Logo IFRJ

Curso: A Literatura Latino-Americana em seu Contexto Histórico, Político e Social

O IFRJ, através de sua Coordenação-Geral de Relações Internacionais, convida a comunidade acadêmica a participar do Curso de Extensão em Literatura Latino-Americana em seu Contexto Histórico, Político e Social. A ação faz parte do Programa Internacionaliza, IFRJ! - Mobilidade Virtual 2020/2021.

A atividade parte do pressuposto de que a literatura como ciência é o resultado de uma realidade que se reflete direta ou indiretamente na arte. “O curso é resultado de um convênio entre o IFRJ e a Instituição Tecnológico de Antioquia, em Medellín, Colômbia. Por isso, o curso foi pensado para os interessados na cultura latino-americana, especificamente os que falam espanhol fluentemente no nível B1, já que os professores usarão o espanhol em encontros virtuais”, explicou o coordenador-geral de Relações Internacionais do IFRJ, Rodrigo Lemos.

O curso tem como objetivo discutir com os participantes textos literários de obras latino-americanas, avaliando as transformações políticas e sociais que permearam a escrita das obras. Ao final do processo de formação conjunta, é esperado que o participante tenha a capacidade de reconhecer obras narrativas da literatura latino-americana e brasileira, contextualizadas em sua própria cultura.

Serão 15 vagas, por ordem de inscrição. As aulas acontecerão sempre às 15h (horário de Brasília) / 13h (horário de Medellín). Serão, no total, 8h de curso, sendo 2h por dia. Confira abaixo a programação:

03/11/2020 – A literatura brasileira no contexto latino-americano, com destaque para a obra Capitanes de la arena, de Jorge Amado.

11/10/2020 – A visão histórico-cultural da América Latina: a colonização predatória: os cronistas Bartolomé de las Casas (Breve relato da destruição das Índias), Garcilazo Inca de la Vega (Comentários reais).

17/11/2020 – Semana Brasileira de Arte Moderna de 1922. O papel de Macunaíma na literatura brasileira.

24/11/2020 – O boom hispano-americano. Julio Cortázar (casa tomada); Gabriel García Márquez (Cem Anos de Solidão).

A infraestrutura mínima necessária para o curso é um computador com acesso à internet, uma vez que todas as reuniões do curso serão feitas remotamente por meio da plataforma google.meet. Os contemplados receberão o link para acesso à plataforma. Para garantir certificação é necessário cumprir um mínimo de 75% de presença.

Os interessados devem se inscrever neste link: https://bit.ly/34cEFf1.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS