Logo IFRJ

Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Campus Volta Redonda (Presencial)

Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Informações Gerais: 

Público-alvo: Profissionais graduados em Matemática, Biologia, Química, Ciências, Física e áreas afins.

Coordenação: Aline Intorne

Vice-coordenação: 

E-mail coordenação do curso: ceecm.cvr@ifrj.edu.br

Secretária da Pós-Graduação: Iaslin Tavares Franklin 

E-mail da secretaria: sepg.cvr@ifrj.edu.br

Local: IFRJ/campus Volta Redonda, situado na Rua Antônio Barreiros 212, Bairro Aterrado - Volta Redonda e no ICEx – Pólo UFF, situado na Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, 783, Bairro Aterrado - Volta Redonda.

Telefone da Secretaria de Pós-graduação:​ (24) 3356-9101

Horário do curso: Sextas- feiras de 18h às 22:30h e sábados, de 8h às 12:30h e eventualmente aos sábados à tarde, das 13h:30min às 17h:30min de acordo com a necessidade do curso.

Carga horária do curso: 360h

Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

Versões anteriores

 

Processo Seletivo: 

O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ. 

Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu

 

Linhas de Projetos: 

LINHA DE PESQUISA 1 - CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Projetos associados:

 

a) Processos de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências Naturais (Ciências, Biologia, Química e Física) e Formação de Professor

Investiga os processos de ensino-aprendizagem, análise curricular e desenvolvimento de estratégias metodológicas e tecnológicas, bem como a formação de professores de Ciências a partir dos aspectos sociais e históricos da construção do conhecimento científico e os processos de divulgação e popularização da Ciência.

Docentes envolvidos: 
 

 

b) Processos de ensino-aprendizagem no ensino do Meio Ambiente e Formação de Professor

Investiga os processos de ensino-aprendizagem, análise curricular e desenvolvimento de estratégias metodológicas e tecnológicas na área de Educação Ambiental, bem como os processos de divulgação e popularização da ciência.

Docentes envolvidos: 
 

 

LINHA DE PESQUISA 2 - CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA

Projetos associados:

 

c) Processos de ensino-aprendizagem no Ensino de Física e Formação de Professor

Investiga os processos de ensino-aprendizagem, análise curricular e desenvolvimento de estratégias metodológicas e tecnológicas, bem como a formação de professores de Física a partir dos aspectos sociais e históricos da construção do conhecimento científico e os processos de divulgação e popularização da ciência.

Docentes envolvidos: 
 

d) Processos de ensino-aprendizagem no Ensino de Matemática e Formação de Professor

Investiga os processos de ensino-aprendizagem, análise curricular e desenvolvimento de estratégias metodológicas e tecnológicas no ensino, bem como a formação de professores de Matemática a partir dos aspectos sociais e históricos da construção do conhecimento e os processos de divulgação e popularização da ciência.

Docentes envolvidos: 
 

 

 

Disciplinas: 

PRIMEIRO SEMESTRE

Disciplina Carga horária semestral (h) Docentes (1semestre 2020)
Formação de professores de Ciências e Matemática  30 Letícia Piedade de Medeiros, Márcia Amira Freitas do Amaral 
Filosofia, História e Sociologia das Ciências e o Ensino 30 André Vinícius Dias Senra, Carlos Roberto Teixeira Alves
Fundamentos de Educação à Distância 30 Giovana da Silva Cardoso, Rafael Vassallo Neto
Tópicos de Ciências 30 Patrícia Maria Nassar, Paulo Roberto de Araújo Porto
Tendências Atuais no Ensino de Ciências 30 Ana Paula Damato Bemfeito, Gabriela Iris Gomes
Metodologia do Ensino de Ciências 30 Gabriela Iris Gomes, Glauce Cortêz Pinheiro Sarmento
Tecnologias no Ensino de Matemática 15 Rafael Vassallo Neto, Sebastiao Luis de Oliveira
Matemática Finita para a Educação Básica 15 Jacqueline Bernardo Pereira Oliveira, Eduardo Dessupoio Moreira Dias
Tendências em Educação Matemática 30 Marcelo, Renata Arruda Barros
Metodologia do Ensino de Matemática 30 Jacqueline Bernardo Pereira Oliveira, Sebastiao Luis de Oliveira

 

SEGUNDO SEMESTRE

Disciplina Carga horária semestral (h) Professores (2semestre 2019)
Estudos CTSA e o Ensino 30 Ana Paula Damato Bemfeito, Raquel Giffoni Pinto
Metodologia de Pesquisa Científica 30 Solange Nascimento da Silva
Divulgação Científica e o Ensino de Ciências em Espaços não Formais 30 Paulo Roberto de Araújo Porto, Cristiana do Couto Miranda, Ayrton Ferreira da Costa Junior
Papel da Experimentação em Ensino de Ciências 30 Ana Paula Damato Bemfeito, Gabriela Iris Gomes, Silverio Afonso Albino Balieiro
Meio Ambiente e Educação 30 Isaque Milton Silva Moura, Raquel Giffoni Pinto
Números e Funções para a Educação Básica 15 Renata Arruda Barros, Eduardo Dessupoio Moreira Dias
História e Filosofia da Matemática 15 Jacqueline Bernardo Pereira Oliveira, Carlos Roberto Teixeira Alves
Ensino de Geometria 30 Rafael Vassallo Neto
Seminário de Projeto I 30 Orientador

 

TERCEIRO SEMESTRE

Disciplina Carga horária semestral (h) Docentes
Seminário de Projeto II 30 Orientador

 

 

 

Corpo Docente: 

 

  

1. Aline Chaves Intorne

Doutorado em Biociências e Biotecnologia (UENF)
Linha de Atuação: 
Contato:  aline.intorne@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5000910174037991
 

 

2. Ana Paula Damato Bemfeito

Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia(UFRJ)
Linha de Atuação: 
Contato:  ana.bemfeito@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5000910174037991
 

 

3. André Seixas de Novais

Mestrado em Ensino de Matemática (UFRJ)
Linha de Atuação: 
Contato:  andre.novais@ifrj.edu.br 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2973773342450628
 

 

4. André Vinícius Dias Senra  

Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia(UFRJ)
Linha de Atuação: 
Contato:  andre.senra@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0398730417502034
 

5. Carlos Roberto Teixeira Alves

Doutorado em Filosofia, Lógica e Teoria da Ciência (PUC - SP
Linha de Atuação: 
Contato:  carlos.teixeiraalves@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2560596758099324

 

 

6. Cristiana do Couto Miranda

Doutorado em Ciências Ambientais e Florestais (UFRRJ)
Linha de Atuação: 
Contato:  cristiana.miranda@ifrj.edu.br 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9409625146753650
 

 

7. Eduardo Dessupoio Moreira Dias

Doutorado em Engenharia Elétrica (PUC-RJ)
Linha de Atuação: 
Contato:   eduardo.dias@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5654307037781606