Cerimônia de abertura do curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica em Paracambi

O IFRJ realizou a cerimônia de abertura do curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFRJ no auditório do campus Paracambi no dia 29 de julho.

A mesa do evento contou com a presença do reitor do IFRJ, professor Rafael Almada; da prefeita do município de Paracambi, Lucimar Cristina da Silva Ferreira; do diretor geral do campus Paracambi, Aldembar Andrade Sarmento; do diretor de Ensino do campus Paracambi, David Braga Pires da Silva; do diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Educação da Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Clenilson Cousa Junior; do chefe de gabinete da prefeitura de Paracambi, Flávio Ferreira; do presidente da Câmara Municipal, vereador Dário Braga; do coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, Felipe José da Silva; do presidente do CREA-RJ, Luiz Consenza, que ministrou palestra sobre os desafios da Engenharia no Brasil, mostrando a importância e o papel da entidade profissional, e do professor da PUC-Rio, Marcos Venícius Soares Pereira, que realizou a aula Magna.

A importância da oferta do novo curso do IFRJ para o desenvolvimento acadêmico, científico, social e econômico de Paracambi e para todo o Estado pautou os discursos. Estiveram presentes, além dos estudantes do Bacharelado em Engenharia Mecânica, estudantes do curso Técnico em Mecânica e Licenciatura em Matemática, bem como servidores (docentes e administrativos) de diferentes áreas do IFRJ, alunos de outras instituições e membros da comunidade externa.

O curso de Engenharia Mecânica do IFRJ - Campus Paracambi é realizado em tempo integral e tem duração de cinco anos. Durante este período, os alunos terão atividades laboratoriais e participarão de atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas aos temas do curso. O Projeto Pedagógico de Curso e a estrutura curricular do Bacharelado em Engenharia Mecânica encontram-se disponíveis para serem consultados no site do IFRJ:

Para Clenilson Sousa Junior, as atividades de ensino e extensão tem como objetivo a divulgação e a popularização do conhecimento técnico e científico. “Além disso, a construção do curso, tão desejado por todo o campus Paracambi, corrobora com a política de verticalização do ensino para a área de Mecânica, já que o campus conta com um curso técnico em Mecânica integrado ao ensino médio, e em breve serão iniciadas as atividades da Pós-Graduação na mesma área. Ações como estas de criação de novos cursos, nos mais distintos níveis e modalidades de ensino, contribuem para a política institucional de interiorização e de emancipação social por meio da educação.

Colaboração: Clenilson Souza Junior