Logo IFRJ

Licenciatura em Ciências Biológicas

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRJ - Campus Pinheiral possui 3.255 horas e um período mínimo de 8 semestres para sua integralização. O foco da formação do egresso é na atuação em sala de aula, como docente, e na orientação de projetos de educação ambiental. Entretanto, o IFRJ - Pinheiral oferece a oportunidade e possibilidade de, cumprindo 3.200 horas de componentes curriculares de Ciências Biológicas, atuar em pesquisa, projetos, análises, perícia, fiscalização, emissão de laudos e pareceres nas áreas de meio ambiente, biodiversidade, saúde, biotecnologia e produção (cf resolução CFBio nº 227/2010 - art 3º).
Localizado no maior campus do IFRJ - Pinheiral/RJ, uma fazenda de 318 hectares onde se situa uma instituição de mais de 100 anos de história, o curso oferece amplas áreas de prática, entre elas, laboratórios de análise, espaços ecológicos, museu de Ciências Naturais, Centro de visitantes, além do próprio campus, um imenso espaço de vivências e aprendizagem.

Coordenador: 
Cristiane Melo Silva Oliveira
Ato Autorizativo: 
Resolução do Conselho Superior do IFRJ nº 33, de 05/08/2019
Critérios de Seleção: 
SiSu / Transferências Externa e Interna / Portador de Diploma
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Pinheiral - Noturno
Duração do Curso: 
Mínimo 08 semestres e máximo 15 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
3.255 horas
Coordenação: 
  • Nome: Cristiane Melo Silva Oliveira
  • Contatocolicbio.cpin@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes: Terças e Quartas de 18h30 às 20h; Quintas de 18h às 19h30 . Outros horários , mediante agendamento prévio.
  • Perfil do Coordenador: 

Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro, a atual coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é bióloga licenciada (em 1995) e mestre em Biologia vegetal (em 2001) pela Universidade Estadual de Campinas, desenvolvendo pesquisa na área de Taxonomia de Melastomataceae. Atuou em atividades de gestão no período entre 2003 e 2014 como Diretora de Ensino e atua desde 1996 na Educação Profissional Técnica de Nível Médio  integrada ao Ensino Médio.  No momento, desenvolve projetos voltados para o Ensino de Ciências articulando atividades de pesquisa e divulgação científica na área de entomologia. 

Currículo na Plataforma Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9327036001919284 "

Fluxograma: 
Corpo Docente: 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS