
O curso de pós-graduação lato sensu Interdisciplinar em Ensino de Línguas busca proporcionar a especialização e o aperfeiçoamento de docentes e demais profissionais da educação na elaboração, planejamento, execução e avaliação de projetos e metodologias voltadas para o ensino de línguas, visando ao desenvolvimento de práticas inovadoras e inclusivas nas instituições de ensino da cidade de Niterói e adjacências.
Público-alvo: Professores de ensino fundamental, médio, técnico e superior, outros profissionais da educação (pedagogos, gestores, assistentes sociais etc.) e egressos de cursos de licenciatura, que desejem aprimorar seu conhecimento e prática voltados para o ensino de línguas e linguagens.
Coordenação do curso: Profª Vanessa Moreno Mota
Vice-coordenação: Felipe Diogo de Oliveira
E-mail da coordenação do curso: ensinodelinguas.cnit@ifrj.edu.br
Secretária(o) da pós-graduação: Keila Pirovani da Silva Freitas
E-mail da secretaria do curso: sa.cnit@ifrj.edu.br
Local: Campus Niterói - Estrada Washington Luís 1596 - Sapê, Niterói - RJ, 24310-000.
Telefone da secretaria de pós-graduação:
Modalidade: Híbrida (presencial com parte da carga horária a distância), ou seja, com uma parte de sua carga horária a ser cumprida através de encontros presenciais e outra parte através de encontros e atividades remotas síncronas e/ou assíncronas.
- Carga horária presencial: 180 horas
- Carga horária a distância: 180 horas
Horário do curso: As aulas presenciais acontecerão aos sábados nos turnos matutino (das 8 h às 12:30 h) e vespertino (das 13:30 h às 18 h)
Carga horária do curso: 360 horas
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
O Curso de Pós-graduação Interdisciplinar em Ensino de Línguas será ofertado anualmente por meio de edital aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e PósGraduação (PROPPI) e pela Diretoria de Concurso e Processo Seletivo (DCPS) do IFRJ.
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
Linha de pesquisa 1: Ensino de línguas: estratégias, metodologias e materiais didáticos Esta linha de pesquisa tem como objetivo promover reflexões acerca do ensino de línguas em contextos específicos, propondo novas estratégias docentes para aplicação em sala de aula. Além disso, pretende-se realizar investigações acerca da elaboração, uso e avaliação de materiais didáticos para o ensino de idiomas, relacionando-os a estratégias de ensino.
|
|
Projetos de pesquisa associados:
|
1. Novas tecnologias no ensino de línguas Este projeto tem como objetivo problematizar o uso de novas tecnologias no ensino e aprendizagem de línguas, desenvolvendo pesquisas voltadas à investigação de práticas pedagógicas em torno das TIDCS, contribuindo para promover a autonomia docente e discente. Docentes envolvidos:
|
2. (Multi)letramentos e ensino crítico de línguas Este projeto visa investigar práticas de (multi)letramentos no ensino de línguas, considerando tanto as metodologias como os recursos didáticos empregados, através de pesquisas que contemplem as diferentes dimensões do texto (social, cognitiva e linguística) e compreendam a sala de aula como espaço de transformação social, promovendo a formação crítica e cidadã dos indivíduos. Docentes envolvidos:
|
|
Linha de pesquisa 2 - Ensino das Literaturas na contemporaneidade Esta linha de pesquisa almeja abordar as relações entre Literatura e Educação, por meio de discussões e análises tanto do universo literário, quanto da Teoria da Literatura. Assim sendo, busca-se propor (re)elaborações metodológicas e estratégias de ensino, com o objetivo de auxiliar a prática docente e discente em direção a uma Educação Literária.
|
|
Projetos de pesquisa associados: |
3. Letramento literário crítico e práticas Interdisciplinares Este projeto propõe a articulação entre literatura, teoria literária e formação leitora, partindo-se do pressuposto de que a educação literária se constrói na confluência entre os textos literários, os estudos da linguagem, as discussões acerca do ensino e as inter-relações sociais Docentes envolvidos:
|
Linha de pesquisa 3 - Sociedade, cultura e novas linguagens Esta linha de pesquisa é voltada para o estudo de práticas, expressões e processos culturais contemporâneos, especialmente aqueles marcados por novas formas de linguagem. Busca conjugar o ensino de línguas às discussões contemporâneas em educação, abrindo espaço para o desenvolvimento de pesquisas que abordem temas sociais relevantes, como identidade, diversidade, direitos humanos, manifestações culturais, entre outros.
|
|
Projetos de pesquisa associados: |
4. Práticas culturais contemporâneas e novas linguagens Este projeto tem como objetivos identificar, mapear, analisar e discutir criticamente a relação entre práticas culturais contemporâneas e novas linguagens, bem como sua presença tanto em espaços de educação formal como não-formal. Docentes envolvidos: Andrea Rizzotto Falcão
|
5. Linguagem e subjetividade Este projeto busca refletir sobre o potencial expressivo das linguagens, o papel das práticas pedagógicas nos ambientes de ensino-aprendizagem e como essas contribuem e atuam na formação da nossa subjetividade, considerando a linguagem como dimensão fundamental da estruturação das identidades e da diversidade social Docentes envolvidos:
|
1º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA |
CARGA HORÁRIA DISTÂNCIA |
PROFESSOR (A) |
Histórias de vida e saberes docentes |
15h |
15h |
Keila Pirovani da Silva |
Teorias do texto, da leitura e da linguagem e suas práticas no ensino |
15h |
15h |
Carmen Elena das Chagas |
Letramento crítico no ensino de línguas |
15h |
15h |
Heloise Vasconcellos Gomes Thompson |
Ensino de línguas estrangeiras: panorama, desafios e propostas |
15h |
15h |
Adriana Mesquita Rigueira |
Linguagens e cultura em sala de aula |
15h |
15h |
Fernanda Deborah Barbosa Lima |
Metodologias de pesquisa |
15h |
15h |
Marcus Vinicius Brotto de Almeida |
2º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA |
CARGA HORÁRIA DISTÂNCIA |
PROFESSOR (A) |
Novas tecnologias no ensino de línguas |
15h |
15h |
Luciana de Freitas Bernardo |
Materiais didáticos e ensino de línguas |
15h |
15h |
Felipe Diogo de Oliveira |
Práticas literárias de formação leitora |
15h |
15h |
Clauber Ribeiro Cruz |
Recursos audiovisuais aplicados à educação |
15h |
15h |
Andréa Rizzotto Falcão |
Seminário de Pesquisa |
15h |
15h |
Andrea Rizzotto Falcão |
Tópicos Especiais |
15h |
15h |
Carlos Hilton Cruz Carvalho |
3º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA |
CARGA HORÁRIA DISTÂNCIA |
PROFESSOR(A)
|
TCC I |
|
|
Orientador/a |
|
1. Adriana Mesquita Rigueira Doutorado em Estudos da Linguagem (PUCRio) |
|
2. Andrea Rizzotto Falcão Doutorado em Ciências Sociais (UERJ) |
|
3. Carlos Hilton Cruz Carvalho Doutorado em Estudos da Linguagem (UFF) |
|
4. Carmen Elena das Chagas Doutorado em Estudos da Linguagem (UFF) |
|
5. Felipe Diogo de Oliveira Doutorado em Linguística (UFRJ) |
|
6. Fernanda Deborah Barbosa Lima Mestrado em Antropologia (UFF)) |
|
7. Heloise Vasconcellos Gomes Thompson Doutorado em Letras Vernáculas com especialidade em Língua Portuguesa (UFRJ) |
|
8. Keila Pirovani da Silva Mestrado em Políticas Sociais (UENF) |
|
9. Luciana de Freitas Bernardo Mestrado em Estudos da Linguagem (UFRN) |
|
10. Marcus Vinicius Brotto de Almeida Doutorado em Letras Vernáculas com especialidade em Língua Portuguesa (UFRJ) |
|
11. Milla Benicio Ribeiro de Almeida Câmara Doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ) |
|
12. Suelen Gonçalves Vasconcelos Mestrado em Letras - Estudos Literários (UFF) |
13. Thiago Correa Lacerda Doutorado em Física |
|
14. Fatima Helena Martins de Oliveira Mestranda em Diversidade e Inclusão pelo CMPDI - UFF |
Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao