Logo IFRJ

Licenciatura em Química - Duque de Caxias

Licenciatura em Química

O curso de Química, Licenciatura, objetiva a formação do Professor de Química para o Ensino Médio e Educação Profissional; possibilitando a aquisição de amplo domínio teórico, experimental e pedagógico da Química, além do desenvolvimento de postura investigativa, ética, crítica e capaz de produzir e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos.

Para além das atividades de ensino, o Licenciado em Química estará qualificado para atuar no planejamento e gestão educacional, no desenvolvimento ou aperfeiçoamento de materiais didáticos e recursos tecnológicos para o ensino, em atividades educacionais não escolares e em atividades específicas dos profissionais Químicos, conforme regulamentação profissional, nos diferentes segmentos da economia.

O concluinte poderá prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu, como o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, oferecido pelo campus Nilópolis ou o Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, oferecido pelo campus Maracanã.

 

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Coordenador: 
Maria Celiana Pinheiro Lima
Ato Autorizativo: 
Portaria SERES/MEC nº 1.095 de 24/12/2015
Critérios de Seleção: 
Sisu / Transferências Externa e Interna / Reingresso
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Duque de Caxias - Manhã
Duração do Curso: 
Mínimo 8 semestres e máximo 15 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
3.254 horas
Coordenação: 
  • NomeAline Maria dos santos Teixeira
  • Contatolicquimica.cduc@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes:
  • Perfil do Coordenador: 

    Possui graduação em Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológica pela Universidade de Mogi das Cruzes (2003), Mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e graduação em Licenciatura em Matemática pelo Progressão Especial de Formação Pedagógica de Docente pela Universidade Cruzeiro do Sul (2017)

    Atuou durante dois anos no Ensino Médio-Técnico como Professora substituta na disciplina de Química Analítica Qualitativa e Química Analítica Qualitativa Experimental, no IFRJ campus Rio de Janeiro.

    Desde de abril de 2014 é professora Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias, onde atua nos Cursos Técnicos Concomitantes (disciplinas teórico-experimentais) na disciplina de Química Analítica Qualitativa I e II. Atua no Curso de Licenciatura em Química desde 2014 nas disciplinas de Química Analítica I, Química Analítica Experimental I e Introdução à Mineralogia.

    Suas áreas de pesquisa são análise de minerais e desenvolvimento de novos/alteração de processos industriais inorgânicos, minerais industriais no estudo de agrominerais, Tratamento de Resíduos de Laboratório Químico, Formação de Professores e Obtenção de Materiais Didáticos. Atua também em editais da pesquisa e é coordenadora do projeto intitulado “Gestão de Resíduos Químicos Produzidos no Laboratório de Ensino de Química Analítica do IFRJ Campus Duque de Caxias” e é líder do grupo de pesquisa autorizado pelo CNPq “Grupo de Pesquisa Educação Química, Ciências e Aplicações Tecnológicas”.

    Atua como parecerista avaliando os projetos do PIBICT e Pró-Ciência e os respectivos relatórios destes programas dos bolsistas de iniciação científica e pesquisadores do IFRJ.

    Participa dos principais eventos da área de Química do país (Congresso Brasileiro de Química, Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Simpósio dos Profissionais do Ensino de Química, Encontro Regional de Ensino de Química), onde são divulgados os seus trabalhos de pesquisa e dos alunos de iniciação científica do IFRJ campus Duque de Caxias.

         Currículo na Plataforma Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750454U3

Fluxograma: 
Projeto Pedagógico do Curso: 
Corpo Docente: 

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO