Curso “Informática 4.0” conclui mais uma turma

O projeto “Informática 4.0”, do Campus Pinheiral, encerrou as atividades de sua quarta edição no dia 13 de novembro. Desde o início do projeto, aproximadamente 100 pessoas concluíram o curso. A iniciativa tem o objetivo de capacitar e atender um público com mais de 40 anos que, muitas vezes, não se adaptam aos cursos convencionais de Informática. Em 2019, a ação teve início no dia 8 de maio de 2019.

As aulas foram ministradas por estudantes do curso Técnico em Informática e contou com o apoio do professor responsável pelo projeto, Cristhiano Vasconcellos. O docente explicou que o curso apresentou noções básicas de Informática, com foco no uso das redes sociais – WhatsApp, Facebook, Youtube –, e-mail, além de ferramentas de edição de texto.

Para Luzia de Souza Tavares, de 66 anos, o curso possibilitou novos aprendizados. “Alcancei novas experiências na informática. Gostei muito e aprendi muitas coisas”. Luiza destacou, ainda, que agora conversa com gente até do outro lado do mundo.

Já José Raimundo Pires, de 74 anos, ressaltou a importância do curso: “Adquiri muito conhecimento e pude distrair minha mente. Oportunidade de estudar, que eu nunca tive, mas estou estudando agora”, concluiu.

Erick Ribeiro Porto, instrutor do curso e estudante do segundo ano do curso Técnico em Informática, revelou que o diálogo com os alunos do curso o ajudou a perder a timidez. “Eu era travado, não sabia conversar. E, com eles, fui trabalhando isso em mim”. Erick comentou, ainda, que ensinar foi uma experiência inovadora: “Nunca tinha ministrado uma aula ou curso, então foi algo bem diferente”, avaliou.

O evento de encerramento contou com a fala do professor Cristhiano, que agradeceu e parabenizou aos alunos concluintes e instrutores. Em seguida, a professora Gesiane Castro e os alunos instrutores apresentaram um número musical. A diretora de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Pinheiral, Rosângela Antunes Terra, e a coordenadora de Extensão, Camila Resende, também parabenizaram os alunos e fizeram a entrega dos certificados junto aos instrutores.

Colaboração: Filipi Meireles