Logo IFRJ

Campus São João de Meriti investe em jogos pedagógicos para Pessoas com Deficiência

O Campus São João de Meriti adquiriu jogos pedagógicos para Pessoas com Deficiência (PcD) com o objetivo de melhorar a integração comunitária e a socialização. Xadrez adaptado-inclusivo com relógio para contagem regressiva, dominó gigante em relevo Braille para baixa visão, jogo de damas adaptado em Braille e jogo da velha em relevo para PcD desembarcaram no espaço de convivência no refeitório da unidade.

A Coordenação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (CoNapne) do Campus São João de Meriti disse que os jogos acessíveis são importantes e um direito, enfatizando que todos os espaços devem ser acessíveis, permitindo a participação de todas as pessoas.

Segundo especialistas, os jogos pedagógicos e as atividades lúdicas estão ganhando cada vez mais espaço na inovação das metodologias de ensino e aperfeiçoamento dos processos de aprendizado, principalmente quando o objetivo é o desenvolvimento global do aluno. Além do aspecto cognitivo, as brincadeiras proporcionam oportunidades adequadas para o desenvolvimento humano na interação social, na expressão afetiva, na evolução da linguagem, na experimentação de possibilidades motoras, apropriação de regras sociais e imersão no universo cultural. Alguns jogos têm o propósito de auxiliar o aluno na aprendizagem e desenvolvimento do raciocínio matemático.

Abaixo os jogos disponíveis na unidade:

Jogo de xadrez adaptado-inclusivo com relógio para contagem regressiva: O xadrez auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico, incentivando habilidades de observação, reflexão, análise e tomadas de decisão. Com 32 peças para o xadrez (16 peças tem cavilha fixas na lateral para diferenciar as peças claras das escuras), todas as 32 peças apresentam cavilhas fixas abaixo de cada uma para encaixe/apoio nos orifícios do tabuleiro, e nos lados do tabuleiro apresentam as letra e números gravados no sistema Braille.

Jogo de dominó gigante em relevo Braille para baixa visão: Desenvolvido para atender pessoas com visão subnormal, o dominó gigante possui peças grandes com cores contrastantes e relevo para facilitar a visualização das mesmas. O jogo ajuda a desenvolver a atenção, memória, noções matemáticas, concentração, raciocínio, memória, percepção tátil, socialização, e inclusão de pessoas com dificuldades visuais.

Jogo de damas adaptado em Braille: Por ser um tabuleiro adaptado, pessoas com deficiência visual, cegas ou com baixa visão podem se beneficiar dessas qualidades.

Jogo da velha em relevo: Que tal a tradição do jogo da velha para o campus? Auxilia no desenvolvimento de habilidades como raciocínio, atenção, memória, percepção e resolução de problemas. Permite também analisar e desenvolver estratégias para formar a linha com três símbolos iguais na horizontal, vertical ou diagonal. Peças coloridas soltas.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS