Logo IFRJ

Licenciatura em Física - Nilópolis

Licenciatura em Física

O curso de Física, Licenciatura, objetiva a formação do Professor de Física para o Ensino Médio e Educação Profissional, com amplo domínio teórico e experimental do conteúdo específico de Física e da práxis pedagógica, criando profissionais reflexivos, competentes e críticos, capazes de promover o conhecimento científico e a disseminação da ciência.

Para além das atividades de ensino, o Licenciado estará qualificado para o planejamento e gestão educacional, desenvolvimento ou aperfeiçoamento de materiais didáticos e recursos tecnológicos para o ensino, atuação em atividades educacionais não escolares e pesquisa. Com a devida formação continuada, poderá atuar em outros contextos onde se faça necessária a presença do Físico, como no segmento industrial, nuclear e médico.

O concluinte poderá prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu, como o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, oferecido pelo IFRJ no campus Nilópolis.

 

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Coordenador: 
Marco Adriano Dias
Ato Autorizativo: 
Portaria SERES/MEC Nº 286 de 21/12/2012
Critérios de Seleção: 
Sisu / Transferências Externa e Interna / Reingresso
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Nilópolis - Noite
Duração do Curso: 
Mínimo 08 semestres e Máximo 15 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
3.334,5 horas
Coordenação: 
  • Nome: Marco Adriano Dias
  • Contato: marco.dias@ifrj.edu.br 
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes:            

Terça-feira, das 16h às 19h30; 

Quarta-feira, das 12h às 17h30;

Quinta-feira, das 12h às 17h30;

Sexta-feira, das 12h às 17h30.

  • Perfil do Coordenador:  

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Mestrado em Ensino de Física também pela UFRJ (2010) e Doutorado em Ciências/Ensino de Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. (2018).

Antes de se tornar docente com Dedicação Exclusiva ao IFRJ, atuou como professor de Física das redes particular e estadual de ensino em diferentes localidades do Rio de janeiro. Também atuou como tutor do curso a distância de Graduação em Licenciatura em Física do Consórcio CEDERJ, nas disciplinas de Instrumentação em Ensino de Física (de 2006 a 2017). Também participou como professor supervisor do programa PIBID, na altura em que foi professor de Física do Colégio Estadual Aydano de Almeida no município de Nilópolis (de 2009 a 2015).

Na área de Ensino, tem atuado na produção de material para o ensino experimental associado às metodologias de Ensino Interativo (POE, Peer Instruction e Instrução pelos Colegas) e de Ensino por Investigação. Na área de pesquisa, tem buscado compreender como as Tecnologias da Informação e Comunicação utilizadas como recurso didático no contexto STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) têm potencial para a promoção da Alfabetização Científica.

Tem participação em grupos de pesquisa Interinstitucionais e Internacionais, como o PROCIÊNCIA (IFRJ/UFRJ/CPII/SEEDUC/FAETEC) e o GIEDIF (IFRJ/UFV/UP-Portugal) que trabalham com a divulgação científica em espaços formais, não formais e informais de ensino.

Desde 2012 é professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, atuando no Curso Médio-Técnico e nos cursos de Graduação, especialmente na Licenciatura em Física, nas disciplinas de Física Geral 1 (experimental), Física Geral 3 (teórica e experimental), Física Geral 4 (experimental), Física em Sala de Aula 2, Pesquisa em Ensino de Física, TCC-II e TIC no Ensino de Física.

Está na coordenação de curso da Licenciatura em Física do campus Nilópolis desde março de 2019.

 

Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/3039235507181072

 

 

Fluxograma: 
Corpo Docente: 

Corpo Docente 2019.2

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO