audiovisual, mediado pela atriz Larissa Maciel, parte da programação oficial do Festival de Cinema de Vassouras. Também estiveram presente Liliana Rodriguez, jornalista, escritora e empreendedora, a atriz e dubladora Narjara Turetta, a conceituada figurinista Beth Filipeck, a produtora cultural, coordenadora de cultura do IFRJ Annie Ramos e a atriz, diretora e produtora Maytê Piragibe.

O painel apresentou um debate sobre protagonismo feminino, companheirismo feminino, entre outros assuntos. As convidadas também compartilharam sobre suas histórias e experiências no meio audiovisual.

"Foi um encontro muito especial, tive a oportunidade de compartilhar minha história e o nosso trabalho com o Silício Fluminense com elas. Para mim foi uma escola, aprendi muito com cada uma. É muito importante esses encontros para percebermos que não estamos sozinhas." Disse a Produtora Annie Ramos