Logo IFRJ

Certificação e Declaração Parcial de Proficiência do Encceja 2019

Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 que indicaram o IFRJ como instituição certificadora no ato da inscrição poderão solicitar a Certificação e Declaração Parcial de Proficiência a partir do dia 16/12/2019.

Vale ressaltar que o IFRJ não faz a junção de notas de outras instituições (estaduais, municipais ou EJAs) para expedição de certificado ou declaração. E o participante somente poderá solicitar o certificado/declaração na unidade certificadora que consta em seu Boletim de Resultados. A solicitação deverá ser feita de acordo com o estipulado para cada um dos campi, conforme especificado abaixo:  

  • Campus Belford Roxo: solicitação somente presencial. O candidato deverá dirigir-se ao campus para solicitar o certificado ou a declaração.
  • Campus Engenheiro Paulo de Frontin: solicitação presencial e online
  • Campus Resende: somente solicitação online
  • Campus São Gonçalo: solicitação presencial e online
  • Campus Volta Redonda: solicitação presencial e online

Nos campi que preveem a solicitação online, a mesma será feita nos seguintes casos:

  • Participantes aptos à certificação do Ensino Médio pelo ENCCEJA 2019 (ou anos anteriores: 2017 e 2018)
  • Participantes aptos à certificação do Ensino Médio com a junção das notas ENCCEJA 2019 + ENCCEJA 2017 e/ou 2018 OU junção ENCCEJA (2019, 2018 e/ou 2017) + ENEM (2010 a 2016)
  • Participantes que solicitarão Declaração Parcial de Proficiência

Nestes casos, o certificado não será enviado por e-mail. Apenas a solicitação será feita online. O participante deverá ir ao campus retirar o documento.

O Encceja tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

Para mais informações sobre quais os pré-requisitos e o passo-a-passo para fazer a solicitação, além da lista de endereço dos campi certificadores, acesse: https://portal.ifrj.edu.br/encceja2019 .

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO