Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial

Produção Industrial

Compete ao Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial a implantação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados, bem como a especificação, a previsão e a avaliação dos resultados obtidos destes sistemas; que envolve recursos humanos, materiais e equipamentos. Sensibilidade às questões de qualidade, satisfação a clientes, confiabilidade metrológica e segurança & meio ambiente também são requisitos deste profissional, cujos conhecimentos especializados de Física, Matemática, Estatística, Informática e Metrologia revelam-se fundamentais em sua formação. De característica multidisciplinar, o curso é atualizado constantemente ao mercado e possui diferentes enfoques de estudo, mostrando-se em linha aos atuais padrões de Gestão. As disciplinas que o compõem permitirão ao formando atuar na Gestão de organizações de bens e serviços, assim como laboratórios de metrologia e indústrias em geral. O curso superior em Tecnologia da Gestão de Produção Industrial tem por objetivo formar tecnologistas com perfil gerencial para trabalhar nas indústrias do estado do Rio de Janeiro.

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Edison Cesar de Faria Nogueira
Portaria SERES/MEC Nº 1.095 DE 24/12/2015
Nilópolis - Noite
Mínimo 5 semestres e máximo 9 semestres
  • Nome: Edison Cesar de Faria Nogueira
  • Contato: edison.nogueira@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes: segundas-feiras, das 14h às 18h, e quintas-feiras, das 16h às 18h.
  • Perfil do Coordenador:

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Veiga de Almeida em 1987, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo CEFET/RJ em 1991 e em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ em 2000, com Mestrado em Sistema de Gestão, ênfase em Segurança do Trabalho na UFF em 2013. Professor convidado da Universidade Federal Fluminense no curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Possui 30 anos de experiência como Engenheiro Civil/Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, atuando nas mais diferentes atividades econômicas como Montagem Industrial, Porto, Química, Siderurgia, Metalurgia, Alimentos, Construção Civil e Varejo. Experiência de 20 anos como Perito do Juízo nas diversas Varas Trabalhistas do Estado do Rio de Janeiro.

Conselheiro e Presidente da Sociedade de Engenharia de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, Sobes Rio, nos períodos de 2015-2016 e 2017-2018 respectivamente e Conselheiro no CREA/RJ no período 2016-2018.

Desde 2012, atua como docente no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Nilópolis, nos cursos de Gestão da Produção Industrial, Técnico em Controle Ambiental e na Pós-Graduação de Gestão Ambiental.

Avaliador do MEC para Ato Autorizativo de Reconhecimento de Curso em Bacharelado de Engenharia Civil e CST em Gestão da Produção Industrial e Segurança do Trabalho.

As disciplinas que ministra aula são: Desenho Industrial, Desenho Técnico, Segurança do Trabalho, Gestão em Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social, Qualidade, Saúde e Segurança no Trabalho, e Avaliação de Risco.

Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/0410518220449682