Logo IFRJ

Campus São Gonçalo doa álcool 70% para projeto “Entrando na Linha”

O projeto social “Entrando na Linha”, da comunidade da Linha, em São Gonçalo, recebeu no dia 02/06 uma doação de 36,5 litros de álcool 70° INPM glicerinado e para superfícies: foram entregues 200 frascos de 165 ml de álcool 70° INPM glicerinado para distribuição nas comunidades atendidas pelo projeto; além de duas garrafas de 1L de álcool 70° INPM glicerinado e 1,5L de álcool 70° INPM para superfícies para utilização dos membros do projeto durantes as atividades.


Fonte da imagem: Divulgação Projeto Entrando na Linha

“O projeto ‘Entrando na Linha’ atende regiões à margem das políticas de saúde do Poder Público, tratando-se, portanto, de famílias mais vulneráveis ao contágio por doenças de alta transmissibilidade, como é o caso da Covid-19. A maioria das comunidades do estado do Rio de Janeiro não apresentam boas condições sanitárias e o acesso à água tratada é escasso. Sendo assim, projetos como esse são fundamentais para reduzir o número de casos nessas regiões, pois buscam conscientizar a população sobre a pandemia e sobre as formas de prevenção através de medidas básicas de higiene”, destacou o professor Filipe Nery, coordenador da produção de álcool no Campus São Gonçalo.


Fonte: Divulgação Projeto Entrando na Linha

Juber Oliveira, fundador do projeto, fez contato com o IFRJ a partir de uma live no Instagram com o reitor Rafael Almada. Foi orientado a fazer contato com o Campus São Gonçalo, responsável pela fabricação de álcool em sua região, para se cadastrar na fila de doação. Fazendo coro à percepção do professor Filipe, Juber disse que a distribuição do kit de prevenção e orientação sobre o Coronavírus foi de extrema importância, pois a comunidade não está se prevenindo corretamente.

“Muitos moradores não tinham máscaras, nem sequer sabão. E a grande maioria também não tinha álcool 70% para higienização das mãos, devido ao alto custo desse produto neste momento de pandemia. Por isso, ao recebermos a doação dos frascos de álcool do IFRJ, nos esforçamos para fazer um kit completo de higienização e conscientização com o álcool glicerinado 70%, um pedaço de sabão, uma máscara de proteção e uma cartilha de prevenção”, contou Juber. Ainda segundo ele, o objetivo da ação foi fazer com que a comunidade pudesse perceber a importância de se comportar corretamente em relação à Covid-19, para que não sejam infectados nem infectem outras pessoas.


Fonte: Divulgação Projeto Entrando na Linha

Próximas doações – De acordo com o professor Filipe, as próximas doações do campus serão feitas para projetos sociais do município, como o Projeto “Mulheres da Parada”, da comunidade Parada São Jorge; para o Comitê de Solidariedade do Campus São Gonçalo – comitê que busca ajudar as famílias de discentes, servidores e funcionários terceirizados que estejam passando por dificuldades devido às circunstâncias da pandemia de COVID-19 –, além de postos de saúde da cidade.

O Campus São Gonçalo já produziu 873 litros de álcool 70° INPM, sendo 500 litros de álcool 70° INPM para limpeza de superfícies e 373 litros de álcool 70° INPM glicerinado para limpeza das mãos. Toda a produção foi doada para projetos sociais, abrigos de idosos, postos de saúde e hospitais de São Gonçalo e região.

Lista de instituições contempladas pelo campus:

1. Abrigo do Cristo Redentor – Acrerj – São Gonçalo

2. Lar Samaritano – São Gonçalo

3. Clínica Municipal Gonçalense – Bairro Barro Vermelho, São Gonçalo

4. Posto de saúde – Bairro Neves, São Gonçalo

5. Criaad – Niterói

6. Projeto Alcântara que queremos, São Gonçalo

7. Associação Oficina da Vida, São Gonçalo

8. Projeto abraçando Vidas, São Gonçalo

9. Centro de referência e testagem Gonçalense (IST/AIDS), São Gonçalo

10. Clínica Municipal Gonçalense – Bairro Mutondo, São Gonçalo

11. Unidade de Saúde da Família – Bairro Mutondo II, São Gonçalo

12. Unidade de Saúde da Família – Bairro Irmã Dulce, São Gonçalo

13. Unidade de Saúde da Família – Bairro Tancredo Neves, São Gonçalo

14. Unidade de Saúde da Família – Bairro Josyandra de Moura Mesquita, São Gonçalo

15. Hospital Estadual Alberto Torres, São Gonçalo

16. Hospital Municipal Luiz Palmier, São Gonçalo

17. Pólo Sanitário Washington Luiz Lopes, São Gonçalo

18. Instituição Cristã Amor ao Próximo, São Gonçalo

19. Igreja Presbiteriana de Neves, São Gonçalo

20. Associação de moradores de Neves, São Gonçalo

21. Projeto Entrando na Linha, São Gonçalo

22. Espaço de Reinserção Dandara, São Gonçalo

23. Casa de Acolhimento Infantil, São Gonçalo

24. Residência Inclusiva – Bairro Jardim Catarina, São Gonçalo

25. Centro de Acolhimento e Cidadania (CAC), São Gonçalo

26. Centro de Acolhimento e Atendimento a AIDS (CAAAIDS), São Gonçalo

27. Projeto Social Alimentar e Aquecer, São Gonçalo

28. Pronto Socorro Dr. Armando Gomes De Sá Couto, São Gonçalo

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS