Curso de Extensão - Arte e Cultura

curso de extensão arte e cultura escrito em preto, três fotos diferentes de lugares dentro de museus

O campus Belford Roxo oferece 20 vagas para o curso de Extensão “Arte e Cultura: museus auxiliando no entendimento e na construção da sociedade”. O curso busca fomentar o contato da comunidade da Baixada Fluminense, alunos do IFRJ e a comunidade em geral, com espaços culturais e espaços de memória da cidade do Rio de Janeiro, exercitando a reflexão crítica sobre as manifestações artísticas, culturais e sociais ao longo do tempo e suas reverberações na contemporaneidade, buscando problematizar suas relações com a sociedade e o cotidiano.

O curso visa incentivar a discussão sobre a formação da identidade, da memória e as interfaces dessas formações com a arte e cultura, assim como a crítica ao papel da elite nesse processo, propondo reflexões em uma aula extremamente didática. Toda semana os alunos vão participar visitas a espaços de cultura e de memória, seguidas de contextualizações entre as professoras e os alunos inscritos no curso.

Para realizar a inscrição é necessário ter idade mínima de 18 anos e apresentar, na secretaria do campus, original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF e Comprovante de Residência.

Para validar a matrícula no curso, o/a candidato/a deve entregar na Secretaria Acadêmica do IFRJ campus Belford Roxo a xerox do RG, até o dia 06 de novembro. Não será efetivada a matrícula do candidato cuja documentação não atender ao solicitado.

A responsabilidade com deslocamento e transporte, assim como seus custos, é de total responsabilidade do aluno. A instituição não oferecerá transporte até os museus. Para receber o certificado de conclusão do curso, o aluno deverá frequentar, pelo menos, 75% do curso.

Locais de realização do curso:

06/11 - 14:00h às 18:00h: Aula inaugural no campus Belford Roxo.

Local: Av. Joaquim da Costa Lima, 2971 - São Bernardo. Belford Roxo.

13/11 - 14:00h às 18:00h: Visita ao Museu Histórico Nacional seguida de discussão.

Local: Praça Marechal Âncora, s/n. – Centro. Rio de Janeiro.

27/11 - 14:00h às 18:00h: Visita ao Museu Nacional de Belas Artes seguida de discussão.

Local: Av. Rio Branco, 199 – Centro. Rio de Janeiro.

04/12 - 14:00h às 18:00h: Visita ao Museu do Folclore seguida de discussão.

Local: R. do Catete, 179 – Glória. Rio de Janeiro.

11/12 - 14:00h às 19:00h – Visita ao Museu de Arte do Rio seguida de discussão e enceramento.

Local: Praça Mauá, n° 5 – Centro. Rio de Janeiro.