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professor dando aula e alunos atentos

Projeto de Extensão do campus Arraial do Cabo é convidado para apresentar-se em outras instituições

 

O projeto intitulado como “Desenvolvimento de mapas em 3D aplicados ao ensino de Geografia”, que se iniciou ano passado no campus Arraial do Cabo, deu bons frutos: idealizado pelo professor de Geografia Raphael Brizzi, o projeto despertou o interesse dos profissionais da área e recebeu convites para ser apresentado em outras instituições de ensino.

Tendo início no Laboratório de Ciências Ambientais (LabCAM) do campus Arraial do Cabo, a iniciativa contou com a parceria do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e com o engenheiro cartógrafo Paulo Santos, que ajudou no desenvolvimento do produto cartográfico. Num primeiro momento, foi inserido como parte do projeto de Extensão “IFRJ de portas abertas”, no qual professores de diferentes áreas mostraram suas práticas de ensino às escolas públicas do município. Depois, o professor foi convidado por docentes de Geografia do Colégio Cruzeiro (unidade Centro) para apresentar o “Desenvolvimento de mapas em 3D aplicados ao ensino de Geografia” na unidade. Outras escolas, como o Colégio Pedro Segundo (unidade Humaitá) e SESC Barra, também demonstraram interesse em levar a iniciativa para dentro de seus portões.

Segundo Raphael, o objetivo é mostrar como o relevo influencia nos processos naturais como deslizamentos, processos erosivos e enchentes. Outro ponto exemplificado é como as ações antrópicas potencializam essas dinâmicas que resultam na mudança da paisagem a partir da ocupação desordenada; atividades de mineração; especulação imobiliária; desmatamentos; turismo, cortes de estradas, dentre outras ações.


IFRJ de portas abertas

Nessa perspectiva, Raphael acredita na importância de desenvolver novas metodologias aplicadas ao ensino de Geografia, de modo a despertar maior interesse nos alunos para diferentes temáticas abordadas em sala de aula. “A metodologia é apresentada todos os semestres nas salas de aula, nos cursos Técnicos de Informática, Meio Ambiente e, até mesmo, na pós-graduação em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras. Além disso, o projeto também tem por objetivo levar tal metodologia para as escolas e universidades”, disse.

Como parte da programação do projeto, está a oficina de cartografia “Representações cartográficas do modelado terrestre a partir de diferentes escalas e métodos”, que conta com a visualização de diferentes mapas temáticos desenvolvidos por órgãos governamentais, fotos aéreas, mapas em 3D e, ainda, data show para reprodução em 3D do modelado terrestre, a partir de sistemas de informações geográficas e relíquias cartográficas, como estereoscópio de espelhos, de bolo e o próprio óculos anaglifo (vermelho e azul) para a visualização em 3D.


Projeto no Colégio Cruzeiro

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