
O curso tem como objetivo contribuir com a formação continuada de profissionais da área de educação, para desenvolver crítica e criativamente o pensamento computacional no estudo, planejamento, assessoria e execução de projetos e metodologias nos processos pedagógicos, em um mundo cada vez mais digital.
Público-alvo: O curso é destinado a profissionais portadores de diploma de curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia), sendo professores, técnicos administrativos ou profissionais interessados em computação e suas aplicações na educação. Profissionais que desejem empreender na área de tecnologias educacionais, seja na implantação, atualização ou criação e inovação de software ou hardware, também fazem parte do público-alvo.
Coordenação: Prof. Dr. Bruno Carlos da Cunha Costa
Vice-coordenação: Prof. Me. Reginaldo Rideaki Kamiya
E-mail da coordenação: infoeduc.csjm@ifrj.edu.br
Secretária(o) da pós-graduação: Rodrigo Luis dos Anjos
E-mail da secretaria: spg.csjm@ifrj.edu.br
Local: Campus São João de Meriti - Rua Vala da Divisa, s/n, Coelho da Rocha, São João de Meriti, CEP: 25.550-110
Telefone: (21)3293-6077
Modalidade: Educação a distância.
O curso será ofertado por meio de Ambiente Virtual de Ensino e de Aprendizagem (AVEA). O AVEA consiste em um sistema informatizado, com ferramentas digitais disponíveis aos participantes em processos colaborativos, proporcionando a organização de conteúdos, acompanhamento de atividades, suporte on-line aos usuários e comunicação entre eles. O IFRJ utiliza como ferramenta de AVEA o sistema Moodle (https://moodle.ifrj.edu.br/). Cada disciplina do curso contemplará material didático a ser acessado pelo AVEA, incluindo sua sistemática de avaliação, segundo os critérios definidos no Regulamento Geral dos Cursos de Pós-graduação lato sensu do IFRJ.
Carga horária: 360 horas
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ.
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
Linha de pesquisa 1: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE Engloba estudos teóricos e práticos sobre as múltiplas relações entre educação, tecnologia e sociedade no mundo contemporâneo, buscando compreender e mapear processos educacionais perpassados por tecnologias digitais. Busca também analisar e problematizar, de forma crítica, as diversas estratégias e implicações das tecnologias em uso no contexto educacional e da cibercultura. |
|
Projetos de pesquisa associados:
|
a) POSSIBILIDADES E PRÁTICAS DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL Investiga o desenvolvimento de competências e habilidades na educação por meio da computação, como foco no uso do pensamento computacional para a resolução de problemas. Busca identificar possibilidades e propor práticas educacionais de uso do pensamento educacional, em especial na educação básica. Práticas de Letramentos, Escola e Mídias Docentes envolvidos: |
b) POSSIBILIDADES E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS Investiga criticamente o uso das diversas tecnologias digitais na educação sob o viés pedagógico, ético, social e tecnopolítico. Busca problematizar questões e propor soluções para o uso das tecnologias nos espaços educacionais presenciais, híbridos ou a distância. Docentes envolvidos: |
|
Linha de pesquisa 2 - INTERFACES, AMBIENTES E RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO Engloba estudos teóricos e práticos sobre as diversas interfaces entre pessoas e artefatos tecnológicos, os ambientes virtuais de produção de conhecimento e os recursos digitais utilizados na educação, buscando compreender suas potencialidades e limites de utilização. Busca também estudos e propostas de soluções sociotecnológicas que contribuam de forma inovadora para os processos educacionais. |
|
Projetos de pesquisa associados: |
c) AMBIENTES VIRTUAIS E INTERFACES DIGITAIS Investiga e explora as diversas interfaces de interação possíveis entre sujeito e objeto no âmbito educacional, perpassadas pela ótica da inclusão no mundo digital. Busca também estudar e propor soluções de software/hardware inovadoras que ofereçam interfaces passíveis de uso em ambientes educacionais presenciais, híbridos ou a distância. Docentes envolvidos: |
d) ABORDAGENS E TENDÊNCIAS INOVADORAS DA COMPUTAÇÃO Investiga as novas tendências e a diversificação dos recursos digitais em uso na educação, como plataformas digitais, gamificação, robótica, Internet das Coisas, movimento maker, interfaces imersivas, dentre outros. Busca acompanhar tais tendências e propor soluções próprias capazes de contribuir positivamente nos processos educacionais. Docentes envolvidos: |
1º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
Nº CRÉDITOS |
PROFESSOR |
Computação e Pensamento Computacional |
30h |
02 |
Bruno Carlos da Cunha Costa Eluã Ramos Coutinho |
Educação e Ambientes Virtuais |
30h |
02 |
Patrícia Grasel da Silva Paulo Emílio Paes Rodrigues |
Ensino e Aprendizagem na Cultura Digital |
30h |
02 |
Vivian Martins Lopes Torres Loise Tarouquela Medeiros |
Interfaces Imersivas na Educação |
30h |
02 |
Caio Henriques Sica Lamas Edival Ponciano de Carvalho Filho |
Metodologia de Pesquisa em Educação |
30h |
02 |
Albertina Maria Batista de Sousa da Silva Rony Pereira Leal |
Produção de Conteúdos Educacionais |
30h |
02 |
Paulo Emílio Paes Rodrigues Gilvan de Oliveira Vilarim |
Carga Horária Total do Semestre: 180h
2º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
Nº CRÉDITOS |
PROFESSOR |
Abordagens e Tendências em Computação e Ensino |
30h |
02 |
Edival Ponciano de Carvalho Filho Paulo Emílio Paes Rodrigues |
Elaboração de Projeto |
30h |
02 |
Coordenação de Curso Orientadores |
Ética e Direito Digital |
30h |
02 |
João Emilio de Assis Reis Fabiano Martins Carvalho dos Santos |
Inclusão Digital, Acessibilidade na Web e Tecnologias Assistivas |
30h |
02 |
Leonardo Luís da Silva Nardi Roni Costa Ferreira |
Recursos Digitais na Educação |
30h |
02 |
Roni Costa Ferreira Gilvan de Oliveira Vilarim |
Tecnologia, Educação e Sociedade |
30h |
02 |
Gilvan de Oliveira Vilarim Vivian Martins Lopes Torres |
Carga Horária Total do Semestre: 180h
3º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
Nº CRÉDITOS |
PROFESSOR |
Trabalho de Conclusão do Curso I |
Não há |
Sem créditos |
Orientadores |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 360H
TOTAL DE CRÉDITOS: 24
|
1. Albertina Maria Batista de Sousa da Silva Doutorado em Educação Matemática (PUC-SP) |
|
2. Bruno Carlos da Cunha Costa Doutorado em Informática (UFRJ) |
|
3. Edival Ponciano de Carvalho Filho Doutorado em Engenharia de Sistemas de Computação (UFRJ)
|
|
4. Fabiano Martins Carvalho dos Santos Mestrando em Desenvolvimento Local (UNISUAM) |
|
5. Gilvan de Oliveira Vilarim Doutorado em Serviço Social (UFRJ |
|
6. João Emilio de Assis Reis Doutorado em Direito (PUC/SP) |
|
7. Loise Tarouquela Medeiros Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (UNICSUL) Contato: loise.medeiros@ifrj.edu.br |
|
8. Maria Gabriella Mayworm de Castro Doutoranda em Linguística Aplicada (UFRJ) Contato: maria.mayworm@ifrj.edu.br |
|
9. Paulo Emílio Paes Rodrigues Doutor em Engenharia de Produção (UFRJ) |
10. Reginaldo Rideaki Kamiya Mestre em Ciências da Computação (USP) |
|
|
11. Rodney Cezar de Albuquerque Doutor em Informática na Educação (UFRGS) |
|
12. Roni Costa Ferreira Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas (CEFET-RJ)
|
|
13. Rony Pereira Leal Doutor em Educação (UFRJ) Contato: rony.leal@ifrj.edu.br |
|
14. Vivian Martins Lopes Torres Doutor em Educação (UERJ) |
Aula Magna 2022 - Cenário e Perspectivas sobre o Ensino de Computação na Educação Básica do Brasil – Profª Márcia Kniphoff (UNISC) - https://www.youtube.com/watch?v=lhyMl3n9jsg
Aula Magna 2021 – Estratégias pedagógicas usando tecnologia – Profª Liane Tarouco (UFRGS) - https://www.youtube.com/watch?v=gZWPn7lPb_M
Palestra SNCT 2021 - Quando os bits e as crianças se juntam – Profª Rozelma Soares França (UFRPE) - https://www.youtube.com/watch?v=l8PJQ_c3JlE
Norma de credenciamento e descredenciamento de docentes
Norma para elaboração de trabalhos de conclusão de curso
Manual de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos do IFRJ - https://portal.ifrj.edu.br/publicado-manual-apresentacao-trabalhos-academicos-ifrj
NSCRIÇÃO DE PROFESSORES DO IFRJ INTERESSADOS PARA CREDENCIAMENTO DOCENTE Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSek9aD9ni4DrHYnlA8XdqqwfBmqhL00K8BznrQNPlK9a36Wkg/viewform
Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao