
O Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas possui ênfase em Biotecnologia e está voltado para a formação de profissionais para atender a demandas crescentes no mercado de trabalho, tais como: a Biotecnologia Animal e Humana (Saúde); Biotecnologia Vegetal (Agropecuária e Agronegócios); Biotecnologia Ambiental (Controle e Preservação do Meio Ambiente) e os Processos Industriais Biotecnológicos.
Essas áreas têm como objetivo o conhecimento dos seres vivos e seus constituintes para gerar produtos de interesse socioeconômico, voltados para a melhoria da qualidade de vida da população, como por exemplo: o uso das células-tronco com aplicações terapêuticas, as práticas de congelamento de sangue de cordão-umbilical, o monitoramento ambiental pelas técnicas da biologia molecular, os alimentos transgênicos e outros, inseridos na capacitação prática do Biólogo.
O curso associa uma formação sólida nas disciplinas de base científicas, constituídas pelo tripé biologia-física-química, ao treinamento intensivo e prático, em laboratórios de Biotecnologia; Biologia; Bioquímica; Microscopia; Química e em planta-piloto de Tratamento de Efluentes.
O Biólogo assim formado poderá trabalhar em instituições públicas e privadas que atuam no campo da Biologia, com ênfase na Biotecnologia: laboratórios de análises e diagnósticos; laboratórios de controle de qualidade; hospitais; centros de pesquisa científica e tecnológica; no parque industrial e em universidades.
OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.
- Nome: Maron Galliez
- Contato: cienciasbiologicas.cmar@ifrj.edu.br / Sala dos coordenadores (21) 2566-7734
- Dias e Horários de atendimento aos estudantes: Segundas e Quartas, de10h as12h
- Perfil do Coordenador:
Professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, o atual coordenador do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas atua principalmente nas áreas de Ecologia e Biologia da Conservação, com foco em populações de mamíferos. É biólogo licenciado (em 2004) e doutor em Ecologia (em 2012) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou Pós-doutorado no Departamento de Ecologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outubro de 2012 e março de 2013. No momento, desenvolve, entre outros, o projeto "Refauna: rede de reintrodução de fauna e restabelecimento de interações ecológicas na Mata Atlântica", com o objetivo final de restabelecer populações viáveis de mamíferos de médio e grande porte em unidades de conservação no estado do Rio de Janeiro.
Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/2565281101470374