Consciência Negra em destaque em Paulo de Frontin

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi lembrado e celebrado na última terça-feira, dia 21 de novembro, no Campus Engenheiro Paulo de Frontin.

Tendo por prócere Luiz Gama, advogado negro que viveu no século XIX em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, o evento este ano teve a apresentação dos alunos do 3º Período, que deram uma aula sobre o funcionamento dos núcleos NEABI e NUGEDS, o núcleo de Gênero e Sexualidades.

O dia foi marcado também pela apresentação de Capoeira Mandinga Carioca, dirigida pelo Mestre Marreco, de Governador Portela, e pela Confraria dos Poetas de Juiz de Fora - MG, representada pelo poetas Yllana, Indin e Lya (campeã do Slam Municipal e que irá representar a Confraria no Slam MG).

alunos vestidos com uniforme do IFRJ e roupas de capoeira posam para foto na quadra do campus

O dia começou repleto de dificuldades técnicas e físicas, todas contornadas, modificadas e, de certa forma, sobrepostas pelo trabalho, pela dedicação, pela energia dos alunos, técnicos-administrativos e docentes que não permitiram aos problemas ditar a tônica do dia. “Tivemos uma oportunidade para conhecer pontos de vista, dúvidas, receios, criações e talentos dos nossos alunos. Pudemos falar sobre o racismo estrutural e institucional. Conseguimos, é o que pensamos, atingir uma conexão mais profunda com a nossa comunidade. E foi fruto da nossa garra”, disse Bruno Costa, coordenador do NEABI.