Logo IFRJ

Conscientização e responsabilidade com o meio-ambiente

O Campus Resende do IFRJ oferece ao público seu curso de Extensão voltado para as questões ambientais.

Este curso tem o propósito de  capacitar pessoas e profissionais de diversas áreas em conhecimentos ambientais, desenvolvendo competências para a elaboração, implantação, acompanhamento e gestão de projetos socioambientais;

     Conscientizar sobre as problemáticas socioambientais e territoriais e sua complexidade e a relação homem-natureza, suas responsabilidades e perspectiva histórica e seus impactos no contexto da educação ambienta;

        Aprimorar o conhecimento para a realização de pesquisas e a concepção de soluções práticas referentes ao meio ambiente, a partir de bases conceituais para melhorar a vida de diferentes partes da sociedade, implementando propostas de projetos socioambientais.

Todas as informações estão AQUI

Uma breve história do Campus Resende

Em outubro do ano de 2017, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, aderiu, à A3P - Agenda Ambiental da Administração Pública, um programa do Ministério do Meio Ambiente – MMA, que estimula órgãos públicos do país para a implementação de atitudes sustentável no cotidiano funcional de sua natureza de serviço, trata-se de uma concepção prática que pretende diminuir o desperdício, através dos 3R´s: reduzir, reciclar e reutilizar a quantidade de resíduos gerados nas instituições públicas.

A proposta é aprofundar os estudos na área socioambiental, articulando-a ao campo de pesquisa interno e externo ao IFRJ diagnosticando problemas institucionais e sociais, elaborando projetos com atividades mobilizadoras, sensibilizando os envolvidos, monitorando e avaliando ações de implementação de projetos socioambientais, por meio, preferencialmente, da formação em serviço. 

O objetivo é propor formas de implantação da A3P no interior do Campus Avançado do IFRJ e em empresas do entorno do município de Resende, utilizando-se de métodos da pedagogia de projetos e que promovam apoio entre as parcerias colaborando com o estímulo a tomada de consciência, para ações práticas da A3P, gerando produto e conhecimento. Como metodologia o curso de extensão em Formação Básica para Implementadores de Gestão de Projetos socioambientais é ofertado na modalidade a distância, com finalidade de aprimorar o acompanhamento e sensibilizar com capacitação em serviço ou fora dela.

Materiais produzidos por diferente sujeitos envolvidos como alunos na implantação são registros, compondo um arquivo de dados para diagnóstico, análise, planejamento, implementação e acompanhamento (avaliação) da A3P coletivamente.

As bibliografias trabalhadas estão em formato de artigos, livros de autores da área de Ciências, assim como disponíveis no portal do MEC: documentos institucionais e do governo, documentários, vídeos, relatos de experiência e outros produzidos pela equipe de implantação do projeto.

O objetivo é, principalmente, promover oportunidades de mudança efetiva na postura socioambiental e sustentável, não apenas dos trabalhadores/ servidores do IFRJ Resende, mas da comunidade discente, através do ensino de Ciências, da Alfabetização Científica, da proposta NCTS. 

  Os proponentes do curso são técnicos, professores e colaboradores do IFRJ campus Resende: André Felipe Figueira Coelho; Esther Moreira de Carvalho Gomes; Fábio Médice Júnior; Letícia Piedade de Medeiros; Luciano Pereira da Silva; Sílvia Cristina de S. Trajano e Valéria da Silva Lima

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS