O curso tem como objetivo possibilitar a especialização de professores para o planejamento, implementação e execução de processos e projetos de ensino em diferentes práticas de letramento na escola.
Público-alvo: Profissionais graduados em diversas áreas que atuam ou tenham interesse em atuar na Educação Básica
Coordenação do curso: Profª Rony Pereira Leal
Vice-coordenação:
E-mail da coordenação: coordpgpl.csjm@ifrj.edu.br
Secretária(o) da pós-graduação:
E-mail da secretaria do curso:
Local: Campus São João de Meriti - Rua Vala da Divisa, s/n, Coelho da Rocha, São João de Meriti, CEP: 25.550-110
Telefone:
Horário do curso: Sábado – das 8h às 18h.
Carga horária: 360 horas
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
Versões anteriores
O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ.
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
Linha de pesquisa 1 - PRÁTICAS DE LETRAMENTO E EDUCAÇÃO Esta linha de pesquisa engloba investigações que abordem perspectivas macro e micro nos estudos de práticas de letramento na escola, incorporando discussões sobre o lugar da escola na sociedade, o papel da educação na construção de cidadãos críticos e a relação entre a escola e a sociedade hipermidiática, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. |
|
Projetos de pesquisa associados:
|
a) Práticas de Letramentos, Escola e Mídias Estuda questões relacionadas ao papel da educação no desenvolvimento de práticas de letramento escolares na atualidade e à formação crítica do educando para vida numa sociedade hipermidiática, no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Investiga também as abordagens e os reflexos dessas temáticas nas diversas disciplinas do currículo escolar e nos discursos da escola, dos documentos oficiais orientadores do ensino-aprendizagem e em livros e materiais didáticos. Professores afiliados: Luiz Alberto Chaves Junior, Dione Sousa Albuquerque de Lima, Daysi Lúcidi Gomes e Isaque de Souza Rodrigues.
|
|
b) Práticas Discursivas e Letramentos Plurais Envolve estudos teóricos e empíricos que investiguem processos de construção de diferentes facetas identitárias – como raça, classe social, gênero, sexualidade e idade – e sua relação com práticas de letramento em contextos formais de ensino-aprendizagem (sobretudo na Educação Básica, na Educação de Jovens e Adultos – EJA e na Educação Profissional e Tecnológica - EPT). Desse modo, é também objetivo desta linha de pesquisa compreender o lugar de discursos alternativos sobre diferentes formas de vida no mundo social e o papel da escola em construir práticas educativas mais inclusivas. Professores afiliados: Luiz Alberto Chaves Junior, Tânia Maria Almenara da Silva, Maria Aparecida Gomes Ferreira e Alberto Alvadia Filho. |
Linha de pesquisa 2 - PRÁTICAS DE LETRAMENTOS EM LÍNGUAS/LITERATURAS, NAS CIÊNCIAS E NA MATEMÁTICA Esta linha de pesquisa abrange reflexões teórico-críticas sobre práticas de letramento no processo de ensino-aprendizagem de línguas, literaturas, ciências e matemática no contexto da educação básica escolar, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. |
|
Projetos de pesquisa associados:
|
a) Práticas de Letramentos em Línguas e Literaturas Estuda o papel de práticas de ensino-e-aprendizagem de línguas e literaturas sob a perspectiva dos Estudos dos Letramentos nos mais diversos níveis e modalidades de ensino. Compreende também estudos sobre práticas de letramento múltiplos que visem à construção do educando enquanto agente crítico do mundo hipermidiático. Envolve pesquisas que se voltam para a investigação de práticas em sala de aula, bem como de documentos orientadores do ensino-aprendizagem, currículos, materiais e livros didáticos. Professores afiliados: Marcel Alvaro de Amorim, Anne Katheryne Estebe Maggessy e Maria Aparecida Gomes Ferreira. |
|
b) Práticas de Letramento em Ciências e Matemática Envolve estudos de práticas de letramento nas áreas de Ciências e Matemática, englobando o papel dos saberes científicos, matemáticos, lógicos e estatísticos no processo de construção de um educando crítico para o mundo contemporâneo. Analisa ainda os discursos oficiais sobre ensino de Ciências e Matemática na educação básica, com o objetivo de se pensar novas práticas para o ensino-e-aprendizagem dessas disciplinas, bem como a análise e produção de material didático para uso em contextos formais e/ou digitais da educação básica. Professores afiliados: Isaque de Souza Rodrigues, Loise Tarouquela Medeiros e Dione Sousa Albuquerque de Lima. |
PRIMEIRO SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
Nº DE CRÉDITOS |
PROFESSOR |
Práticas de Letramento e a Escola |
30h |
2 |
Luiz Alberto Chaves Junior |
Letramentos plurais: gênero, sexualidade e raça |
30h |
2 |
Maria Aparecida Gomes Ferreira |
Práticas de Letramento Midiático |
30h |
2 |
Patrícia Grasel da Silva |
Práticas de Letramento em Linguagem |
30h |
2 |
Marcel Alvaro de Amorim |
Práticas de Letramento Matemático |
30h |
2 |
Loise Tarouquela Medeiros |
Metodologia de Pesquisa em Educação |
30h |
2 |
Daysi Lúcidi Gomes Farias |
Carga horária total do semestre: 180 horas.
SEGUNDO SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
Nº DE CRÉDITOS |
PROFESSOR |
(Multi)Letramentos e Material Didático |
30 h |
2 |
Maria Gabriella Mayworm Castro |
Práticas de Letramento Científico |
30h |
2 |
Roni Costa Ferreira |
Práticas de Letramento Literário |
30h |
2 |
Marcel Alvaro de Amorim |
Práticas de Letramento na EJA |
30h |
2 |
Rony Pereira Leal |
Práticas de Letramento na EPT |
30h |
2 |
Alberto Alvadia Filho |
Elaboração de Projeto |
30h |
2 |
Luana Luna Teixeira |
Carga horária total do semestre: 180 horas.
TERCEIRO SEMESTRE
TCC I |
Não há |
Sem crédito |
Orientador do aluno |
|
1. Alberto Alvadia Filho Doutorando em Ciências Sociais (UERJ) |
|
|
2. Daysi Lúcidi Gomes de Farias Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Educação (CEFET-Rio) |
|
|
3. Loise Tarouquela Medeiros Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (UNICSUL) |
|
|
4. Luiz Alberto Chaves Junior Mestre em Educação (UNIRIO) |
|
|
5. Luana Luna Teixeira Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ) |
|
|
6. Marcel Alvaro de Amorim Doutor em Linguística Aplicada (UFRJ) |
|
|
7. Maria Gabriella Mayworm de Castro Doutoranda em Linguística Aplicada (UFRJ) |
|
|
8. Maria Aparecida Gomes Ferreira Doutora em Linguística Aplicada (UFRJ) |
|
|
9. Patrícia Grasel da Silva Doutora em Informática na Educação (UFRGS) |
|
|
10. Roni Costa Ferreira Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação (CEFET/RJ) |
|
|
11. Rony Pereira Leal Doutor em Educação (UFRJ) |
2020
TCC: O BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE LETRAMENTO MIDIÁTICO
Autor(a): Carolina de Almeida Santana
Orientador(a): Profª Drª Patrícia Grasel
TCC: LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA SME/RJ: análise do material didático e reflexões
Autor(a): Érika da Silva Pereira
Orientador(a): Prof. Me. Isaque de Souza Rodrigues
TCC: LEITURA E LETRAMENTOS NO MATERIAL DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DOS EXERCÍCIOS DA APOSTILA ELEVA
Autor(a): Filipe Costa Pinheiro
Orientador(a): Prof. Dr. Marcel Alvaro de Amorim
TCC: PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autor(a): Rafaela Alves Luzia da Silva
Orientador(a): Prof. Me Roni Costa Ferreira
TCC: NAS ENTRELINHAS DA HISTÓRIA, “CONTA PRA MIM?” ANÁLISE DOCUMENTAL DE UM PROGRAMA DE LITERACIA FAMILIAR
Autor(a): Sandra Batista Erdy de Souza
Orientador(a): Prof. Me Luiz Alberto Chaves Júnior
TCC: O Jogo e o Letramento Matemático: Multiplicação por meio da Resolução de Problemas na Educação de Surdos
Autor(a): Thaísa Cláudia de Oliveira Eugênio Rosa
Orientador(a): Profª. Me. Loise Tarouquela Medeiros
TCC: SLAM DAS MINAS: LETRAMENTO DE REEXISTÊNCIA NO ENSINO DE LITERATURA NA EJA
Autor(a): Thaynar Christian Pinheiro Coelho Peixoto
Orientador(a): Profª. Me Maria Gabriela Mayworm de Castro
TCC: A LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LE: USANDO FANFICTION NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOB A ÓTICA DO LETRAMENTO
Autor(a): Walquíria Rodrigues Pereira
Orientador(a): Prof. Dr. Marcel Alvaro de Amorim
Regulamento de credenciamento e descredenciamento de docentes
Manual de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos do IFRJ - https://portal.ifrj.edu.br/publicado-manual-apresentacao-trabalhos-academicos-ifrj
Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao