Curso Livre de Extensão para capacitação de professores e educadores que atuam na rede de ensino de Niterói
O Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas – NEABI do IFRJ campus Niterói lançará agora em março o Curso Livre de Extensão "Cultura afro-brasileira combatendo o racismo em sala de aula: reflexões e estratégias de ensino" para capacitação de professores e educadores que atuam na rede de ensino de Niterói.
O curso tem um limite de 50 vagas, e é ofertado para professores que atuem nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio de escolas públicas e privadas de Niterói. Também é necessário que tenha acesso à internet, para acessar o Google Classroom.
As inscrições estarão abertas de 15 a 26 de março.
Para se inscrever, basta preencher o formulário: https://forms.gle/RdRfWByefrUFiJxs9.
A inscrição se dará por ordem de envio do formulário. A coordenação do curso enviará um email confirmando a inscrição dos candidatos.
Para mais informações: raphaela.silva@ifrj.edu.br
Organização do curso:
Este curso está organizado em cinco módulos desenvolvidos a distância:
Módulo 1: Introdução aos elementos estéticos e narrativos da cultura popular oriunda da diáspora negra no Brasil e orientações sobre como ela pode ser usada em sala de aula.
Módulo 2: Apresentação da Lei no.10639/2003, bem como o Parecer e a Resolução do Conselho Nacional de Educação - CNE sobre o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas brasileiras.
Módulo 3: Apresentação de experiências pedagógicas de inclusão das questões étnico-raciais em diferentes campos dos saberes: artes, línguas, ciências, matemática, etc.
Módulo 4: Apresentação de oficinas que envolvam temas que atravessam as questões étnico-raciais.
Módulo 5: Avaliação geral do curso.
Metodologia:
O curso propõe uma metodologia que contempla momentos de estudos individuais e atividades baseadas em auto instrução, tais como estudos dirigidos. Também serão propostas atividades que levam o cursista à reflexão individual sobre sua práxis, bem como atividades práticas em espaço coletivo e com o compartilhamento de experiências ligadas à cultura africana.
Os cursistas têm, à sua disposição, espaços de trocas de informação. Neste espaço de compartilhamento, poderão aprender uns com os outros, colaborando ativamente na construção de seu próprio conhecimento e no do grupo.
Este curso possui tutoria para esclarecimento de possíveis dúvidas.
Como curso a distância, você segue seu próprio ritmo e lê os materiais no horário mais conveniente. Além dos conteúdos disponibilizados no curso, é importante a leitura dos materiais complementares que poderão ser indicados.