Logo IFRJ

Curricularização da Extensão em pauta

A abertura do webinario “Curricularização da Extensão – Percursos para extensionalizar o currículo” foi realizada hoje, 17, pela manhã, através da página oficial do IFRJ YOUTUBE. O evento contou com o trabalho de Cristiane Cardoso e Priscila de Oliveira, interpretes de libra.

Após apresentação de vídeos culturais, incluindo “Francisca”, produzido pela produção Cultural, e um vídeo de apresentação produzido para mostrar mais detalhes da curricuularização o trabalho teve início.

A mesa contou com o reitor Rafael Almada, a pro-reitora de Ensino, Alessandra Ciambarella e a pró-reitora de Externsão, Ana Luisa Soares.

Alessandra lembrou que esse webinário consolida uma parceria cada vez mais profícua entre Extensão, Pesquisa e Ensino. “A curricularização é fundamental e urgente, trata-se de uma demanda antiga, e que deve ser tratada com o máximo de cuidado em todos os seus aspectos”. A pró-reitora destacou que a curricularização possui uma dimensão legal; uma epistemológica, que vai pensar em como o IFRJ pretende e vai formar profissionais, e também ressaltou a dimensão pratica. “Precisamos perceber que esse é um momento de entendermos o ‘como fazer’”.

Ana Luisa Soares falou da necessidade de ampliar o diálogo, tanto o interno quanto o externo. “Precisamos discutir, aprender e realizar o que eu chamo de a extensionalização do currículo. Temos trabalhado muito, e, por fim, vamos entender melhor como relacionar os conteúdos que produzimos com nossos territórios”.   

O reitor do IFRJ, professor Rafael Almada, reiterou que este é um momento de amadurecimento. “A curricularização será um marco, porque vai consolidar o IFRJ como uma Instituição dinâmica, em constante movimento, que repensa seus currículos e suas práticas”.

Rafael lembrou que ele acompanhou bem de perto a evolução de todos os questionamentos e práticas que resultam nesse webinário. “Como pró-reitor de Extensão lembro que havia uma certa dificuldade em se entender o que era exatamente a Extensão, e hoje é possível ter uma percepção abrangente da necessidade de diálogos internos e externos. É isso que faz uma Instituição permanecer viva e relevante”.

Sobre o webnario, Rafael chamou a atenção para a programação do evento, as mesas e os debates, que vão ajudar a dar um direcionamento ao processo de curricularização. “Serão dois dias de muito aprendizado. Vou acompanhar todas as atividades, sou um extensionista sempre”.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS