Curso de Licenciatura em Matemática realiza aula inaugural

O campus Volta Redonda realizou, no dia 13 de fevereiro, a primeira aula inaugural do curso de Licenciatura em Matemática para os alunos, abordando como tema: “Um panorama de pesquisa na Licenciatura em Matemática”.

Durante o evento, os professores do curso optaram por falar sobre as linhas de pesquisas desenvolvidas dentro do campus por cada um, sendo elas: ensino de aprendizagem de matemática e suas inovações; tecnologias digitais e educação matemática; formação de professores que ensinam matemática; tendências internacionais da história e da filosofia da matemática e seus reflexos na educação matemática; educação matemática inclusiva.

Para a professora de geometria plana e membro da comissão de eventos do curso de matemática, Joicy Ferreira, o retorno obtido pela realização da aula inaugural foi bastante positivo, podendo ser realizado nos próximos semestres: “Cada professor pôde falar um pouco sobre a sua área e podemos ver o que cada colega está trabalhando, sendo assim, o aluno pode tomar consciência de que ele pode pesquisar desde o momento em que ele entra no campus”. De acordo com a docente, muitos acham que a pesquisa é apenas o TCC, mas existem os programas internos de iniciação científica, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica (PIBICT) e o Programa Institucional de Voluntários de Iniciação científica (PIVICT).

O evento foi realizado pela comissão de eventos do curso de matemática em conjunto com a coordenadora e os professores do curso. Com isso, os alunos tiveram uma visão ampla do que ser feito em uma pesquisa e o professor que ele poderá procurar conforme o seu interesse. O curso possui grupos de pesquisa da matemática voltados para a formação de professores, organização do trabalho pedagógico, educação inclusiva e práticas educativas.