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O compromisso com a transparência no PROAD em Números

A partir de agora, qualquer cidadão, gestor ou não, pode acompanhar todas as principais despesas, receitas, sub-repasses financeiros aos campi, os principais contratos da Reitoria, os principais credores do Instituto, despesas por modalidade, emendas parlamentares captadas e muito mais.

Essa novidade importante, no sentido de ratificar o compromisso da atual gestão de transparência das atividades realizadas no IFRJ, foi apresentada a toda a comunidade através de uma live realizada ontem, 17 de setembro, e que pode ser vista AQUI.

Na ocasião, a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração laçou o Portal PROAD EM NUMEROS

De acordo com Igor Valpassos, pró-reitor da PROAD, o Portal  chega para levar o IFRJ a novos rumos na transparência, accountability e no compromisso com a coisa pública. “É a primeira vez que há no IFRJ uma ferramenta que permite, dentre outras coisas : a) Maior controle das despesas contratuais pelos gestores e fiscais de contrato; b) Maior transparência de dados e de informação relacionados ao trabalho da PROAD; c) Maior prestação de contas à sociedade, que poderá buscar informações diretamente no site do IFRJ; d) Maior controle das despesas pela sua modalidade, evitando volumes de Dispensa de Licitação que ultrapassem limites legais; e) Mais transparência aos nossos estudantes dos valores que entram e saem na Reitoria e nos campi, inclusive dos recursos para Assistência Estudantil; dentre outros”, explicou.

O PROAD EM NÚMEROS é uma ferramenta totalmente interativa com atualização diária e que irá colaborar para maior celeridade na elaboração do Relatório de Gestão do IFRJ, uma vez que as principais informações orçamentárias, financeiras e relacionadas às licitações e contrato já serão monitoradas e atualizadas ao longo do ano.

Igor diz que trata-se de um trabalho 100% concebido e planejado pela equipe da PROAD cujo tempo entre a ideia e o lançamento foi de oito meses. Sendo dois meses de Brainstorming com a equipe, para compreender as necessidades institucionais com base no histórico do IFRJ e nas fragilidades de transparência, dois meses de concepção e prototipagem do modelo que seria utilizado (neste momento houve mudança de rumo e mudança da ferramenta a ser utilizada) e, por fim, quatro meses de execução e testes simultaneamente para realização do lançamento à comunidade.

O pró-reitor enfatiza, ainda, que este é mais um trabalho desenvolvido coletivamente por toda equipe da PROAD, com envolvimento de todas as áreas, em especial, a Diretoria de Finanças e Contabilidade na pessoa do Diretor Felipe Gramonski que foi dando vida ao projeto. Agradecemos também a atuação da Diretoria de Inovação na Administração Pública, sob a liderança do Diretor Rodrigo Santos, que atuou no gerenciamento do projeto e da Diretoria de Planejamento e Orçamento na pessoa do Diretor Hugo Macedo contribuiu de forma constante com os dados e análises.

Nas palavras de Igor Valpassos, “Essa dedicação da equipe mostra, além de uma coesão e de um amadurecimento de gestão, o quanto podemos realizar se trabalharmos JUNTOS. A equipe PROAD mais uma vez se mostra forte e com qualidade técnica incontestável, pois mesmo em um contexto de pandemia e isolamento, juntamente com diversas outras atividades garantiu que o projeto fosse concluído dentro das expectativas de prazo e qualidade.

A PROAD disponibilizou um LINK para quem desejar dar um feedback sobre o Portal

 

 

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