Campus Pinheiral é destaque na Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Ouro no estado do Rio de Janeiro, 3º lugar na região Sudeste e 4º lugar no Brasil na categoria curso técnico concomitante. Essas foram as conquistas dos discentes do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária do campus Pinheiral, na 8° Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), realizada entre os dias 14 e 16 de setembro, no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – campus Bambuí. No dia 18 de setembro, o reitor do IFRJ, Rafael Almada, e o diretor-geral do campus Pinheiral, Marcos Fabio de Lima, parabenizaram o grupo.

Da 13ª colocação na etapa online, o desempenho da equipe na etapa de conhecimentos práticos levou o grupo ao 4º lugar na classificação geral. A equipe atribuiu os resultados ao apoio de servidores, funcionários terceirizados e à contribuição de outros cursos.

Para a orientadora da equipe, a professora Dayse Oliveira, o desempenho do grupo mostrou o potencial do estado do Rio de Janeiro na área de Agropecuária. E o estudante Fabiano Andrade complementou: “O nosso resultado mostrou a capacidade do campus Pinheiral no país”. Além da professora Dayse e do discente Fabiano, compuseram a equipe os estudantes Antônio Consetino e Pedro Bastos. Os estudantes destacaram, também, o valor da experiência para a vida profissional e acadêmica: “Foi muito legal conhecer outras realidades, pessoas e lugares”, declarou Antônio.

Na primeira fase da OBAP foram 713 equipes inscritas oriundas de todo o Brasil. Dessas, 50 foram classificadas para a etapa seguinte. Foram premiadas com medalhas as 15 melhores equipes, sendo cinco de bronze, cinco de prata e cinco de ouro. A professora Dayse anunciou que tem planos de participar da próxima edição do evento.