Logo IFRJ

O "Contra dia do Indio"

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), em parceria com a Coordenação de Disciplinas Básicas, promoveu um debate sobre o cotidiano de luta dos povos originários. "O Contra-dia do Índio” aconteceu no primeiro sábado letivo do ano do Campus Pinheiral no dia 30 de abril.

O momento teve o objetivo de celebrar a resistência e a luta dos povos originários de Pindorama e Abya Yala. A atividade teve, ainda, o propósito de se apresentar como uma ação contra-colonial ao buscar desconstruir a ideia racista e colonial do “índio” como termo pejorativo, que reduz a pluralidade dos povos indígenas.

A atividade interdisciplinar discutiu o Projeto de Lei 490/2007. Tal legislação altera a Lei n° 6.001, de 19 de dezembro de 1973, e o Marco Temporal, que definem como territórios exclusivamente indígenas aqueles que já estavam em posse desses povos na data da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.

A mudança com o projeto de lei prevê a exigência de comprovação de posse. O texto do PL 490/2007 ainda flexibiliza o contato com povos isolados, proíbe a ampliação de terras que já foram demarcadas e permite a exploração de terras indígenas por garimpeiros. As estudantes e integrantes do NEABI, Ariella kelly, Kevin Dalavia e Lívia Jim palestram sobre o assunto.

Para a organização do evento, o momento foi representativo: “Muito emocionante este encontro, marcando o primeiro "Contra-dia do Índio" no campus, sinalizando um passo em direção à desconstrução dos estereótipos racistas sobre a temática.”

A atividade foi direcionada às turmas do terceiro ano do Ensino Médio. Além da presença expressiva do público, o NEABI destacou também a participação ativa dos estudantes : “Os alunos elaboraram relatos de experiências e promoveram trocas de saberes com falas emocionantes." Ao final da atividade, dois livros sobre a temática da atividade foram sorteados.

Colaboração: Greici Sousa e NEABI - Pinheiral

Foto: NEABI - Pinheiral

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS