Uma conversa franca com servidores e estudantes

O reitor do IFRJ, professor Rafael Almada, segue o cronograma de visita a todos os campi do Instituto, dando prosseguimento ao projeto ‘Diálogos com o Reitor’, que propõe um contato direto com a comunidade acadêmica das unidades. Desta vez, no dia 11 de setembro, foi a vez do Campus Rio de Janeiro sediar o evento.

Ao lado de Rafael, o diretor-geral do campus, Jefferson Amorim, também participou da conversa com a plateia composta por alunos e servidores.

Rafael falou a respeito da questão orçamentária em que se encontra o IFRJ, devido ao corte de 30% nas verbas, que afetou efetivamente o planejamento anual da Instituição, enfatizando o impacto no campus. Além disso, fez uma projeção para os próximos anos.

O reitor falou, também, a respeito do Future-se, programa proposto pelo Ministério da Educação (MEC), que consiste, supostamente, em promover uma maior autonomia financeira nas Universidades e Institutos Federais. “Nós já fizemos metade do que é o programa, que são as parcerias internacionais. Algumas Instituições Federais fizeram mais, outras menos, mas já é existente na rede pública”, ponderou.

Almada também comentou as ações realizadas pela Reitoria, frisando que, apesar das dificuldades orçamentárias, conseguiram efetuar reformas, otimizar ações em alguns campi e construir laboratórios. Destacou, ainda, uma futura expansão do campus. “A demanda aqui é muito grande, precisamos aumentar o espaço, então, temos trabalhado muito nisso, mas não está sendo fácil”, concluiu.

Para finalizar, Rafael realçou a importância desses encontros. “Cria-se uma facilidade de compreensão dos problemas reais que afetam os campi no dia a dia”. Disse que ao longo de sua gestão foi possível perceber o fortalecimento do diálogo com o reitor, a proximidade nas discussões, o envolvimento da Reitoria na qualidade da gestão e uma maior divulgação institucional. Além de parcerias na área de pesquisa e extensão e o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos.

Por fim foi aberto um espaço para que os discentes e servidores pudessem realizar perguntas. Ao longo do dia, o reitor realizou alguns despachos no campus, além de atender alunos e técnicos administrativos para sanar dúvidas

Colaboração: Fernanda Monteiro