Conversas sobre Autismo e Síndrome de Down

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do campus Volta Redonda realizou, no dia 11 de abril, o evento “Conversas sobre Autismo e Síndrome de Down”. O evento contou com palestra, exibição de filme, debates e o lançamento do Informativo NAPNE.

A palestra “Espectro Autista: entendendo o transtorno”, apresentada por Amanda Carlou, abordou temas recorrentes de quem convive com algum parente ou pessoa próxima que nasceu com o transtorno. Os obstáculos enfrentados no dia a dia foi o tema principal da palestra, que mostrou, por exemplo, a dificuldade de crianças com deficiência auditiva e autismo em aprender libras: em alguns casos, o aluno entende o que está sendo dito, porém não sabe se comunicar de tal forma.

Durante a palestra foram demonstradas, também, pesquisas que comprovam que o autismo é mais comum no gênero masculino: 80% das pessoas que frequentam os grupos de autismo são homens.

O filme “Colegas”, exibido no evento, retrata a inclusão social dos três personagens principais do longa, que são portadores da Síndrome de Down. O filme conta a história de três amigos que resolvem fugir do instituto em que vivem para aproveitar a vida. Para sobreviverem, eles praticam assaltos com armas de brinquedos e percorrem todo o litoral sul do país até chegarem na Argentina. O longa conta também a história de amor entre os personagens, mostrando que toda e qualquer forma de amor deve ser aceita: não importa se a pessoa possui alguma deficiência ou não, todo ser humano possui o direito de amar.

No evento foram apresentados, também, os projetos de leis constitucionais que oferecem direitos às pessoas com deficiência, como por exemplo, leis que definem a educação como o direito de qualquer cidadão, estabelecendo a igualdade social dentro do ambiente educacional. Vale destacar que é dever do Estado oferecer atendimento especializado aos alunos que possuem alguma deficiência, seja ela física ou mental.