COMUNICADO À COMUNIDADE ACADÊMICA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Prezada comunidade acadêmica,

Ratificando o compromisso da nossa gestão com a manutenção das ações para garantir o aumento no orçamento e para que possamos resolver os problemas de infraestrutura nos campi e na reitoria, estamos realizando todos os esforços necessários juntamente com as Diretorias de Administração dos campi para que as atividades não sejam interrompidas.

Neste sentido, trazemos a notícia para toda a comunidade que, no dia 30 de setembro de 2019, foram restabelecidos parte dos recursos orçamentários do IFRJ, no valor de cerca de 15% do total, dos quais já foram repassados aos campi um valor total de R$ 2.598.100,00 (dois milhões quinhentos e noventa e oito mil e cem reais). Cumpre esclarecer que estes valores foram totalmente mapeados a partir das despesas reais dos campi com seus serviços essenciais como limpeza e vigilância, por exemplo.

Este retorno parcial permite a continuidade de algumas ações que antes, em decorrência de nossa responsabilidade enquanto gestores, fomos obrigados a suspender. Sem nunca, no entanto, deixar de compreender e apoiar a real necessidade de que ações de ensino, pesquisa e extensão representam nossa identidade institucional e constituem nosso papel na sociedade.

Assim, como resultado de uma defesa da reitoria do IFRJ juntos aos demais reitores dos Instituto Federais, esta liberação de nosso orçamento permite, de imediato, o retorno de algumas ações que retomam o funcionamento na reitoria e nos campi até ao final do ano, a saber:

1.    Serão reativados, para estudantes já selecionados, os programas de pesquisa e inovação, dentre outros, o PROINOVA, PIBITI e PROINOVAÇÃO;

2.    Serão retomados os projetos e editais de extensão proporcionalmente às disponibilidades orçamentárias existentes;

3.    Os processos de capacitação, mediante justificativa formal no processo pela Diretoria-Geral do campus quanto a indispensabilidade da capacitação, poderão ser autorizados.

Esclarecemos ainda que a PROAD vem adotando diversas medidas necessárias ao balanceamento das contas e pagamento de compromissos já assumidos, garantindo com responsabilidade o equilíbrio entre receitas e despesas. Agradecemos toda a comunidade acadêmica que, em um esforço de união e solidariedade, vem apoiando e compreendendo que todas as ações realizadas foram em prol da permanência e funcionamento dos nossos campi.

Nos colocamos à disposição para esclarecer as dúvidas que surgirem.

Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROAD)