Logo IFRJ

Licenciatura em Matemática - Paracambi

Licenciatura em Matemática

O curso de Matemática, Licenciatura, objetiva a formação do Professor de Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional; possibilitando ao graduando a aquisição de amplo domínio teórico, experimental e pedagógico da Matemática, além do desenvolvimento de postura investigativa, ética, crítica e capaz de produzir e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos.

Para além das atividades de ensino, o graduado estará qualificado para o planejamento e gestão educacional, desenvolvimento ou aperfeiçoamento de materiais didáticos e recursos tecnológicos para o ensino, atuação em atividades educacionais não escolares e pesquisa. Também, com a devida formação continuada poderá atuar em outros contextos onde se faça necessário este profissional, como no segmento securitário, previdenciário, financeiro, de pesquisa de mercado e industrial

O concluinte poderá prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu, como o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, oferecido pelo IFRJ no campus Nilópolis.

 

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Coordenador: 
Weverton Magno Ferreira de Castro
Ato Autorizativo: 
´Reconhecimento - Portaria SERES/MEC Nº 876 de 12/11/2015
Critérios de Seleção: 
Sisu / Transferências Externa e Interna / Reingresso
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Paracambi - Noite
Duração do Curso: 
Mínimo 8 semestres e máximo 15 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
3.424 horas
Coordenação: 
  • Nome: Weverton Magno Ferreira de Castro 
  • Contato: weverton.castro@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes:
  • Perfil do Coordenador: 

       A coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática é renovada a cada dois anos por eleição entre seus pares. O atual coordenador do curso é o Professor Weverton Magno Ferreira de Castro, formado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), com mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2013). Foi professor de escolas particulares e públicas do estado do Rio de Janeiro, na Secretaria de Educação, por 9 anos, e na Secretaria de Ciência e Tecnologia (FAETEC), por 4 anos. Durante 12 anos e meio foi tutor presencial no curso de Licenciatura em Matemática (UFF) do Consórcio CEDERJ, chegando a ser tutor coordenador durante 6 anos. Desde maio de 2014 é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Paracambi, nos Cursos Técnicos Integrados (Mecânica e Eletrotécnica) e na Licenciatura em Matemática.

          Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5652749684507338

Fluxograma: 
Projeto Pedagógico do Curso: 
Corpo Docente: 

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO