
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos Ambientais busca capacitar profissionais, atuantes nos mais diversos âmbitos organizacionais, públicos e privados, para a identificação da problemática ambiental contemporânea de forma abrangente e contextualizada, bem como qualificá-los para a elaboração, proposição e implementação de projetos relativos ao uso e à conservação do meio ambiente
Público-alvo: O curso almeja oferecer capacitação para profissionais atuantes nas diferentes áreas ambientais. Nesse sentido, seu público-alvo são profissionais com formação em qualquer área do conhecimento, que desejem atuar no gerenciamento de projetos na área ambiental, em diversos setores da economia como indústria, serviços, infraestrutura, assim como no desenvolvimento e implantação de políticas pública em todas as esferas do setor público.
Coordenação do curso: Profª Drª Andreia Maria da Anunciação Gomes
Vice-coordenação: Profª Drª Raphaela Reis C. Castro Silva
E-mail da coordenação: gpa.cnit@ifrj.edu.br
Secretária(o) da pós-graduação:
E-mail da secretaria:
Local: Campus Niterói - Estrada Washington Luís - Sape, Niterói - RJ, 24310-000.
Telefone da secretaria de pós-graduação:
Horário do curso: As aulas presenciais acontecem uma vez por semana, aos sábados, contando com nove horas de aula semanais, nos turnos matutino (das 8h às 12:30h) e vespertino (das 13:30h às 18 h)
Carga horária do curso: 360 horas
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
Resolução nº 31/2018 - Aprova Especialização em Gestão de Projetos Ambientais Campus Niterói
O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ.
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
Linha de pesquisa 1 – Educação ambiental Esta linha de pesquisa se propõe a estudar a relação entre o ser humano e seu ambiente, buscando desenvolver e compreender projetos que contemplem a participação coletiva, em diálogo com diferentes segmentos da sociedade, tais como governos e demais esferas do poder público, setores produtivos e comunidade local. Neste sentido, a linha pretende refletir sobre abordagens, concepções e metodologias de educação ambiental em espaços formais e não formais de ensino. |
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Projetos de pesquisa associados
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a) Desenvolvimento de projetos voltados para educação ambiental O objetivo deste projeto de pesquisa é planejar, estruturar e desenvolver projetos de educação ambiental em espaços formais e não formais, como escolas, museus, centros de ciências, parques, unidades de conservação, florestas, reservas extrativistas bem como empresas públicas ou privadas. Professores envolvidos: |
b) Movimentos sociais e educação ambiental Este projeto tem como objetivo investigar a educação ambiental realizada pelos diferentes movimentos sociais como os de agroecologia, economia solidária, reforma agrária, comunidades quilombolas, comunidades indígenas, geração de renda, mulheres, LGBTQI+, interseccionais, dentre outros. Professores envolvidos: |
Linha de pesquisa 2 – Políticas públicas voltadas para o meio ambiente Esta linha de pesquisa se propõe a estudar diferentes projetos ambientais que tenham relação com as políticas públicas voltadas para o meio ambiente. Desta forma, esta linha irá abordar diferentes estratégias de gestão que promovam a facilitação de processos participativos, a ocupação de espaços públicos de participação, o uso e a apropriação das legislações e certificações ambientais. |
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Projetos de pesquisa associados
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c) Ferramentas participativas e inovações em gestão Este projeto pretende investigar e desenvolver o uso de ferramentas participativas que envolvam metodologias inovadoras na gestão de diferentes políticas públicas. Professores envolvidos: |
d) Aplicações da legislação e certificações ambientais Este projeto tem como objetivo investigar a propriação e o uso das diferentes legislações e certificações ambientais, nacionais e internacionais, no tocante aos projetos ambientais. Professores envolvidos: |
Linha de pesquisa 3 – Tecnologias sociais e ambientais aplicadas Esta linha de pesquisa se propõe a estudar questões relativas à análise e solução de possíveis problemas ambientais associados ao paradigma contemporâneo de desenvolvimento que norteia a sociedade capitalista. Desta forma, abarcará questões concernentes aos desafios e dilemas desse paradigma de desenvolvimento, bem como dos usos sociais da ciência e da tecnologia tanto na superação quanto no aprofundamento destes problemas. |
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Projetos de pesquisa associados
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e) Desafios e dilemas dos modelos de desenvolvimento Este projeto se propõe a discutir e refletir sobre múltiplos desafios e dilemas do atual modelo de desenvolvimento, envolvendo temas como especulação imobiliária, conflitos ambientais urbanos, pressões sobre os ecossistemas, relação homem-natureza, ética e bioética, uso social da ciência e das tecnologias, ordenamento territorial urbano, dentre outros. Professores envolvidos: |
f) Tecnologias para resolução de problemas ambientais O presente projeto tem como objetivos investigar a avaliação e o desenvolvimento do uso de tecnologias sociais e ambientais voltadas para a resolução de problemas ambientais que impactam diretamente os diferentes ecossistemas. Professores envolvidos: |
1º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
Nº DE CRÉDITOS |
PROFESSOR |
Desenvolvimento e a Crise Socioambiental |
30h |
2 |
André Brito |
Ciência, Tecnologia e Ética |
30h |
2 |
Mariana Spacek |
Tópicos em Direito Ambiental |
15 h |
1 |
Gabriel Cunha |
Educação Ambiental |
30 h |
2 |
Andreia Gomes e Pedro Silva |
Ecologia e Conservação Ambiental |
45h |
3 |
Andreia Gomes e Pedro Silva |
Metodologia de Pesquisa |
30h |
2 |
Gustavo Simas |
2º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
Nº DE CRÉDITOS |
PROFESSOR |
Gestão de Projetos |
45h |
3 |
Raphaela Reis |
Ferramentas para Gestão Participativa |
30h |
2 |
Etiane Araldi e Edna Monteiro |
Economia Solidária e Agroecologia |
30 h |
2 |
Ligia Scarpa e Iranilde Silva |
Gestão Ambiental |
45 h |
3 |
Lívia Costa e Gustavo Simas |
Elaboração de Projeto de Pesquisa |
30h |
2 |
Coordenadores |
3º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
Nº DE CRÉDITOS |
PROFESSOR |
Trabalho de Conclusão de Curso |
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Orientadores |
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1. André Souza Brito Doutor em História Social (UFF)
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2. Andréa Rizzotto Falcão Doutora em Ciências Sociais (UERJ)
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3. Andreia Maria da Anunciação Gomes Doutora em Ciências (UFRJ)
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4. Etiane Araldi Doutora em Psicologia Social (UERJ)
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5. Edna Maria Silveira Monteiro Mestre em Saúde Coletiva (UFRJ)
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6. Gabriel Pacheco Mello Cunha Mestre em Direito (Universidade de Coimbra)
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7. Gustavo Simas Pereira Doutor em Ciências Ambientais e Florestais
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8. Iranilde de Oliveira Silva Doutora em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (UFRRJ)
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9. Ligia Scarpa Bensadon Mestre em Ciências Sociais (UFRRJ)
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10. Lívia Maria da Costa Silva Doutora em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (UFRJ)
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11. Mariana Spacek Alvim Doutora em Ciências da Saúde (UFU)
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12. Pedro Henrique de A. Silva Doutor em Biologia Marinha (UFF)
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13. Raphaela Reis C. Castro Silva Doutora em Administração (UFSC)
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14. Tauan Nunes Maia Doutor em Estudos do Lazer (UFMG)
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TCCs concluídos:
TCC: Parque a Chacrinha: Um espaço de lazer ou espaço de propagação da educação ambiental? um desafio para o grupamento de defesa ambiental da guarda municipal do Rio de Janeiro
Aluna: Adriana Pereira da Silva
Orientador: Dr. Tauan Nunes Maia
TCC: Grandes Projetos Nacionais que geram conflitos Sociais: Um estudo de caso do projeto de recuperação e drenagem do rio Imboaçu, em São Gonçalo-RJ
Aluna: Adriana Rangel de Souza Silva
Orientadora: Dra. Etiane Araldi
TCC:Estratégias de pertencimento no entorno e limites do parque estadual da serra da tiririca-RJ: um relato de experiência
Aluna: Jacqueline Souza Ribeiro
Orientador: Dr. Pedro Henrique
TCC: Os desafios para popularização da energia fotovoltaica
Aluno: Mateus Diniz Lobo da Costa
Orientador: Dr. Tauan Nunes Maia
TCC: Soluções Baseadas na Natureza aplicadas ao ambiente urbano: Estudo de Caso do Parque Orla Piratininga – Niterói/RJ
Aluna: Nathália Marques Silva
Orientadora: Dra. Lívia Maria Costa
TCC: Impactos da atividade eólica offshore com relação às atividades de pesca sob a perspectiva dos pescadores.
Aluno: Pedro Vilas Boas
Orientadora: Dra. Lívia Maria da Costa Silva
TCCs em desenvolvimento:
Turma 2020:
TCC: Manejo sustentável da bacia hidrográfica do rio Guapi-Macacu
Aluna: Lara Novis Lemos M Pereira
Orientador: Dr. André Britto
TCC: Avaliação de solo na “área verde” do Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Niterói.
Aluna: Ana Larissa Gama Martins Alves
Orientador: Dr. André Brito
TCC: Monitoramento de fauna e os impactos indiretos da implantação de grandes empreendimentos do setor elétrico brasileiro em áreas florestadas
Aluna: Camila Mattedi Miranda
Orientador: Me Gabriel Cunha
TCC: Análise espaço-temporal do crescimento populacional e da adoção de políticas públicas nas bacias do sistema lagunar Itaipu-Piratininga através da análise do índice de qualidade das águas (IQanfs & IQacce).
Aluno: Felipe Cruz
Orientadora: Dra. Andreia Gomes
TCC: Observação de aves como ferramenta da educação ambiental.
Aluna: Nathalia Ferraz Berolatti
Orientadora: Dra. Raphaela Reis
TCC: Implantação de um viveiro didático nas escolas: como explorá-lo?
Aluno: Gabriel Paura
Orientadora: Dra. Andreia Gomes
TCC: A sensibilidade no processo educativo ambiental: um projeto de intervenção em instituição de ensino de nível médio.
Aluna: Maria Beatriz P. Viana
Orientadora: Dra. Mariana Spacek
Turma 2021:
TCC: Análise da gestão de resíduos da Fundação Oswaldo Cruz na Pandemia do Covid-19 no período de 2020-2021.
Aluna: Taillany Rodrigues Portugal
Orientadora: Dra. Livia Maria da Costa Silva
TCC: Impactos do Saneamento Básico na Educação da Região Norte do Brasil.
Aluna: Emillie Sirqueira
Orientadora: Dra. Andreia Gomes
TCC: Potencial de aproveitamento de Águas Pluviais no campus IFRJ Niterói.
Aluno: Diogo Rosas
Orientadora: Dra. Andreia Gomes
TCC: Levantamento das ações de empresas da região do médio Paraíba em relação ao contato com a fauna.
Aluna: Bruna Beatriz Pires
Orientador: Dr. Pedro Henrique de Almeida Silva
TCC: Diagnóstico das legislações sobre plásticos de uso único (sups) no estado do Rio de Janeiro.
Aluno: Arnaldo Mailes Neto
Orientador: Me. Gabriel Cunha
TCC: Educação Ambiental e Educação Popular: A construção do Projeto Eco-Político-Pedagógico da Classe Popular pré-técnica do bairro Centenário, Duque de Caxias-RJ.
Aluno: Alessandro Sebastião Velho Mendes
Orientadora: Dra. Etiane Araldi
TCC: Implantação de um atrativo socioambiental no mangue real – Itaipu – Niterói – RJ.
Aluno: Felipe Silva Lima Queiroz
Orientador: Dr. Tauan Nunes Maia
TCC: Oficina virtual Wall-E: o uso de filmes de animação em projetos de educação ambiental.
Aluna: Fabiana Gama Chimes
Orientadora: Dra. Andrea Falcão
TCC: Unidades de Conservação em Niterói e seu papel na proteção socioambiental
Aluna: Júlia Oliveira de Melo
Orientadora: Dra. Lívia Maria da Costa Silva
TCC: O consumo responsável e a comercialização na pesca artesanal: a economia solidária como ferramenta para a permanência dos pescadores em Maricá.
Aluna: Ingrid Albino Ribeiro
Orientadora: Me Lígia Scarpa Bensadon
TCC: Proposição de um Hub de indicadores ambientais para empresas de pequeno porte, do setor de cuidados pessoais.
Aluna: Luisa Helena de Miranda Lima
Orientadores: Dr. Pedro Henrique de Almeida Silva e Dra. Carla Carvalho da Veiga
TCC: Análise da implantação e da funcionalidade dos projetos padrão FNDE a partir da construção do IFRJ campus Niterói no bairro Sapê.
Aluno: Fernando de Souza Pereira
Orientadora: Dra. Mariana Spacek
TCC: Formas de renda alternativa para os pescadores da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu, Niterói, RJ.
Aluna: Suzana Machado Guimarães
Orientador: Me. Gabriel Cunha
TCC: Protagonista verde: uma perspectiva para a implementação da coleta seletiva.
Aluna: Myra Morena de Freitas Benevides
Orientadora: Me Lígia Scarpa Bensadon
TCC: Avaliação da Utilização dos Resíduos de Microcervejarias Artesanais do Polo Cervejeiro de Niterói/RJ Como Meio Potencial para Geração de Energia, Produção de Fertilizantes e Complementação para Ração Animal.
Aluno: Alex Rodrigues de Andrade
Orientadora: Dra. Lívia Maria da Costa Silva
TCC: Levantamento e caracterização dos impactos ambientais no bairro Colônia Juliano Moreira: Percepções e memórias dos conflitos entre o antigo e o novo.
Aluna: Marcelle Azevêdo Rodrigues de Souza
Orientador: Me. Marcelo Japiassu Ramos