Concluído com sucesso o primeiro dia do seminário de planejamento do IFRJ

Foi concluído o primeiro dia do seminário “Formação pedagógica de profissionais do IFRJ: reflexões e caminhos da Rede Federal no contexto das reformas educacionais recentes”, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e realizado pelo Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE), que acontece entre os dias 17/03/2021 e 18/03/2021, de 9h às 17h.

Hoje foi realizada a mesa de abertura, com o painel “A Construção da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a Concepção dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”. A tarde foi realizado um amplo debate sobre “As novas Diretrizes Curriculares para a EPT e a concepção de Educação Profissional Integrada”.

As mesas foram acompanhadas por quase 3.000 profissionais de educação de todos os Institutos Federais do país e das redes Estaduais e Municipais. O evento contou com média de 400 espectadores durante as transmissões ao vivo.

Os painéis discutiram com profissionais dos Institutos Federais os mecanismos importantes de defesa e garantia da manutenção da Educação Integral e Integrada como instrumento efetivo para a formação ampla e cidadã da Educação Profissional, em todos os seus níveis de oferta, especialmente os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Além de novas ideias que surgiram nos painéis envolvendo temas importantes neste momento de pandemia e de negacionismo da ciência.

O reitor do IFRJ, professor Rafael Almada, afirmou, na abertura do evento, que essa é uma ação de Planejamento do Instituto. “E resolvemos ampliar para todas as redes de educação profissional, discutindo o resgate da concepção de educação profissional e cidadã, que inclusive, neste momento de pandemia, se reinventa para garantir a educação que acreditamos”, disse.

Já a pró-reitora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, professora Alessandra Paulon, destacou a importância dessas formações continuadas serem realizadas de forma ampliada: “Isso permitirá ainda mais a consolidação da identidade e da institucionalidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”.

Manhã - No debate que aconteceu na parte da manhã, o secretário de Educação do Rio Grande do Norte e professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Getúlio Marques, apresentou um resgate histórico da Educação, com um olhar de protagonista, que foi acrescentado pelas palavras do professor e pró-reitor de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Dante Moura. Ao final, o professor da Universidade Feevale Gabriel Grabowsk parafraseou a filósofa alemã Hannah Arendt ao dizer: "Vivemos tempos sombrios, onde as piores pessoas perderam o medo e as melhores perderam a esperança".

Tarde - No debate da parte da tarde, o professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte Agamenon Tavares fez uma análise das diretrizes e enfatizou a proposta de documento proposto ao CONIF (GT - FDE) das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional e Tecnológica (DCNEPT - Resolução CNE/CP n0 01-2021) no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, deixando claro que as novas diretrizes se apresentam como um enorme retrocesso ao avanço histórico da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - RFEPCT, comprometendo a identidade da Educação profissional e tecnológica - EPT no contexto das políticas educacionais.

A professora da Universidade Federal do Paraná, coordenadora do Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio e integrante do Movimento em Defesa do Ensino Médio Mônica Ribeiro da Silva traçou um importante contexto sobre a implantação das reformas educacionais e seus impactos para o Ensino Médio e sua integração com a Educação Profissional.

Os profissionais do IFRJ que não puderam participar desta agenda da Semana de Planejamento do IFRJ poderão assistir o primeiro dia nos endereços eletrônicos: https://youtu.be/cOiNFanVp9k e https://youtu.be/i5yJMGXRbBs.

Acompanhe a programação de amanhã:

9h às 12h – "Socialização de experiências de educação profissional: nacional e internacional", que poderá ser acessado pelo endereço: https://youtu.be/QwKduYdCyQ4

14 às 17h – "Socialização de experiências curriculares da Rede Federal de EPTT: formação integrada e integral dos estudantes", que poderá ser acessado pelo endereço: https://youtu.be/RbHvt4hjsRM

Esta é a primeira de outras ações de formação continuada que o IFRJ promoverá nesse ano de 2021. Acompanhe em nosso site e nas redes sociais.