Cerimônia de premiação da XII JIT e VII Fórum ITE

Integrantes da Mesa Solene à frente do auditório

Os três primeiros colocados em cada área de conhecimento na XII Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica (JIT) e no VII Fórum de Inovação, Tecnologia e Inovação (ITE) receberam, na segunda-feira (10/12), certificados de menção honrosa durante cerimônia realizada no auditório da Reitoria do Centro, localizada na Rua Buenos Aires.

Participaram da mesa solene o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proppi), Rodney Albuquerque; a pró-reitora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proen), Alessandra Ciambarella; a pró-reitora de Extensão (Proex), Cristiane Henriques; a diretora de Pesquisa Básica e Aplicada da Proppi, Márcia Cristina da Silva; e a diretora da Agência de Inovação da Proppi, Patrícia Silva Ferreira.

foto geral das pessoas no auditório

Rodney parabenizou todos os envolvidos na realização dos eventos, além dos vencedores das premiações. “A JIT é o principal evento científico da instituição e vocês são os melhores classificados. Alegrem-se e estejam orgulhosos! Esse é o fruto do seu trabalho e dedicação”, afirmou, ressaltando ainda a importância da educação e da pesquisa.

A diretora de Pesquisa Básica e Aplicada da Proppi, Márcia Cristina da Silva, destacou a importância dos órgãos de fomento – como Capes, Cnpq e Faperj – que contribuem com o financiamento de algumas das bolsas. E afirmou, ainda, que esses eventos são muito importantes para consolidar tudo o que é feito de pesquisa no IFRJ. “A JIT, principalmente, é um evento no qual os alunos conseguem saber um pouco sobre o que outros alunos dos demais campi estão fazendo. É um momento de interação entre os campi e de descoberta das pesquisas que estão sendo feitas. E estar entre os primeiros colocados entre os trabalhos apresentados na JIT e no Fórum ITE é algo digno de parabéns, pois houve uma quantidade enorme de trabalhos apresentados”, afirmou.

Maria Celiana e uma de suas alunas recebem o prêmio na frente do auditório
Representantes do trabalho que ficou em 1º lugar na categoria Ciências Humanas
recebem a menção honrosa

A professora e diretora-geral do campus Duque de Caxias, Maria Celiana Pinheiro, orientou o trabalho vencedor do 1º lugar da categoria Ciências Humanas, intitulado “Uma análise do impacto dos abandonos para os números de retenção no IFRJ-CDUC”. Segundo ela, conseguir a premiação é um grande reconhecimento do valor do trabalho desenvolvido. “Estamos na área de Ciências Humanas, que deveria ser a mais incentivada no Brasil, mas não é. Estamos estudando e tentando entender a retenção, buscando criar políticas institucionais para diminuir essa retenção, pois ela vai impactar na evasão – algo que não queremos que aconteça. Ver esse reconhecimento através da premiação nos traz felicidade e faz enxergar que estamos no caminho certo, pois a pesquisa tem um impacto para a instituição e para nossos alunos, que estão se formando como professores e já pensarão em si como parte importante deste processo”, explicou.

Flávia Balbino, uma das autoras do trabalho orientado por Maria Celiana, falou da importância do prêmio tanto para sua vida pessoal, quanto para a acadêmica. "Para mim foi muito importante o trabalho ter sido premiado, por que eu participo desde a sua criação. As minhas orientadoras me dão esse tipo de autonomia, de ser realmente parte do trabalho, o que contribui muito para minha formação. O trabalho em si tem um significado muito grande, pois está diretamente ligado a entender como é a trajetória formativa dos alunos, público no qual eu me incluo, tentando gerar medidas que nos auxiliem e demostrando um cuidado para com os estudantes. A premiação também foi importante por eu ser a primeira pessoa da minha família a cursar o nível superior, então cada vitória é comemorada por todos e por mim", afirmou Flávia, dizendo ainda que o IFRJ é como a sua casa e que a possibilitou realizar o desejo de ingressar no ensino superior.

Clique aqui para acessar a listagem completa dos trabalhos premiados na XII JIT e no VII Fórum ITE.

No final, a harpista Cristina Braga, o baixista Ricardo Medeiros e o baterista Joca Moraes abrilhantaram a solenidade com uma apresentação de clássicos da MPB e Bossa Nova.

Trio de músicos se apresentando
Cristina Braga Trio