
O curso tem como objetivo possibilitar a formação de especialista em Letras, em nível de pós-graduação Lato Sensu, com o intuito de: i) atender à demanda regional; ii) promover uma formação continuada que possibilite maior qualificação na atuação profissional; iii) ajudar na melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica.
Público-alvo: Graduados em geral
Coordenação do curso: Profª Drª Viviane de Guanabara Mury
Vice-coordenação:
E-mail da coordenação: ellit.cnil@ifrj.edu.br
Secretária(o) da pós-graduação:
E-mail da secretaria do curso:
Local: Campus Nilópolis - Rua Coronel Delio Menezes Porto, nº 1045, Centro, Nilópolis, CEP:26530-060
Telefone da secretaria de pós-graduação: 3236-1805
Horário do curso: 3ª feiras e sábados – das 07:10 às 12:00.
Carga horária do curso: 360 horas
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
Resolução nº 22/2018 - Aprova Especialização lato sensu em Estudos Linguísticos e Literários
O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ.
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
Linha de pesquisa 1 - ESTUDOS LINGUÍSTICOS Esta linha de pesquisa engloba estudos que tratem da descrição e da análise linguística nos variados níveis de estruturação (fonético-fonológico, morfossintático, semântico-estilístico, lexical, textual, discursivo e suas interfaces), a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, incluindo suas abordagens no contexto escolar.
|
|
Projetos associados:
|
a) Formação, estrutura e funcionamento da língua Estuda questões relacionadas à formação, à estrutura e ao funcionamento das línguas, em perspectivas sincrônicas e/ou diacrônicas, incluindo aspectos ligados à variação linguística. Investiga também as abordagens e os reflexos dessas temáticas no processo de ensino-aprendizagem de línguas. Docentes envolvidos: |
b) Práticas discursivas e letramentos Envolve estudos teóricos e empíricos sobre as práticas discursivas, como o uso dos diferentes gêneros do discurso e os mecanismos de interação verbal, a partir da linguística aplicada e das teorias do texto e do discurso. Inclui questões relativas aos processos de letramento e multiletramento. Docentes envolvidos: |
|
Linha de pesquisa 2 - ESTUDOS LITERÁRIOS Esta linha de pesquisa abrange reflexões teórico-críticas sobre o texto literário bem como investigações sobre suas abordagens nos contextos escolar e não escolar.
|
|
Projetos associados:
|
c) Teoria e crítica literárias Analisa e interpreta o discurso literário em suas variadas formas. Investiga obras e autores das literaturas brasileira e estrangeiras, do ponto de vista de diversas correntes da teoria e da crítica literárias, desde as clássicas até as contemporâneas. Compreende também estudos acerca dos próprios pressupostos teóricos que fundamentam a apreciação crítica do fenômeno literário. Docentes envolvidos: |
d) Literatura: leitura literária e ensino Estuda as práticas de leitura literária e os processos de formação do leitor literário diante de diferentes suportes, quer sejam ou não promovidos pela educação formal. Analisa, ainda, questões concernentes ao ensino de literatura na Educação Básica. Docentes envolvidos: |
PRIMEIRO SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
Nº DE CRÉDITOS |
PROFESSOR |
Estudos linguísticos |
30h |
2 |
Cassiano Santos |
Estudos sobre poética |
30h |
2 |
Tátia Áquila Rodrigo Silveira |
Norma, variação e ensino |
30 h |
2 |
Fabiana Almeida |
Estudos sobre a narrativa brasileira |
30h |
2 |
Viviane Mury |
Ensino de língua e letramento |
30h |
2 |
Claudia Teixeira Rony Leal |
Metodologia de pesquisa |
30h |
2 |
Marcel Amorim William Silva |
Carga horária total do semestre: 180 horas.
SEGUNDO SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
Nº DE CRÉDITOS |
PROFESSOR |
Estudos sobre poesia |
30h |
2 |
Dayenny Miranda |
Elaboração de material didático |
30h |
2 |
Andressa Souza |
Literatura brasileira contemporânea |
30h |
2 |
Thiago Ponce |
Análise do discurso e ensino |
30h |
2 |
Viviane Fialho |
Leitura e formação do leitor literário |
30h |
2 |
Andréa Motta Marcel Amorim |
Elaboração de projeto |
30h |
2 |
Coordenação e corpo docente |
Carga horária total do semestre: 180 horas.
TERCEIRO SEMESTRE
TCC I |
Não há |
Sem crédito |
Orientador do aluno |
|
1. Andréa da Motta Monteiro Especialização em Teoria da Literatura (UERJ) |
|
2. Andressa Menezes de Souza Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (UNICAMP) |
|
3. Cassiano Luiz do Carmo Santos Doutorado em Lingüística (UFRJ) |
|
4. Claudia de Souza Teixeira Doutorado em Letras Vernáculas (UFRJ) |
|
5. Dayenny Neves Miranda Doutorado em Letras Neolatinas (UFRJ) |
|
6. Fabiana da Silva Campos Almeida Doutorado em Letras Vernáculas (UFRJ) |
|
7. Marcel Alvaro de Amorim Doutorado em Linguística Aplicada (UFRJ) |
|
8. Rodrigo Carvalho da Silveira Doutorado em Letras Vernáculas (UFRJ) |
|
9. Rony Pereira Leal Doutorado em Educação (UFRJ) |
|