Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do campus Rio de Janeiro recebe nota máxima no Enade

cartaz em azul, escrito "enade 2017" em branco e azul

O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do campus Rio de Janeiro, que completou dez anos de existência esse ano, foi avaliado com conceito cinco no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) – edição 2017. O Enade tem como finalidade avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de formação superior. O exame é obrigatório e indispensável para a emissão do histórico escolar, sendo os cursos avaliados a cada três anos.

Segundo a coordenadora do curso, Adriana Salgueiro, a nota foi recebida com bastante entusiasmo pelos servidores. “A obtenção desse conceito é fruto de um árduo trabalho dos professores e técnicos administrativos. Temos hoje um quadro de professores, na sua grande maioria doutores, que trabalham em regime de dedicação exclusiva”, afirmou.

Uma quantidade expressiva desses professores atua também na pesquisa, o que possibilita a oferta de estágio para os alunos, além da atualização constante do professor. Adriana contou que parte dos docentes atuam na pós-graduação e que, além da formação acadêmica dos professores, o IFRJ conta com uma excelente infraestrutura de laboratórios, extremamente necessária para o curso. De acordo com a coordenadora, um dos diferenciais do curso de Ciências Biológicas é a grande quantidade de aulas práticas que o aluno vivencia: “Grande parte das disciplinas acontecem no sistema de dupla regência, o que proporciona um olhar mais próximo do aluno, além do múltiplo enfoque sobre o mesmo assunto”, comentou.

Marina da Silva cursou Biologia no IFRJ no período de 2013.2 e 2017.2 e realizou a prova em 2017. Ela contou que achou a prova cansativa, mas estava animada por representar o IFRJ, que é uma Instituição de extrema importância para ela: “Além de ter me dado uma ótima formação, contribuiu muito para que eu evoluísse como pessoa e passasse a entender mais os outros, ter mais empatia. Para mim, foi uma honra representar o IF e fiquei muito feliz com o resultado”, disse.

Entre os cursos de Ciências Biológicas ofertados no Rio de Janeiro, apenas o IFRJ e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) obtiveram conceito máximo no Enade. “É para nós uma grande satisfação alcançar o nível de uma Instituição renomada e com mais tempo de curso que a nossa. Temos que agradecer também aos alunos, que se empenharam na realização da prova e puderam mostrar para a sociedade que a educação pública pode ser de qualidade”, concluiu a coordenadora Adriana.