O curso de pós-graduação em Educação Física Escolar objetiva proporcionar aos alunos, que atuam ou venham a atuar na educação básica, uma formação continuada de qualidade, articulando a produção do conhecimento com práticas pedagógicas inovadoras, contribuindo para uma intervenção profissional crítica e criativa.
Público-alvo: Licenciados em Educação Física
Coordenação do Curso: Ana Beatriz Correia de Oliveira Tavares
Vice-coordenação: Ingrid Ferreira Fonseca
E-mail da coordenação: efesc@ifrj.edu.br
Secretária(o) da pós-graduação:
E-mail da secretaria:
Local: Campus Duque de Caxias. Endereço: Av. República do Paraguai, nº 160, Sarapuí, Duque de Caxias.
Telefone da Secretaria de Pós-graduação: 2784-6120
Horários e dias do curso: 6ª feiras – das 7:30h às 12:30h e 13:30h às 18:30h.
Carga horária: 360h
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ.
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
LINHA DE PESQUISA 1 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS
|
|
Projetos de pesquisa associados:
|
Projeto 1 – Currículo/Planejamento/Avaliação Este projeto investiga as políticas educacionais das distintas esferas governamentais, suas influências na gestão, na elaboração dos planejamentos, do currículo e dos processos avaliativos nos diferentes níveis de ensino. Contextualiza a realidade sócio-histórica da construção e implementação de políticas públicas educacionais, baseada nas correntes pedagógicas da educação e da educação física, associando-se à reprodução, emancipação, submissão e o empoderamento dos sujeitos através das políticas públicas educacionais. Docentes envolvidos: |
Projeto 2 - Educação Física e Promoção da saúde Esta linha tem como principais objetivos analisar a relação entre Educação Física Escolar e a Promoção da Saúde, bem como avaliar o impacto de programas, ações e projetos de promoção da saúde dentro e fora da escola e analisar as condições de vida e saúde e sua relação com os contextos sociais. Intenta integrar diferentes áreas do conhecimento como Fisiologia, Epidemiologia e Demografia na produção de dados primários e na utilização de dados secundários de pesquisa. Docentes envolvidos: |
|
LINHA DE PESQUISA 2 - COTIDIANO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
|
|
Projetos de pesquisa associados:
|
Projeto 3 - Diversidade cultural e corpo Este projeto Esta linha de pesquisa tem como principais objetivos investigar, analisar e discutir os processos sociais contemporâneos que envolvem o corpo e seus aspectos sócio-filosóficos e suas relações com a Educação Física escolar. Identificar e refletir acerca da diversidade cultural e suas correlações com a escola brasileira, mais intimamente com as aulas de educação física. Docentes envolvidos:
|
Projeto 4 – Cultura Corporal do movimento Este projeto visa refletir sobre a cultura corporal do movimento como um processo cultural e educacional, considerando-se os contextos socioculturais dos alunos e suas diferenças. Tem-se interesse em problematizar as dificuldades e facilidades encontradas no trato dos conteúdos nas aulas de educação física escolar entre os diferentes segmentos educacionais. Docentes envolvidos:
|
1º SEMESTRE |
|||
Disciplina |
Créditos |
Carga horária |
Professor |
Metodologia da Pesquisa |
2 |
30h |
Ana Tavares
|
Epistemologia da Educação Física |
2 |
30h |
Jorge Oliveira |
Educação Física Escolar e Promoção da Saúde I |
2 |
30h |
Israel Souza |
O Corpo e a Educação Física Escolar |
2 |
30h |
Marcelo Sayão |
Tópicos Especiais (Referenciais teóricos diversificados) |
3 |
45h |
Ana Beja |
Seminário de Pesquisa I |
1 |
15h |
Ana Tavares |
TOTAL |
12 |
180h |
|
2º SEMESTRE |
|||
Disciplina |
Créditos |
Carga horária |
Professor |
Seminário de Pesquisa II |
2 |
30h |
Ana Tavares |
Metodologia da EF I (Educação infantil/ Ensino fundamental) |
3 | 45h | Ingrid Fonseca Edson Farret |
Metodologia da EF II (Ensino Médio e EJA) |
3 |
45h |
Gabriela Conceição |
Cultura, Diversidade e Educação Física Escolar |
2 |
30h |
Ingrid Fonseca |
Educação Física Escolar e Promoção da Saúde II |
2 |
30h |
Fernanda Toste |
TOTAL |
12 |
180h |
|
3º SEMESTRE |
|||
Disciplina |
Créditos |
Carga horária |
Professor |
TCC I |
0 |
0 |
Ana Tavares |
|
1. Ana Beatriz Correia de Oliveira Tavares Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ) |
|
2. Ana Carla dos Santos Beja Mestrado em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ) |
3. Ana Carla Leocádio de Magalhães Doutoranda em Nutrição (UFRJ) |
|
4. Edson Farret da Costa Junior Mestrado em Ciências da Atividade Física (UNIVERSO) |
|
5. Fernanda Pereira Toste Izidoro Doutorado em Ciências Cardiovasculares (UFF) |
|
6. Gabriela Conceição de Souza Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ) |
|
7. Ingrid Ferreira Fonseca Doutorado em Antropologia (UFF) |
|
8. Israel Souza Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública (FIOCRUZ) |
|
9. Jorge Oliveira dos Santos Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ) |
|
10. Leandro Gouveia Almeida Mestrado em Educação (UFF) |
|
11. Marcelo Nunes Sayão Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ) |
2018
TCC: ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO/DESMOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO CURSO NORMAL DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CARLOS PASQUALE, EM NILÓPOLIS, QUANTO À APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM VISTAS À SUA PRÁTICA FUTURA COMO PROFESSOR GENERALISTA.
Autor(a): Ana Cristina de Santana Dias Lima
Orientador(a): Profª Drª Fernanda Pereira Toste Izidoro
TCC: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE NOS NARRAM OS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA VERA LUCIA TAVARES ROMÃO SOBRE OS JOGOS ESTUDANTIS DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS
Autor(a): Andreia Teixeira Lopes
Orientador(a): Profº. Ms. Leandro Gouveia Almeida
TCC: O PODER (SOCIAL) DO CORPO ATUANTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a): Bethânia Ribeiro Ferreira
Orientador(a): Prof. Ms. Edson Farret
TCC: PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO NO IFRJ
Autor(a): Bruno de Oliveira Costa
Orientador(a): Profª. Drª. Ana Beatriz Correia de Oliveira Tavares
TCC: VIOLÊNCIA E AGRESSIVIDADE DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ONDE SE TRABALHA O JOGO
Autor(a): Hugo da Cruz Batista Vizeu
Orientador(a): Profª Drª Gabriela Conceição de Souza
TCC: EDUCAÇÃO FÍSICA NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, TER OU NÃO TER: o caso do município de Magé/RJ
Autor(a): Jorge Daniel Miguel Elpidio
Orientador(a): Prof. Dr. Marcelo Nunes Sayão
TCC: A importância dos jogos populares nas aulas de Educação Física no 6° ano do ensino fundamental.
Autor(a): Marcelo Oliveira de Souza
Orientador(a): Profª. Drª. Ingrid Ferreira Fonseca
TCC: LÚDICO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma revisão sistemática das intervenções na escola
Autor(a): Natália Teles Martins Monteiro
Orientador(a): Prof. Dr. Israel Souza
TCC: AS PERCEPÇÕES OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A QUADRA ESPORTIVA
Autor(a): Ricardo Pinto Fontão
Orientador(a): Profª. Drª. Ana Beatriz Correia de Oliveira Tavares
TCC: OS MESTRES POPULARES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: FOMENTO DA TRANSMISSÃO ORAL JUNTO A EDUCAÇÃO FORMAL
Autor(a): Rodrigo Magalhães Vieira
Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Oliveira dos Santos
TCC: ANÁLISE CURRICULAR DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Autor(a): Simone Aparecida Gomes de Carvalho
Orientador(a): Profª. Ms. Ana Carla dos Santos Beja
TCC: ESCOLA E TREINAMENTO: a rotina dos alunos-atletas no ambiente escolar
Autor(a): Thiago Nolasco Corrêa
Orientador(a): Prof.ª Drª. Gabriela Conceição de Souza
TCC: A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM AFROPERSPECTIVA: uma revisão sistemática a partir da lei 10639/2003
Autor(a): Wallace dos Santos Freitas
Orientador(a): Profª. Drª. Ingrid Ferreira Fonseca
Seminário de Educaçao Fisica do IFRJ (Aguarde a programação)
Caminhada virtual com um canal no YouTube do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Práticas Corporais, Esporte e Sociedade (Neppces).