Logo IFRJ

Interdisciplinar em Ensino de Línguas - Campus Niterói (Híbrido)

Informações Gerais: 

O curso de pós-graduação lato sensu Interdisciplinar em Ensino de Línguas busca proporcionar a especialização e o aperfeiçoamento de docentes e demais profissionais da educação na elaboração, planejamento, execução e avaliação de projetos e metodologias voltadas para o ensino de línguas, visando ao desenvolvimento de práticas inovadoras e inclusivas nas instituições de ensino da cidade de Niterói e adjacências.

Público-alvo: Professores de ensino fundamental, médio, técnico e superior, outros profissionais da educação (pedagogos, gestores, assistentes sociais etc.) e egressos de cursos de licenciatura, que desejem aprimorar seu conhecimento e prática voltados para o ensino de línguas e linguagens.

Coordenação do curso: Profª Vanessa Moreno Mota

Vice-coordenação: 

E-mail da coordenação do curso: ensinodelinguas.cnit@ifrj.edu.br

Secretária(o) da pós-graduação: Keila Pirovani da Silva Freitas

E-mail da secretaria do curso:  sa.cnit@ifrj.edu.br

Local: Campus Niterói - Estrada Washington Luís 1596 - Sapê, Niterói - RJ, 24310-000.

Telefone da secretaria de pós-graduação: 

Modalidade: Híbrida (presencial com parte da carga horária a distância), ou seja, com uma parte de sua carga horária a ser cumprida através de encontros presenciais e outra parte através de encontros e atividades remotas síncronas e/ou assíncronas. 

  • Carga horária presencial: 180 horas
  • Carga horária a distância: 180 horas

Horário do curso:  As aulas presenciais acontecerão aos sábados nos turnos matutino (das 8 h às 12:30 h) e vespertino (das 13:30 h às 18 h)

Carga horária do curso: 360 horas

Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

Resolução ConSup nº 88/2022 - Aprova, ad referendum,  o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Especialização Interdisciplinar em Ensino de Línguas em oferta híbrida - campus Niterói

Processo Seletivo: 

O Curso de Pós-graduação Interdisciplinar em Ensino de Línguas será ofertado anualmente por meio de edital aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e PósGraduação (PROPPI) e pela Diretoria de Concurso e Processo Seletivo (DCPS) do IFRJ.

Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu

 

Linhas de Projetos: 

 

Linha de pesquisa 1: Ensino de línguas: estratégias, metodologias e materiais didáticos

Esta linha de pesquisa tem como objetivo promover reflexões acerca do ensino de línguas em contextos específicos, propondo novas estratégias docentes para aplicação em sala de aula. Além disso, pretende-se realizar investigações acerca da elaboração, uso e avaliação de materiais didáticos para o ensino de idiomas, relacionando-os a estratégias de ensino. 

 

Projetos de pesquisa associados:

 

1. Novas tecnologias no ensino de línguas

Este projeto tem como objetivo problematizar o uso de novas tecnologias no ensino e aprendizagem de línguas, desenvolvendo pesquisas voltadas à investigação de práticas pedagógicas em torno das TIDCS, contribuindo para promover a autonomia docente e discente. 

Docentes envolvidos:
Felipe Diogo de Oliveira
Luciana de Freitas Bernardo
Vanessa Moreno Mota

 

2. (Multi)letramentos e ensino crítico de línguas

Este projeto visa investigar práticas de (multi)letramentos no ensino de línguas, considerando tanto as metodologias como os recursos didáticos empregados, através de pesquisas que contemplem as diferentes dimensões do texto (social, cognitiva e linguística) e compreendam a sala de aula como espaço de transformação social, promovendo a formação crítica e cidadã dos indivíduos.

Docentes envolvidos:
Adriana Mesquita Rigueira
Carmen Elena das Chagas
Heloise Vasconcellos Gomes Thompson
Marcus Vinicius Brotto de Almeida

 

 

Linha de pesquisa 2 - Ensino das Literaturas na contemporaneidade

Esta linha de pesquisa almeja abordar as relações entre Literatura e Educação, por meio de discussões e análises tanto do universo literário, quanto da Teoria da Literatura. Assim sendo, busca-se propor (re)elaborações metodológicas e estratégias de ensino, com o objetivo de auxiliar a prática docente e discente em direção a uma Educação Literária.  

 

Projetos de pesquisa associados:

3. Letramento literário crítico e práticas Interdisciplinares

Este projeto propõe a articulação entre literatura, teoria literária e formação leitora, partindo-se do pressuposto de que a educação literária se constrói na confluência entre os textos literários, os estudos da linguagem, as discussões acerca do ensino e as inter-relações sociais 

Docentes envolvidos:
Clauber Ribeiro Cruz
Suelen Gonçalves Vasconcelos

 

 

Linha de pesquisa 3 - Sociedade, cultura e novas linguagens

Esta linha de pesquisa é voltada para o estudo de práticas, expressões e processos culturais contemporâneos, especialmente aqueles marcados por novas formas de linguagem. Busca conjugar o ensino de línguas às discussões contemporâneas em educação, abrindo espaço para o desenvolvimento de pesquisas que abordem temas sociais relevantes, como identidade, diversidade, direitos humanos, manifestações culturais, entre outros. 

 

Projetos de pesquisa associados:

4. Práticas culturais contemporâneas e novas linguagens

 Este projeto tem como objetivos identificar, mapear, analisar e discutir criticamente a relação entre práticas culturais contemporâneas e novas linguagens, bem como sua presença tanto em espaços de educação formal como não-formal.

Docentes envolvidos:

Andrea Rizzotto Falcão
Fernanda Deborah Barbosa Lima

 

5. Linguagem e subjetividade

Este projeto busca refletir sobre o potencial expressivo das linguagens, o papel das práticas pedagógicas nos ambientes de ensino-aprendizagem e como essas contribuem e atuam na formação da nossa subjetividade, considerando a linguagem como dimensão fundamental da estruturação das identidades e da diversidade social

Docentes envolvidos:
Carlos Hilton Cruz Carvalho
Keila Pirovani da Silva
Marcelo Japiassu Ramos
Milla Benicio Ribeiro de Almeida Câmara

 

 

Disciplinas: 

1º SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA 
HORÁRIA PRESENCIAL

CARGA HORÁRIA DISTÂNCIA

PROFESSOR (A)

Histórias de vida e saberes docentes

15h

15h

Keila Pirovani da Silva

Teorias do texto, da leitura e da linguagem e suas práticas no ensino

15h

15h

Carmen Elena das Chagas

Letramento crítico no ensino de línguas

15h

15h

Heloise Vasconcellos Gomes Thompson

Ensino de línguas estrangeiras: panorama, desafios e propostas

15h

15h

Adriana Mesquita Rigueira

Linguagens e cultura em sala de aula

15h

15h

Fernanda Deborah Barbosa Lima

Metodologias de pesquisa  

15h

15h

Marcus Vinicius Brotto de Almeida

 

2º SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA
HORÁRIA PRESENCIAL

CARGA HORÁRIA DISTÂNCIA

PROFESSOR (A)

Novas tecnologias no ensino de línguas

15h

15h

Luciana de Freitas Bernardo
Vanessa Moreno Mota

Materiais didáticos e ensino de línguas

15h

15h

Felipe Diogo de Oliveira

Práticas literárias de formação leitora

15h

15h

Clauber Ribeiro Cruz 
Suelen Gonçalves Vasconcelos

Recursos audiovisuais aplicados à educação

15h

15h

Andréa Rizzotto Falcão

Seminário de Pesquisa

15h

15h

Andrea Rizzotto Falcão
Heloise Vasconcellos Gomes Thompson
Vanessa Moreno Mota

Tópicos Especiais

15h

15h

Carlos Hilton Cruz Carvalho
Marcelo Japiassú Ramos
Milla Benício Ribeiro de Almeida Câmara

 

3º SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA 
HORÁRIA PRESENCIAL

CARGA HORÁRIA DISTÂNCIA

PROFESSOR(A)

 

TCC I

 

 

Orientador/a

 

Corpo Docente: 

 

1. Adriana Mesquita Rigueira

Doutorado em Estudos da Linguagem (PUCRio)
Linha de Atuação: Linha 1 (Projeto 2)
Contato: adriana.rigueira@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9177130653592080
 

 

2. Andrea Rizzotto Falcão

Doutorado em Ciências Sociais (UERJ)
Linha de Atuação: Linha 3 (Projeto 4)
Contato: andrea.falcao@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4234100165147244
 

 

3. Carlos Hilton Cruz Carvalho

Doutorado em Estudos da Linguagem (UFF)
Linha de Atuação: Linha 3 (Projeto 5)
Contato: carlos.carvalho@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2048878924609258
 

 

4. Carmen Elena das Chagas

Doutorado em Estudos da Linguagem (UFF)
Linha de Atuação: Linha 1 (Projeto 2)
Contato: carmen.chagas@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0747525500209301
 

 

5. Clauber Ribeiro Cruz

Doutorado em Letras com especialidade na área dos Estudos Literários (UNESP)
Linha de Atuação: Linha 2 (Projeto 3)
Contato: clauber.cruz@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2309941498437799
 

 

6. Felipe Diogo de Oliveira

Doutorado em Linguística (UFRJ)
Linha de Atuação: Linha 1 (Projeto 2)
Contato: felipe.diogo@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1932490534082325
 

 

7. Fernanda Deborah Barbosa Lima

Mestrado em Antropologia (UFF))
Linha de Atuação: Linha 3 (Projeto 4)
Contato: fernanda.barbosa@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5731044711306516
 

 

8. Heloise Vasconcellos Gomes Thompson

Doutorado em Letras Vernáculas com especialidade em Língua Portuguesa (UFRJ)
Linha de Atuação: Linha 1 (Projeto 2)
Contato: heloise.thompson@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4715584717649606