Logo IFRJ

Campus Rio de Janeiro recebe doação de 400 litros de álcool de cereais da cervejaria Ambev

Insumo auxiliará na produção de álcool 70%

O Grupo de Trabalho (GT) Parcerias, do Campus Rio de Janeiro, conseguiu firmar uma parceria colaborativa com a cervejaria Ambev para que o IFRJ recebesse uma doação de 400 litros de álcool de cereais, proveniente da produção de cerveja sem álcool. O insumo irá para o projeto de fabricação de álcool 70% criado pelo Instituto devido à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Vale destacar que a quantidade de álcool produzido depende diretamente da obtenção dos insumos. “Estamos comprando as matérias-primas com investimento da Reitoria, que criou um programa específico para esse projeto, e recebendo doações de empresas, como foi o caso da cervejaria Ambev. Nossa estimativa atual é de produção, nas próximas semanas, de cerca de 3.000 litros de álcool 70º INPM, divididos entre a formulação glicerinada, próprio para antissepsia da pele, e a versão não glicerinada, própria para desinfecção de superfícies”, explicou o reitor do IFRJ, Rafael Almada, que lembrou ainda que o IFRJ está aceitando doações de empresas e instituições das matérias-primas, como álcool etílico absoluto ou concentrado, glicerol, peróxido de hidrogênio, bem como aceita doações de frascos e recipientes para acondicionamento.

“Inicialmente, receberíamos uma bombona de 1.000 litros. Mas isso se tornou inviável, pois o IFRJ não dispõe de uma empilhadeira para descarregar o produto do caminhão. Esse álcool doado saiu da cervejaria, em Barra do Piraí, em transporte também custeado pela Ambev para ser entregue no Campus Rio de Janeiro. Diante do apoio, iniciativa e responsabilidade social dessa empresa, precisamos fazer nossos sinceros agradecimentos à cervejaria Ambev, em especial a algumas pessoas que foram fundamentais para a concretização desse trabalho como o Felipe Cerchiari, diretor de Inovações; Daniel Baumann, diretor do Centro de Inovações e Tecnologia; Wilson Fornazier, diretor de Processo e Qualidade; e Rony Sander, gerente da cervejaria em Barra do Piraí”, enfatizou a professora do campus Alessandra Licursi, uma das integrantes do GT Parcerias.

Também fazem parte do GT: Douglas Galhardo, Eduardo Cerqueira, Harley Martins, Reinaldo Medeiros, Simone Alves e Simone Esteves (ex-aluna).

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS