Logo IFRJ

Complexo do Alemão recebe representantes do IFRJ

Integrantes da Comissão de Estudo e Avaliação para orientar a oferta formativa de cursos do Complexo do Alemão do IFRJ se reuniram com as organizações do fórum Popular CPX na escola Quilombista no dia 9 de dezembro.  

O reitor do IFRJ Rafael Almada destacou o que o encontro teve a preocupação de pensar ações que servirão para integrar a comunidade, que passa a conhecer melhor a instituição, as possibilidades e as oportunidades que vão surgir no processo para a construção do campus. “Hoje é mais um dia de muita importância para todos nós, e novos encontros vão acontecer”.   

O ex-reitor do IFRJ, Luiz Edmundo Aguiar, diz que um dos pontos de destaque da reunião foi apresentar aos participantes, de uma forma objetiva e o mais clara possível, a importância estratégica dos institutos federais, a formação diferenciada e a preocupação com todo o processo de ensino. “Nesse sentido, procuramos enfatizar a participação da comunidade. É preciso que todos entendam que o envolvimento é necessário, que o que será construído pertencerá a eles”.   

Edmundo lembrou que anos atrás, quando chegou a Nilópolis, lá havia apenas 4% de alunos da Baixada Fluminense, porque, segundo sua avaliação, as pessoas não tinham o entendimento de que o IFRJ era para eles. “E foi necessário um grande trabalho de convencimento dentro da comunidade e no entorno. Hoje o percentual chega a 70%”. O ex-reitor diz que era uma prioridade em sua gestão fazer com que cada novo campus fosse apresentado às comunidades. “E na atual gestão do Rafael também existe esse trabalho fundamental. Por isso já começamos a fazer um estudo sobre as principais atividades econômicas do Alemão e nas proximidades”.     

A comissão preparou um questionário para que a comunidade inteira possa responder, explicando quais são os eixos tecnológicos, e disponibilizou também um catálogo de cursos.

O Complexo do Alemão não vai precisar esperar o campus ficar pronto para ter acesso às atividades do IFRJ. Edmundo explicou que a ideia é, a partir de março de 2024, começar os trabalhos com a oferta de cursos na modalidade FIC, além de implementar programas como o Mulheres Mil e outros do Governo Federal. “Essa relação estreita, próxima, respeitosa e acolhedora com a comunidade é que possibilita uma formação de sucesso. Temos sempre muito a aprender com a comunidade”.    

A comissão do Instituto é formada por Luiz Edmundo Aguiar, ex-reitor do IFRJ, Florinda Cersósimo, Gilsiane Escobar, Isabel Santa Bárbara, Gutemberg Ferreira, Jane Kelen da Silva, e Wesley Machado.

 

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS