Curso técnico em Paisagismo realiza primeiro simpósio

O curso técnico em Paisagismo do campus Pinheiral realizou o I Simpósio de Paisagismo do Médio Paraíba - IFRJ/Pinheiral. Com o tema principal “Arborização Urbana”, o evento trouxe oficinas, palestras, venda e exposição de produtos e plantas ornamentais. A atividade aconteceu no dia 06 de junho, das 8h às 18h.

O objetivo da proposta foi oportunizar a troca de experiências com empresas e profissionais. Na abertura do evento, o diretor-geral do campus, o professor Marcos Fabio de Lima, destacou o comprometimento da coordenadora do curso técnico em Paisagismo, a professora Daniela Chaves, assim como o colegiado do curso, com a iniciativa. Já a diretora de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rosângela Terra, frisou a importância do evento ao ser o primeiro do IFRJ a utilizar a Fundação de Apoio para gestão de recursos financeiros.

Para professora Daniela Chaves, é importante discutir a arborização urbana em um contexto em que as cidades cada vez mais se distanciam de uma vegetação natural. “E usam outros materiais que contribuem para o aquecimento dos grandes centros,” complementou. A professora destacou, ainda, a relevância de pautar a discussão de normas e regulamentos da legislação vigente. “Há, ainda, muitos municípios que não possuem tais diretrizes,” analisou.

Já o palestrante Ricardo Machado, professor e arquiteto urbanista, disse que a realização do seminário representa a resistência da educação pública. “Nesses tempos de crise, em que a educação tem passado por desafios com suas verbas, o seminário é um avanço e abraça a comunidade,” avaliou.