
O curso de pós-graduação lato sensu em Educação e Novas Tecnologias busca responder à crescente demanda do setor educacional pela formação continuada de seus profissionais, em um contexto de incessantes mudanças, decorrentes, principalmente, dos avanços obtidos no campos das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).
Público-alvo: A especialização em Educação e Novas Tecnologias almeja oferecer capacitação para pessoas atuantes nas diferentes modalidades de educação, sem restrição por área de conhecimento. Nesse sentido, seu público-alvo são professores de ensino fundamental, médio, técnico e superior, ou egressos de cursos de licenciatura, além de outros profissionais de ensino, como os técnico-administrativos, que desejem aprimorar-se na prática pedagógica à luz dos desafios trazidos pelos avanços técnicos.
Coordenação do curso: Profª Drª Andrea Rizzotto Falcão
Vice-coordenação: Profª Drª Etiane Araldi
E-mail da coordenação do curso: edutec.cnit@ifrj.edu.br
Secretária(o) da pós-graduação: Keila Pirovani da Silva Freitas
E-mail da secretaria do curso: sa.cnit@ifrj.edu.br
Local: Campus Niterói - Estrada Washington Luís - Sape, Niterói - RJ, 24310-000.
Telefone da secretaria de pós-graduação:
Modalidade: Híbrida (presencial com parte da carga horária a distância), ou seja, com uma parte de sua carga horária a ser cumprida através de encontros presenciais e outra parte através de encontros e atividades remotas síncronas e/ou assíncronas.
● Carga horária presencial: 180 horas
● Carga horária a distância: 180 horas
Horário do curso: As aulas presenciais acontecerão uma vez por semana, aos sábados, contando com nove horas de aula semanais, nos turnos matutino (das 8 h às 12:30 h) e vespertino (das 13:30 h às 18 h).
Carga horária do curso: 360 horas
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
Versões anteriores
Resolução nº 30/2018 - Aprova Especialização em Educação e Novas Tecnologias Campus Niterói
O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ.
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
Linha de Pesquisa 1: EDUCAÇÃO E CIDADANIA NO CONTEXTO DIGITAL
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Projetos de pesquisa associados:
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Projeto 1 – Territórios digitais Este projeto tem como proposta identificar e mapear espaços e territórios virtuais na contemporaneidade refletindo criticamente sobre as dinâmicas de produção e troca de informação, interação e formação de identidades individuais e coletivas. O horizonte teórico e metodológico do projeto fundamenta-se no conceito de “redes” como uma lógica que regulamentaria, de forma flexível e autoexpansível, diferentes dimensões da vida humana na contemporaneidade. Docentes envolvidos:
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Projeto 2 – Educação lúdica: novas ferramentas de ensino-aprendizagem O principal objetivo deste projeto é identificar jogos e outros recursos digitais utilizados na educação, discutindo e analisando diversas dimensões do processo de gameficação das dinâmicas educacionais e sua utilização na facilitação de processo de ensino-aprendizagem. O projeto busca abranger não apenas jogos didáticos, mas quaisquer ferramentas que se valham do apelo lúdico para envolver os alunos na construção de saberes. Nesse sentido, incluem-se também neste tópico o uso de aplicativos ou plataformas virtuais em sala de aula ou a robótica aplicada ao aprendizado. Docentes envolvidos:
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Projeto 3 – Interatividade e participação nos meios digitais O objetivo deste projeto é analisar ferramentas, práticas e teóricas, que habilitem professores e alunos a dimensionar sua ação no universo online, tanto na esfera individual quanto na coletiva, entendendo o movimento de inclusão digital de modo abrangente. Leva-se em consideração ainda que a inclusão digital não se dá meramente a partir do acesso aos sistemas informáticos e telemáticos, mas através do desenvolvimento de habilidades tais como a leitura de imagens e textos como hiperlinks, ferramentas importantes na construção da identidade e do exercício cidadania nos contextos digitais. Docentes envolvidos: Milla Benicio Ribeiro de Almeida Câmara
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Linha de Pesquisa 2: PROCESSOS E PRÁTICAS CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS – LINGUAGENS ARTÍSTICAS, PRÁTICAS EXPRESSIVAS E CULTURA DIGITAL
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Projetos de pesquisa associados:
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Projeto 4 - Políticas públicas de educação e tecnologia Este projeto se propõe a mapear, analisar e discutir criticamente políticas públicas e outros instrumentos que almejem a regulamentação, o incentivo, o fomento e financiamento de projetos, práticas e produtos voltados para o desenvolvimento e implementação de iniciativas ligadas ao uso das tecnologias digitais em espaços de educação formal e não formal. Docentes envolvidos: |
Projeto 5 - Cognição inventiva e dispositivos tecnológicos O projeto busca articular o uso de tecnologias digitais na educação, a partir de uma concepção inventiva da cognição, no sentido de deslocar as práticas de ensino-aprendizagem da mera solução de problemas. Tal esforço baseia-se teoricamente na perspectiva de que a aprendizagem é produzida nas práticas. Metodologicamente, visa a desenvolver atividades de pesquisa-intervenção em espaços educativos formais e não formais, por meio de oficinas, em que são produzidas experiências com dispositivos tecnológicos, que articulam cognição, percepção e afeto, em uma lógica participativa, nas quais tanto os sujeitos de pesquisa como os pesquisadores descrevem e analisam as práticas e seus efeitos nos coletivos e instituições envolvidos no projeto. Docentes envolvidos: Marcelo Japiassu Ramos
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Projeto 6 - Etnografias digitais O projeto tem como eixo principal elaborar diagnósticos circunstanciados dos efeitos positivos e negativos do uso das tecnologias digitais na contemporaneidade refletindo sobre os argumentos teóricos e práticos que sustentam estas iniciativas. Busca, ainda, por meio de trabalhos de campo e da análise etnográfica, mapear e identificar oportunidades, benefícios, dilemas e desafios, bem como os agentes e instituições envolvidos nestes processos. Docentes envolvidos: |
Primeiro semestre – Disciplinas obrigatórias |
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CÓD |
Disciplina |
CH/CRED |
Professor |
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Sociedade, educação e tecnologia |
30 – 2C |
Milla Benicio R. de Almeida Câmara |
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Tecnologias da Informação e Comunicação, Software Educacional e Ambientes Virtuais |
30 – 2C |
Hélvio Jerônimo Junior |
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Metodologia da pesquisa |
30 – 2C |
Andrea Rizzotto Falcão |
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Desenvolvimento de jogos e aplicativos educacionais |
30 – 2C |
José Marcelo Velloso de Oliveira |
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Teorias da aprendizagem no contexto digital |
30 – 2C |
Marcelo Japiassu Ramos |
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Construção de web sites e ambientes online de ensino |
30 – 2C |
Helvio Jerônimo Jr. |
Segundo semestre – Disciplinas obrigatórias |
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CÓD |
Disciplina |
CH/CRED |
Professor |
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Recursos audiovisuais aplicados à educação |
30 – 2C |
Andrea Rizzotto Falcão |
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Jogos didáticos |
30 – 2C |
Felipe dos Santos Lima de Barros |
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Incorporação das TICs na elaboração de aulas |
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Vanessa Moreno da Mota |
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Práticas inovadoras de ensino-aprendizagem |
30 – 2C |
Andrea Rizzotto Falcão |
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Robótica educacional |
30 – 2C |
José Marcelo Velloso de Oliveira |
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Elaboração de projeto |
30 – 2C |
Milla Benicio R. de Almeida Câmara |
Terceiro semestre |
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CÓD |
Disciplina |
CH |
Professor |
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Trabalho de conclusão de curso I |
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Orientadores |
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1. Andrea Rizzotto Falcão Doutorado em Ciências Sociais e Antropologia (UERJ)
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2. Etiane Araldi Doutorado em Psicologia Social (UERJ)
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3. Felipe dos Santos Lima de Barros Doutorado em Antropologia Social (UFRJ) |
4. Giuliano Djahjah Bonorandi Doutorado em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ) |
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5. Hélvio Jerônimo Junior Mestrado em Engenharia de Produção (UENF)
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6. José Marcelo Velloso de Oliveira Mestrado profissional em matemática (Profmat) (UFRRJ) |
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7. Milla Benicio Ribeiro de Almeida Câmara Doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ) |
8. Marcelo Japiassu Ramos Mestrado em Geografia (UFF) |
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9. Vanessa Moreno Mota Doutorado em LInguística Aplicada (UFRJ) |
TCCs da turma de 2022
TCC: Do presencial ao virtual: experiências e percepções de educadores na transição para o Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia de COVID-19
Autor(a): Alan Navarro Fernandes
Orientador(a): Milla Benicio Câmara
TCC: Cinema negro e educação: um mapeamento de teses e dissertações (2003-2022)
Autor(a): Bruno Gonçalo Penedo Souza
Orientador(a): Giuliano Djahjah
TCC: A percepção dos professores de inglês da educação básica do Estado do Rio de Janeiro sobre o uso de jogos e gamificação na sala de aula
Autor(a): Gabriel Amorim Ribeiro Pimentel
Orientador(a): Vanessa Mota
TCC: As novas tecnologias e a formação de professores: uma análise dos cursos de pedagogia de universidades do Estado do Rio de Janeiro
Autor(a): Kesia Dos Santos Rodrigues
Orientador(a): Vanessa Mota
TCC: A produção acadêmica em Ciência da Informação sobre as tecnologias digitais: uma análise bibliométrica entre os anos de 2018 e 2023
Autor(a): Raquel Fernandes Tavares
Orientador(a): Milla Benício Câmara
TCC: O uso do Google Sites como ferramenta na promoção do ensino de geografia pós pandemia
Autor(a): Rodrigo Alexandre de Sousa
Orientador(a): José Marcelo Velloso
TCCs da turma de 2021
TCC: Hack[ando] a floresta: educação, ciência e natureza. abordagens transdisciplinares na aprendizagem tecnológica”.
Autor(a): Filipe Miranda Machado
Orientador(a): Giuliano Djahjah
TCC: “Grupos do Facebook aplicados ao Processo de Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior – Uma Revisão de Escopo
Autor(a): Ítalo de Paula Casemiro
Orientador(a): Milla Benício Câmara
TCC: “Useless machines como interface entre a arte e o ensino de novas tecnologias: um relato de experiência”
Autor(a): João Manoel da Silva Pereira
Orientador(a): Andréa Falcão
TCC: Ensino remoto e os desafios da escola pública: um estudo de caso sobre a capacitação de professores do município do Rio de Janeiro no período emergencial.
Autor(a): Laura Águia de Souza
Orientador(a): Heloise Thompson
TCC: Google Maps como ferramenta didática na promoção do pensamento geográfico
Autor(a): Mônica Ramos Domingues Carneiro
Orientador(a): Marcelo Japiassu Ramos
TCC: “A gestão pedagógica e a inserção das TDICs no ambiente escolar: um estudo de caso na Rede Municipal de Educação da Cidade de Rio Bonito”.
Autor(a): Rafael da Silva Ferreira
Orientador(a): Heloise Thompson
TCC: Rodas de conversa online: uma alternativa para trabalhar competências socioemocionais com estudantes de Ensino Médio
Autor(a): Vanessa Cerqueira Porto
Orientador(a): Etiane Araldi
TCC: “E o educativo, onde está? Reflexões sobre presença e atuação do setor educacional do MAM Rio nas plataformas digitais durante a pandemia do Covid-19.”
Autor(a): Wesley de Souza Ribeiro
Orientador(a): Andréa Falcão
TCCs da turma de 2020
TCC: O olhar docente sobre o uso das novas tecnologias como ferramenta didática pedagógica na educação infantil durante a pandemia do novo coronavírus. Autor(a): Ana Beatriz Maia Rosa Orientador(a): Heloise Thompson
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TCC: Narrativas do professor em tempos de pandemia: a ressignificação do trabalho docente Autor(a): Barbara Freitas De Souza Orientador(a): Etiane Araldi
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TCC: A gestão pedagógica e a inserção das TDICs no ambiente escolar: um estudo de caso na Rede Municipal de Educação da Cidade de Rio Bonito Autor(a): Jéssica Nadilza Santos e Santos Orientador(a): Etiane Araldi
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TCC: Uso de jogos digitais para o ensino dos biomas brasileiros em Geografia: uma análise do aplicativo Conheça os Biomas. Autor(a): Luciana Carolino Ferreira Orientador(a): Marcelo Japiassu / José Marcelo Velloso
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TCC: O livro digital como instrumento educativo no ensino das linguagens visuais Autor(a): Luis Felipe Costa de Andrade Orientador(a): Andréa Falcão
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TCC: Projetos audiovisuais no ambiente escolar: Macacucine um estudo de caso Autor(a): Marina Corrêa Espogeiro Orientador(a): Andréa Falcão
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TCC: IFRJ Apresenta: o audiovisual como ferramenta de letramento midiático Autor(a): Raphael Azevedo Silva Orientador(a): Milla Benício Câmara
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TCC: Educação digital: um levantamento de aplicativos voltados para o ensino de biologia no ensino médio. Autor(a): Viviani Frazão do Carmo Silva Orientador(a): Milla Benício Câmara
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Em sua segunda edição, o Seminário de Práticas Inovadoras de Ensino-Aprendizagem teve como proposta apresentar e refletir sobre práticas inovadoras articuladas ao campo da Educação Popular. Tendo como referência conceitual a perspectiva freireana, sintetizada por Carlos Rodrigues Brandão, o encontro buscou através de experiências práticas, discutir as seguintes questões:
- Como os grupos de educação popular e movimentos sociais estão incorporando as novas tecnologias em suas práticas?
- Como a educação popular amplia os sentidos de tecnologia e a relação da educação com o trabalho e os modos de produção?
- Quais as contribuições metodológicas e pedagógicas da educação popular para (re)pensarmos as relações da educação com as tecnologias?
Nesta edição tivemos os seguinte programação:
Dia 02 de fevereiro de 2022
19:00 - Apresentação - Inovações no pensar e fazer escola - Andréa Falcão; Etiane Araldi e Thais Oliveira, IFRJ campus Niterói
19:20 - Carlos Rodrigues Brandão
19:40 - Daniela Mussi - Rede Emancipa
20:00 - Thiago Camargo - ex-professor Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Cabo Frio (IPCF)
20:20 - Valter de Jesus Leite - Escolas Itinerantes do Paraná do Movimento Sem Terra
20:40 - Interação com o público com uso de plataformas virtuais, perguntas, dinâmica com os estudantes e alunos do curso, e público externo.
Em sua segunda edição o evento contou com 347 inscritos.
O Seminário de Práticas Inovadoras de Ensino-Aprendizagem é um evento do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Novas Tecnologias do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Niterói. A iniciativa é uma ação conjunta das professoras da disciplina “Práticas inovadoras de ensino-aprendizagem”, com apoio da Coordenação do curso em parceria com o Laboratório de Cultura Digital - grupo de pesquisa do programa registrado no CNPQ. A proposta faz parte, também, das atividades do projeto apresentado ao Programa de Incentivo e Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação (PIAPG/IFRJ) e visa contribuir para estruturar e fortalecer as atividades do nosso programa e as ações de pesquisa no Campus. O Seminário tem como objetivo geral apresentar, divulgar e fomentar experiências inovadoras de ensino-aprendizagem que de alguma forma se relacionem com o uso de tecnologias, sejam elas digitais, analógicas ou manuais, abrindo assim espaço para discussões e reflexões mais amplas sobre como os professores/educadores, e as instituições educacionais de uma forma geral, vêm experimentando e incorporando recursos tecnológicos em suas práticas e projetos educativos.
Em termos teóricos, a proposta do Seminário está alinhada também com o conceito de ”práxis pedagógica” proposto por Paulo Freire (2013). O conceito de “práxis” em Freire remete à ideia de transformação da realidade e à produção crítica da história, já que a perspectiva freireana se concretiza na revisão da relação teoria-prática, da relação professor-aluno e das dinâmicas das instituições de ensino como a escola.
Nesta edição tivemos os seguinte programação:
Dia 08 de junho de 2021
19:00 - Apresentação - Inovações no pensar e fazer escola - Andréa Falcão; Etiane Araldi, IFRJ campus Niterói
19:20 - Pedagogia de Cortejos: experiências da Escola Municipal José Calil Ahouagi - Gisela Pelizzoni e Gustamara Vieira, Juiz de Fora - MG
20:10 - Experiências Hornero: dispositivos para o uso criativo da tecnologia - Ernesto Donas, UDELAR e Francisco Lapetina, Montevideo, Uruguay
20:40 - Interação com o público com uso de plataformas virtuais, perguntas, dinâmica com os estudantes e alunos do curso, e público externo
Dia 09 de junho de 2021
19:00 - Apresentação Andréa Falcão; Etiane Araldi, IFRJ campus Niterói
19:10 - Jogos digitais e a construção de narrativas da diferença na educação Vanessa Maurente, UFRGS
19:40 - Experiências do Curso Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino Risiberg Teixeira; Carmem Helena das Chagas, IFRJ campus Arraial do Cabo
19:55 - Práticas de ensino - um olhar multidisciplinar Evelyn Morgan; Eros Amaral; Fábio Contrera; Júlio Gallio, IFRJ campus Arraial do Cabo
20:10 - Experiência discente - Jogo educativo no ensino e aprendizagem dos conceitos de geometria plana - Tieli Laguna, IFRJ campus Arraial do Cabo
20:25 - Interação com o público com uso de plataformas virtuais, perguntas, dinâmica com os estudantes e alunos do curso, e público externo.
Em sua primeira edição o evento contou com 315 inscritos.
O Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias visa ser um espaço especial de apresentação dos projetos de pesquisa dos alunos para os colegas e professores do curso, pensado como atividade interna de qualificação das propostas de pesquisa através do debate e compartilhamento de ideias.
A iniciativa foi uma ação conjunta da professora das disciplinas de Metodologia Científica e Projetos, com apoio da Coordenação do curso, e fez parte também das atividades do projeto apresentado ao Programa de Incentivo e Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação / PIAPG/IFRJ para estruturar e fortalecer as atividades do Programa de Pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias do campus Niterói.
O evento busca ainda preparar os alunos para futuras apresentações em público, tanto em congressos como em seminários externos, familiarizando-os com as diversas formas de comunicação acadêmica. Sua realização visa também contribuir para a qualificação do PPG promovendo a consolidação do grupo de pesquisa através da divulgação da produção dos docentes e discentes. Com isso acreditamos estar promovendo, não só, trocas significativas e novas oportunidades de trabalho, mas ampliando os horizontes dos estudantes para que deem continuidade a seus estudos e consolidem sua trajetória acadêmica.
Acreditamos que estas participações são importantes momentos de troca e funcionam ainda como evento de capacitação interna da equipe e podem contribuir significativamente para o aprimoramento das estratégias de orientação.
Do primeiro seminário participaram:
Alessandra Merat - Meu trabalho animado: um estudo de caso sobre o projeto Anima Escola
Ana Beatriz Maia Rosa - Os desafios enfrentados pelos docentes da educação infantil na rede municipal de Niterói diante da pandemia do coronavírus
Ana Paula Figueiredo Lima Gonçalves - Aplicativo para dispositivos móveis e seu uso como suporte para as aulas de Matemática no Ensino Médio
Barbara Freitas de Souza - Narrativas do professor em tempos de pandemia: a ressignificação do trabalho docente
Cleia Ferreira Marcelino - Galeria virtual: um instrumento pedagógico digital para a divulgação do trabalho de artistas afro-brasileiros em contextos escolares
Daniela Gracias Godinho - Ensino remoto emergencial: as mudanças na prática docente durante a pandemia da Covid-19
Jéssica Nadilza Santos e Santos - Vídeo participativo online: produção audiovisual participativa sob a lógica da aprendizagem inventiva
Leonardo Campos de Souza Silva - Gamificação como estratégia de apoio ao ensino de Matemática Financeira no Ensino Fundamental: um estudo de caso
Luciana Carolino Ferreira - Uso dos jogos digitais para o ensino dos biomas brasileiros em Geografia
Luis Felipe Costa de Andrade - O livro digital como instrumento educativo no processo de ensino-aprendizagem das linguagens visuais
Marina Correa Espogeiro - Ma cacuCine: projetos audiovisuais no ambiente escolar, um estudo de caso
Raphael Azevedo Silva - Um curso de utilização do audiovisual e das redes sociais como ferramentas de multiletramentos
Rossane Merat - O uso da Robótica em sala de aula: uma análise a partir do programa Turma da Robótica
Vanessa Monteiro Ribeiro - Desenvolvimento de aplicativo multidisciplinar para o aprendizado sobre modelos atômicos em aulas de Química para o primeiro ano do Ensino Médio
Viviani Frazão do Carmo Silva - Levantamento sobre aplicativos disponíveis para sistema operacional android e possível aplicabilidade no ensino de Ciências
Yule dos Banhos de Souza - Midiatecando: um guia para bibliotecários midiáticos
Professores: Andréa Falcão, Etiane Araldi, Felipe Barros, Helvio Jr., Jonas Lana, Luiz Felipe Oliveira, Marcelo Japiassu, José Marcelo Veloso, Milla Benício, Vanessa Mota
Organizadores: Andréa Falcão, Etiane Araldi, Jonas Lana
Do segundo seminário participaram::
Filipe Miranda Machado - Hack[ando] a floresta: educação, ciência e natureza. abordagens transdisciplinares na aprendizagem tecnológica
Ítalo de Paula Casemiro - Grupos do Facebook aplicados ao Processo de Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior – Uma Revisão de Escopo
João Manoel da Silva Pereira - Useless machines como interface entre a arte e o ensino de novas tecnologias: um relato de experiência
Laura Águia de Souza - Ensino remoto e os desafios da escola pública: um estudo de caso sobre a capacitação de professores do município do Rio de Janeiro no período emergencial.
Mônica Ramos Domingues Carneiro - Google Maps como ferramenta didática na promoção do pensamento geográfico
Rafael da Silva Ferreira - A gestão pedagógica e a inserção das TDICs no ambiente escolar: um estudo de caso na Rede Municipal de Educação da Cidade de Rio Bonito.
Vanessa Cerqueira Porto - Rodas de conversa online: uma alternativa para trabalhar competências socioemocionais com estudantes de Ensino Médio
Wesley de Souza Ribeiro - E o educativo, onde está? Reflexões sobre presença e atuação do setor educacional do MAM Rio nas plataformas digitais durante a pandemia do Covid-19.
Organizadores: Andréa Falcão
Manual de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos do IFRJ - https://portal.ifrj.edu.br/publicado-manual-apresentacao-trabalhos-academicos-ifrj
Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao