Capes e MIR anunciam intercâmbio em Moçambique

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou, nesta segunda-feira, 4 de dezembro de 2023, a primeira seleção do programa Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul. A iniciativa oferece até 50 vagas para estudantes quilombolas, autodeclarados negros ou pardos, matriculados em licenciaturas a partir do 5° semestre e vinculados a Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas ou grupos similares. Os(As) selecionados(as) participarão de um intercâmbio de 15 dias na Universidade Pedagógica de Maputo (UP – Maputo).

As inscrições estão abertas até às 17h do dia 4 de janeiro de 2024, devendo ser realizadas por meio do Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). Esta oportunidade visa combater o racismo e promover a igualdade racial no Brasil. Antes de viajarem para Moçambique, os(as) estudantes participarão de um curso online de 40 horas sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Moçambicana. Eles(as) também devem preparar um relatório sobre as atividades realizadas na UP – Maputo, um artigo, além da participação em evento acadêmico ou um relato de experiência relacionado ao Programa.

O financiamento da viagem é de responsabilidade do MIR. Cada participante receberá valores para cobrir despesas como diárias, passagens aéreas, seguro-saúde, emissão de passaporte e visto para Moçambique. Detalhes financeiros e outras informações podem ser encontrados no Edital Conjunto nº 34/2023, disponível no Diário Oficial da União e no site da CAPES.

SOBRE O PROGRAMA
O Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul tem como objetivo fomentar a troca de conhecimentos, experiências e práticas em políticas públicas que auxiliem no combate ao racismo e na educação sobre relações étnico-raciais, por meio da cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior. A iniciativa também visa fortalecer a formação de educadores(as) na área das Relações Étnico-Raciais, contribuindo assim para a promoção da igualdade racial.

FONTE