Cineclube [Re]Considere: Diálogos sobre Educação

Fomentar a prática cineclubista no no Campus Niterói do IFRJ; democratizar o acesso à cultura na região do Sapê/Niterói-RJ; corroborar com a apropriação comunitária do campus e fortalecer a formação continuada de profissionais da educação. Esses são os objetivos do evento “Cineclube [Re]Considere: Diálogos sobre Educação”, que aconteceu na manhã do dia 03/12, na sala 10 do Campus Niterói.

Participaram mais de 60 pessoas, entre estudantes e docentes do IFRJ Niterói, Educadores e Famílias da UMEI Vinícius de Morais, além de 10 crianças, que ficaram em outro espaço (Laboratório de Línguas), com atividades específicas.

O palestrante externo, Franco de Castro, foi convidado para dividir sua experiência. Ele é professor e também atua na formação continuada de educadores. Franco é cofundador do Coletivo [Re]Considere, que documentou experiências educativas alternativas pela América Latina. Além disso, é diretor da Escola Democrática de Niterói, sendo uma referência nos debates sobre outras educações possíveis e Escolas Inovadoras.

Stephanie Di Chiara, professora de química do IFRJ Campus Niterói e quem idealizou e propôs o evento, enfatizou que o audiovisual é uma ferramenta de grande impacto e sensibilização nas pessoas. “Apostamos na força inspiradora, mobilizadora e, por isso, transformadora dos Cineclubes. Através de sessões continuadas, é possível gerar vínculo com a comunidade escolar, atuando num caráter formativo e fomentando transformações no cotidiano escolar. No contexto da extensão, a promoção de Cineclubes é uma ótima maneira de ‘derrubar’ os muros da escola, se tornando um atrativo para o público externo, sobretudo em regiões da cidade desassistidas de aparatos culturais, como é o caso do Sapê/Niterói-RJ, onde está localizado o IFRJ”, afirmou a professora.

Ainda de acordo com Stephanie, dessa forma, a escola se torna cada vez mais comunitária, atuando como um polo catalisador de desenvolvimento, elevando a qualidade de vida do entorno. “Isso é fundamental para que a escola produza sentido na vida de jovens, sobretudo em regiões mais empobrecidas. Uma estratégia utilizada no Cineclubes é a seleção de filmes cujos produtores possam participar do debate pós exibição. Por isso, convidamos o [Re]considere, um coletivo independente e sem fins lucrativos, de educadores de Niterói, para ser parceiro nesta atividade. Buscando criar canais de diálogo com educadores, estudantes e famílias, exibimos o 3º Episódio da websérie “O que eles têm para nos dizer?’’, que retrata projetos educativos alternativos na América do Sul através das vozes de seus estudantes. Fizemos um trabalho ativo de convite e envolvimento das escolas do entorno do campus, pois acreditamos que esta atividade democratiza o acesso à cultura e corroborar com a apropriação comunitária do IFRJ Niterói”, finalizou Di Chiara.

Colaboração: Ana Carolina Almeida