Logo IFRJ

Conversas de Cineclube

O  Iº Ciclo  Conversas de Cineclube, que será realizado nos dias 30 de abril, 7 e 14 de maio,  é um projeto da recém formada Rede de Cineclubes do IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. O Ciclo faz parte de uma série de atividades que vêm sendo realizadas de forma remota pelos membros da Rede, e possui um sentido complementar de formação e difusão cultural, baseado no tripé ensino, pesquisa e extensão.

Cada edição do ciclo será composta por três encontros remotos, e contarão sempre com a participação de convidados(as). As conversas serão iniciadas com a exibição de um filme curta-metragem, que seja referência ou se relacione com a temática abordada ou tenha sido produzido por um(a) dos(as) convidados(as). Depois das falas , será aberto um momento para perguntas dos membros da rede e para os participantes externos que acompanharem as sessões, que serão transmitidas pelo canal da Rede no Youtube.

O Iº Ciclo terá como tema o “Cineclubismo no Rio de Janeiro”, e contará com a participação de importantes nomes ligados ao movimento cineclubista como convidados(as). 

 
No primeiro encontro será exibido o curta-metragem “Couro de Gato” com roteiro e direção de Joaquim Pedro de Andrade, originalmente lançado em 1960 e mais tarde incorporado como parte de "Cinco Vezes Favela" (1962). Em seguida haverá um diálogo com dois pioneiros do movimento cineclubista, Wolney Vianna Malafaia e Marialva Monteiro, que irão traçar um importante painel com referência às diferentes fases do movimento cineclubista no Rio de Janeiro.
 
No segundo encontro o filme exibido será “A Padroeira”, com produção, direção, roteiro, fotografia e montagem: Clementino Jr e realização do LEA-AUEPAS/UFOP, GEASur/UNIRIO, Cineclube Atlântico Negro em  2020. Na sequência haverá um diálogo com representantes de dois importantes cineclubes contemporâneos, Clementino Junior, do Cineclube Atlântico Negro e Gleyser Ferreira, do Cine Taquara.
 
No terceiro, será apresentado o curta “Cineclubismo na Baixada”, com direção e roteiro de Carol Vilamaro e realização de Laranja Vulcânica em 2018, seguido de um diálogo com Heraldo HB, do Cineclube Mate com Angu e Pâmela Ohnitram, do Cineclube Xuxu ComXis, representantes de importantes cineclubes da Baixada Fluminense, um dos territórios de maior diversidade no cenário contemporâneo do cineclubismo.
 
A Rede de Cineclubes do IFRJ é formada pelo Cine Direitos Humanos - Pinheiral; Cine Humanidades - Niterói; Luz, Câmera, IFRJ em Ação - Paracambi; Cineclube Ankito - Nilópolis; Cineclube Manuel Congo - Eng. Paulo de Frontin; Cineclube Quilombo dos Puris - Resende; Cineclube Velho Brejo - Belford Roxo; IF Cineclube - Rio de Janeiro; IF Cine Volta Redonda - Volta Redonda e tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão (ProEx) do IFRJ.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube  bit.ly/rededecineclubesifrj

Colaboração: Marília Milagres

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS