Público-alvo: Profissionais graduados em Matemática, Biologia, Química, Ciências, Física e áreas afins.
Coordenação: Gabriela Iris Gomes
Vice-coordenação: André Vinícius Dias Senra
E-mail coordenação do curso: ceecm.cvr@ifrj.edu.br
Secretária da Pós-Graduação: Iaslin Tavares Franklin
E-mail da secretaria: sepg.cvr@ifrj.edu.br
Local: IFRJ/campus Volta Redonda, situado na Rua Antônio Barreiros 212, Bairro Aterrado - Volta Redonda e no ICEx – Pólo UFF, situado na Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, 783, Bairro Aterrado - Volta Redonda.
Telefone da Secretaria de Pós-graduação: (24) 3356-9101
Horário do curso: Sextas- feiras de 18h às 22:30h e sábados, de 8h às 12:30h e eventualmente aos sábados à tarde, das 13h:30min às 17h:30min de acordo com a necessidade do curso.
Carga horária do curso: 360h
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
Versões anteriores
- Resolução 03/2011 - Aprovar a Matriz Curricular do Curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do campus Volta Redonda
O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ.
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
LINHA DE PESQUISA 1 - CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS |
|
Projetos associados:
|
a) Processos de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências Naturais (Ciências, Biologia, Química e Física) e Formação de Professor Investiga os processos de ensino-aprendizagem, análise curricular e desenvolvimento de estratégias metodológicas e tecnológicas, bem como a formação de professores de Ciências a partir dos aspectos sociais e históricos da construção do conhecimento científico e os processos de divulgação e popularização da Ciência. Docentes envolvidos:
|
b) Processos de ensino-aprendizagem no ensino do Meio Ambiente e Formação de Professor Investiga os processos de ensino-aprendizagem, análise curricular e desenvolvimento de estratégias metodológicas e tecnológicas na área de Educação Ambiental, bem como os processos de divulgação e popularização da ciência. Docentes envolvidos:
|
|
LINHA DE PESQUISA 2 - CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA |
|
Projetos associados:
|
c) Processos de ensino-aprendizagem no Ensino de Física e Formação de Professor Investiga os processos de ensino-aprendizagem, análise curricular e desenvolvimento de estratégias metodológicas e tecnológicas, bem como a formação de professores de Física a partir dos aspectos sociais e históricos da construção do conhecimento científico e os processos de divulgação e popularização da ciência. Docentes envolvidos: |
d) Processos de ensino-aprendizagem no Ensino de Matemática e Formação de Professor Investiga os processos de ensino-aprendizagem, análise curricular e desenvolvimento de estratégias metodológicas e tecnológicas no ensino, bem como a formação de professores de Matemática a partir dos aspectos sociais e históricos da construção do conhecimento e os processos de divulgação e popularização da ciência. Docentes envolvidos:
|
PRIMEIRO SEMESTRE
Disciplina | Carga horária semestral (h) | Docentes (1o semestre 2020) |
Formação de professores de Ciências e Matemática | 30 | Letícia Piedade de Medeiros, Márcia Amira Freitas do Amaral |
Filosofia, História e Sociologia das Ciências e o Ensino | 30 | André Vinícius Dias Senra, Carlos Roberto Teixeira Alves |
Fundamentos de Educação à Distância | 30 | Giovana da Silva Cardoso, Rafael Vassallo Neto |
Tópicos de Ciências | 30 | Patrícia Maria Nassar, Paulo Roberto de Araújo Porto |
Tendências Atuais no Ensino de Ciências | 30 | Ana Paula Damato Bemfeito, Gabriela Iris Gomes |
Metodologia do Ensino de Ciências | 30 | Gabriela Iris Gomes, Glauce Cortêz Pinheiro Sarmento |
Tecnologias no Ensino de Matemática | 15 | Rafael Vassallo Neto, Sebastiao Luis de Oliveira |
Matemática Finita para a Educação Básica | 15 | Jacqueline Bernardo Pereira Oliveira, Eduardo Dessupoio Moreira Dias |
Tendências em Educação Matemática | 30 | Marcelo, Renata Arruda Barros |
Metodologia do Ensino de Matemática | 30 | Jacqueline Bernardo Pereira Oliveira, Sebastiao Luis de Oliveira |
SEGUNDO SEMESTRE
Disciplina | Carga horária semestral (h) | Professores (2o semestre 2019) |
Estudos CTSA e o Ensino | 30 | Ana Paula Damato Bemfeito, Raquel Giffoni Pinto |
Metodologia de Pesquisa Científica | 30 | Solange Nascimento da Silva |
Divulgação Científica e o Ensino de Ciências em Espaços não Formais | 30 | Paulo Roberto de Araújo Porto, Cristiana do Couto Miranda, Ayrton Ferreira da Costa Junior |
Papel da Experimentação em Ensino de Ciências | 30 | Ana Paula Damato Bemfeito, Gabriela Iris Gomes, Silverio Afonso Albino Balieiro |
Meio Ambiente e Educação | 30 | Isaque Milton Silva Moura, Raquel Giffoni Pinto |
Números e Funções para a Educação Básica | 15 | Renata Arruda Barros, Eduardo Dessupoio Moreira Dias |
História e Filosofia da Matemática | 15 | Jacqueline Bernardo Pereira Oliveira, Carlos Roberto Teixeira Alves |
Ensino de Geometria | 30 | Rafael Vassallo Neto |
Seminário de Projeto I | 30 | Orientador |
TERCEIRO SEMESTRE
Disciplina | Carga horária semestral (h) | Docentes |
Seminário de Projeto II | 30 | Orientador |
|
1. Aline Chaves Intorne Doutorado em Biociências e Biotecnologia (UENF) |
2. Ana Paula Damato Bemfeito Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia(UFRJ) |
|
3. André Seixas de Novais Mestrado em Ensino de Matemática (UFRJ) |
|
|
4. André Vinícius Dias Senra Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia(UFRJ) |
|
5. Carlos Roberto Teixeira Alves Doutorado em Filosofia, Lógica e Teoria da Ciência (PUC - SP
|
|
6. Cristiana do Couto Miranda Doutorado em Ciências Ambientais e Florestais (UFRRJ) |
|
7. Eduardo Dessupoio Moreira Dias Doutorado em Engenharia Elétrica (PUC-RJ)
|
|