Logo IFRJ

Conferência de Tecnologia Nuclear

Nos dias 20 e 21 de março, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) sediou da Conferência Temática Ciência e Tecnologia Nuclear, um dos eventos preparatórios da V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorrerá em Brasília nos dias 4 a 6 de junho, que contou com  a participação de um docente do Campus Volta Redonda.

A programação trouxe à mesa questões cruciais, desde a transferência de tecnologia até a cooperação internacional, passando por temas como saúde, meio ambiente, agronegócio e ciclo de combustíveis. Um dos projetos em destaque foi o desenvolvimento do reator multipropósito brasileiro.

A mesa sobre Percepção Pública foi mediada por Daniella Proença (MCTI) e contou com apresentações de Ana Paula Artaxo e Denise Zezell, ambas da CNEN .

O professor Marco Pacheco, do campus Volta Redonda, foi um dos debatedores convidados, ao lado de Ildeu Moreira da UFRJ, Fabiano Petrucelli da SAGAE/GSI e João Leal do SEENEMAR.

Durante sua intervenção, o Prof. Pacheco ressaltou a importância do uso de variadas linguagens para alcançar a população em geral. Ele enfatizou a necessidade de conscientizar a população sobre o uso das tecnologias nucleares, destacando tanto as vantagens quanto as desvantagens da energia nuclear. Segundo Pacheco, a conscientização sobre energia nuclear é uma parte crucial do sistema democrático, onde a população deve ter voz ativa na discussão sobre instalações nucleares em suas comunidades.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS